x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
  • #1
    Usuário
    Entrada
    30/04/2016
    Local
    brodowski/SP
    Idade
    27
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Post Retifica Motor Ranger 2.8 Hs




    Olá amigos do forum , tenho uma duvida , estou fazendo retifica do motor da minha ranger que fundio a parte de baixo do motor por conta de ter baixado oleo e o antigo dono não me avisou que baixava oleo , queria saber a opinião geral sobre o motor , se alguém teve experiencia depois da retifica , se vai prestar , quais as precauções que devo ter com o motor .... obrigado a todos ....

  • #2
    Usuário
    Entrada
    11/10/2014
    Local
    Castro/PR
    Idade
    43
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Bom dia, amigo! Na minha, que também é 2.8, tive de fazer o motor mas fiz em retífica que utiliza equipamento à lazer (Retífica Retimaq). O maior problema do motor 2.8 Power Stroke é o cabeçote; dependendo do estado dele, é melhor comprar um novo mas procure em revenda da MWM que às vezes sai mais barato porque o cabeçote vem completo com válvulas e juntas. Na minha cidade, queriam vender só o cabeçote pelado R$ 1.000,00 mais caro. Feito com retífica de qualidade, fica muito bom. Tem que trocar TODOS os parafusos do motor (utiliza-se torque angular neles) e aproveite para trocar TODOS os selos do motor. Uma peça que é bem frágil é o tubo de lubrificação da turbina, você consegue um preço bem em conta no Memorial de Peças Ford (site de peças para a linha Ford). Cuidados com o motor, os de sempre: trocar óleo e filtro de óleo no tempo correto, abastecer sempre com diesel de qualidade, verificar presença de água no filtro e retirar conforme orientação do manual do motor. No resto, normalmente não incomoda.
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário
    Entrada
    11/10/2014
    Local
    Castro/PR
    Idade
    43
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Ah, e verifique sempre o acoplamento viscoso da ventoinha. Eu também coloco militec no óleo do motor e no óleo da direção hidráulica.
    4X4 Brasil

  • #4
    Usuário
    Entrada
    17/08/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    183
    Agradecimentos: 3
    Ei, pulando dentro do assunto...

    Como eu verifico esse acoplamento viscoso da ventoínha? A idéia é a ventoínha "desacoplar" quando o carro tiver frio, então com o carro frio eu preciso conseguir rodar ela sem dificuldade (sem ela tentar girar o conjunto todo do motor) certo?

    E esse acoplamento viscoso, ele não tem nenhum reservatório de óleo pra completar, certo? A verificação então se limita em saber se ele está ficando solto com carro frio e "gruda" gradativamente à medida que o carro aquece. Certo?

    E quanto a "usar oleo diesel de qualidade" eu gostaria de adicionar que usar óleo diesel de qualidade não significa botar S10, não (que é bem mais caro!), mas um bom S50 é o que o motor foi projetado pra funcionar e usar S10 não implica nenhuma perda de vida útil do motor! (isso é o que eu sei até agora e eu posso estar contrário à opinião de muitos, gostaria de ouvi-las se for o caso, de preferência com referências a alguma coisa que confirme a melhora do S10 em relação ao S50!)

    Aqui em BH eu sempre vou no posto que tem diesel S50 abastecer. É mais longe, mas no fim das contas um tanque cheio paga a ida pro posto umas boas vezes -- e ainda passeio um pouco! rsrs

    Sim, consegui achar um posto com S50 aqui dentro de BH, não é na "rodagem" na Fernão Dias nem na 040 não. rsrs.
    A minha graúda
    Ranger XLT4x42004/20052.8 PowerStroke + TGV (tudo colorido!)

  • #5
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Se puder dar os meus dois centavos de contribuição...

    Como eu verifico esse acoplamento viscoso da ventoínha? A idéia é a ventoínha "desacoplar" quando o carro tiver frio, então com o carro frio eu preciso conseguir rodar ela sem dificuldade (sem ela tentar girar o conjunto todo do motor) certo?

    Certo, contudo, qual será o seus parâmetros de comparação? Eu mesmo fiz este teste na minha e digo, como não tinha parâmetros para mim estava boa, mas na verdade estava uma m....só, o melhor é algum profissional que tenha realizado esse tipo de atividades algumas vezes, assim, corre menos risco.

    E esse acoplamento viscoso, ele não tem nenhum reservatório de óleo pra completar, certo? A verificação então se limita em saber se ele está ficando solto com carro frio e "gruda" gradativamente à medida que o carro aquece. Certo?

    Dentro da carcaça da embreagem viscosa há um reservatório de gel de silicone, para você "trocar" o gel é necessário desmonta-la e completar com gel de silicone, a resistência do gel é medida em "cst" (que alguns chamam de viscosidade) na minha indicam 7.000cst esse gel é adquirido em casas de aeromodelismo, mas, a questão toda é a seguinte: Você abre e remove todo o gel com algum solvente, depois, remove todo o solvente e completa com o gel de silicone, mas, se houver vazamento por exemplo? Outra questão não sei a sua, mas a minha tem uma serpentina na frente da embreagem (uma molinha) que faz a transferência do calor para as galerias onde corre o gel, se esta estiver danificada sua hélice funcionará com baixa performance também.


