Boa tarde colegas foristas,
vou compartilhar aqui mais uma alteração da minha Ranger 3.2 "Pesadelo".
Antes de mais nada, perdoem as fotos, não sei porque o fórum deixa algumas ficarem invertidas ou tortas.
A Ford, por incrível que pareça, instalou um sensor de nível do reservatório do limpador do párabrisas, mas
não fez o mesmo no reservatório de expansão do radiador.
Ainda que não seja padrão vir esse acessório nos carros nacionais, vejo esse acessório como altamente importante para evitar aquecimento do carro e consequentemente problemas no motor, ainda mais nas Ranger AT que podem sofrer um mal súbito (kkk), como se pode verificar em vários tópicos no fórum.
Vale ressaltar que muitas vezes, no momento em que o carro indica superaquecimento no painel, o dano já foi causado, razão pela qual esse dispositivo tem como função principal
evitar prejuizos.
O sensor utilizado foi esse:
Sensor de Nível LF122E-40: R$62,00 - Para Falta de Água no Radiador
O mecanismo de disparo utilizado foi um led instalado no console central do carro:
Anexo 531852
Quem forneceu o esquema de instalação foi o forista Daniel Gleizer, já que a engenharia não é meu forte:
Anexo 531853
Depois de feita a instalação elétrica e passados todos os fios, o passo seguinte é fazer a desmontagem do filtro de ar (dois parafusos nº8 e uma presilha de encaixe) para ter acesso aos parafusos de acesso ao reservatório de expansão (dois parafusos nº10 e uma porca 10).
Anexo 531854
Uma boa dica para evitar perda de fluido é utilizar um balde para secar o reservatório, assim, depois de feita a furação e reinstalado do reservatório, você simplesmente repõe a água retirada.
Para furar o reservatório, se utiliza uma serra copo de 22mm de diâmetro. Sugiro essas duas posições, as posições mais baixas do reservatório (o que evita falsos-positivos). Utilizei a marcação da esquerda, que fica mais discreto.
Anexo 531855
Resultado final:
Anexo 531856
Montagem (para aperto da porca do sensor, utilizar uma chave 24 - dar um bom aperto, mas não DEMAIS):
Anexo 531857
Anexo 531854
Anexo 531858
Concluída a instalação final, é só colocar tudo no local de novo e aproveitar. :concordo:
Alguns vídeos que podem ajudar
https://www.youtube.com/watch?v=7UkXxrUbCxU
https://www.youtube.com/watch?v=eISODOt6-Uc