    E quanto a "usar óleo diesel de qualidade" eu gostaria de adicionar que usar óleo diesel de qualidade não significa botar S10, não (que é bem mais caro!), mas um bom S50 é o que o motor foi projetado pra funcionar e usar S10 não implica nenhuma perda de vida útil do motor! (isso é o que eu sei até agora e eu posso estar contrário à opinião de muitos, gostaria de ouvi-las se for o caso, de preferência com referências a alguma coisa que confirme a melhora do S10 em relação ao S50!)

    O S10 não é melhor ou pior que o S50, a questão são suas características, a minha por exemplo pode beber os dois, no S10 ela consome menos e polui bem menos, mas, sei que ele tem baixo poder de lubrificação para a minha bomba rotativa analógica, contudo, poderia usa-lo e colocar um pouco de óleo de motor no tanque (6%) estaria tudo ok, mas, eu só encontro S10 em postos onde a rotatividade do combustível é muito baixa, onde só vejo uma ou outra pick up de shopping abastecendo o que me sugere um produto que fica muito tempo parado, e sabemos que diesel independente de S10, S50 ou S500 cria bactérias e por sua vez acumula água, então, como moro perto de uma rodovia e tem um bom posto de gasolina, de bandeira renomada, com muitoooos caminhões entrando e saindo a cada 30 segundos eu principalmente conheço o dono só abasteço lá com o S500, onde pago mais barato, combustível novo, alto poder de lubrificação para a minha bomba e ainda como um bom sanduíche de mortadela cerati. PS: Não abasteça depois que eles carregaram o tanque do posto, sobe tudo quanto é sujeira para a bomba.

    Aqui em BH eu sempre vou no posto que tem diesel S50 abastecer. É mais longe, mas no fim das contas um tanque cheio paga a ida pro posto umas boas vezes -- e ainda passeio um pouco! rsrs

    Sim, consegui achar um posto com S50 aqui dentro de BH, não é na "rodagem" na Fernão Dias nem na 040 não. rsrs.
    4X4 Brasil
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #6
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    681
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por hugocandido35 Ver Post
    Olá amigos do forum , tenho uma duvida , estou fazendo retifica do motor da minha ranger que fundio a parte de baixo do motor por conta de ter baixado oleo e o antigo dono não me avisou que baixava oleo , queria saber a opinião geral sobre o motor , se alguém teve experiencia depois da retifica , se vai prestar , quais as precauções que devo ter com o motor .... obrigado a todos ....
    Por curiosidade, e o relóginho de pressão do óleo e a luz espia no painel? Não deram sinal de vida avisando?

    Abs.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #7
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    681
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por avenger Ver Post
    E quanto a "usar oleo diesel de qualidade" eu gostaria de adicionar que usar óleo diesel de qualidade não significa botar S10, não (que é bem mais caro!), mas um bom S50 é o que o motor foi projetado pra funcionar e usar S10 não implica nenhuma perda de vida útil do motor! (isso é o que eu sei até agora e eu posso estar contrário à opinião de muitos, gostaria de ouvi-las se for o caso, de preferência com referências a alguma coisa que confirme a melhora do S10 em relação ao S50!)

    Aqui em BH eu sempre vou no posto que tem diesel S50 abastecer. É mais longe, mas no fim das contas um tanque cheio paga a ida pro posto umas boas vezes -- e ainda passeio um pouco! rsrs
    avenger,

    Quando troquei os bicos da minha, conversei bastante com o bombista e deu pra sentir que ele não tinha conhecimento profundo desse assunto. S-10 ou S-qualquer coisa ainda continuava uma dúvida pra mim. Lendo postagens aqui no fórum, ao menos nesse quesito, não foi de muita ajuda, na época. Fui a caça de artigos científicos, e então tive elucidada a questão de forma definitiva. Deixo aqui o link de dois artigos que acredito serem suficientes pra clarear as ideias da galera!
    http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.ph...ewFile/453/441
    https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/...pdf?sequence=1

    Abs.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #8
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    S50 é isso mesmo ou se referiam ao s500 ? essa ''molinha'' do acoplamento viscoso não transfere calor, mas reage ao calor acionando uma ''valvula'' que libera/restringe a circulação do gel,

    Ricardo, esses instrumentos de medição de pressão de óleo originais, nem sempre estão 100% operacionais e muitos por erro de projeto tem os sensores dispostos em local errado, as vezes na parte baixa do motor, próximo a bomba, quando faz a leitura o óleo já acabou, mas a maioria funciona bem, agora os de temperatura de aguá são péssimos no geral são dispostos na parte superior e mais quente, porem quando acaba a aguá a aprte de cima é que fica sem aguá primeiro, dai o sensor vai ler o que? quando mover o ponteiro a bagaça já esta derretendo, deveriam ser usados somente pela central ecu e ter outro sensor de temperatura direto no cabeçote, só minha opinião, concordem ou discordem a vontade.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #9
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    681
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por Ronnie22081980 Ver Post
    Ah, e verifique sempre o acoplamento viscoso da ventoinha. Eu também coloco militec no óleo do motor e no óleo da direção hidráulica.
    Eu recomendaria Molykote ao invés do mágico Militec!! Molykote, que é bissulfeto de molibdênio é um treco mais velho que andar pra frente! Tem suas propriedades cientificamente comprovadas, como podes ver nesse velho artigo da década de 60 https://deepblue.lib.umich.edu/bitst...=1&isAllowed=y
    Já o Militec tu tens de se desdobrar todo pra saber do que realmente é feito, distribuidor no Brasil não sabe (ao menos aos que eu perguntei) e o rótulo tão pouco informa. Só indo atrás da patente americana pra saber. Patent US5332516 - Friction reducing composition and lubricant for motors - Google Patents

    Abs.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #10
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    46
    Posts
    681
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por Arildo eletricista Ver Post
    S50 é isso mesmo ou se referiam ao s500 ? essa ''molinha'' do acoplamento viscoso não transfere calor, mas reage ao calor acionando uma ''valvula'' que libera/restringe a circulação do gel,

    Ricardo, esses instrumentos de medição de pressão de óleo originais, nem sempre estão 100% operacionais e muitos por erro de projeto tem os sensores dispostos em local errado, as vezes na parte baixa do motor, próximo a bomba, quando faz a leitura o óleo já acabou, mas a maioria funciona bem, agora os de temperatura de aguá são péssimos no geral são dispostos na parte superior e mais quente, porem quando acaba a aguá a aprte de cima é que fica sem aguá primeiro, dai o sensor vai ler o que? quando mover o ponteiro a bagaça já esta derretendo, deveriam ser usados somente pela central ecu e ter outro sensor de temperatura direto no cabeçote, só minha opinião, concordem ou discordem a vontade.
    Entendi. Realmente, esse de água não é lá grandes coisas. O ideal é um de temperatura dos gases de escape.

    Abs.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #11
    Usuário Avatar de Francisco Casal
    Entrada
    11/03/2014
    Local
    São Marcos/RS
    Idade
    31
    Posts
    297
    Agradecimentos: 10
    Não concegui abrir os links do Ricardo. Em relação ao tópico, motor power stroke é um exelente motor, sem muito o que comentar a respeito. Sobre o acoplamento viscoso, isso que foi comentado é verdade, mas muito vale a atenção do condutor saber se o carro trabalha bem, se trabalha frio ou quente demais. Questão do diesel, s50 e s10 não indicaria pra carros que possuem bomba injetora rotativa, o problema é que esse combistivel é menos oleoso e não lubrifica adequadamente a bomba injetora ocasionando desgaste prematuro. O combistivel s10/50 não faz mal pro motor, mas sim pra bomba. Espero ter agregado conteúdo ao tópico.
    Lembrando que temos um grupo de whatsapp pra ranger se quiserem ser adicionados avisem.
    Abraço a todos!

  • #12
    Usuário
    Entrada
    26/05/2014
    Local
    Taubaté/SP
    Idade
    42
    Posts
    579
    Agradecimentos: 4
    Ricardo, obrigado por compartilhar estes links, no segundo link(dissertação de mestrado) mostra que o diesel S10 causa um desgaste 60% maior que S500
    Retifica Motor Ranger 2.8 Hs-sem-titulo.jpg

    li rapidamente... pode ter mais alguns detalhes ...


    Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    avenger,

    Quando troquei os bicos da minha, conversei bastante com o bombista e deu pra sentir que ele não tinha conhecimento profundo desse assunto. S-10 ou S-qualquer coisa ainda continuava uma dúvida pra mim. Lendo postagens aqui no fórum, ao menos nesse quesito, não foi de muita ajuda, na época. Fui a caça de artigos científicos, e então tive elucidada a questão de forma definitiva. Deixo aqui o link de dois artigos que acredito serem suficientes pra clarear as ideias da galera!
    http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.ph...ewFile/453/441
    https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/...pdf?sequence=1

    Abs.
    F-1000 - SuperCab - MWM 229TD - ZF 5S-420 - Kit AEM water/Methanol injection

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Retifica Ranger 2.5
      Por lucasam no fórum Ford
      Respostas: 70
      Última resposta: 24/06/2020, 17:21
    2. retifica cabeçote ranger 3.0
      Por alisson Ranger no fórum Ford
      Respostas: 2
      Última resposta: 08/01/2016, 16:57
    3. Ranger 4.0 V6 96 - Dúvidas pós-retifica
      Por Guilherme Accorsi no fórum Ford
      Respostas: 2
      Última resposta: 01/09/2012, 11:54
    4. Ajuda * motor ranger 99 4cc * retifica
      Por PERNINHA no fórum Ford
      Respostas: 17
      Última resposta: 08/05/2012, 14:54
    5. Retifica Motor Ranger 2.8 Diesel Power Stroker
      Por Alberto Vasconcelos no fórum Ford
      Respostas: 118
      Última resposta: 31/07/2010, 21:28

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade