Me arrependo de nunca ter feito isso na minha ex-ranger.
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Me arrependo de nunca ter feito isso na minha ex-ranger.
Se fosse apenas a troca do pivô, mas é a bandeja, m.o mais geometria. A conta vai longe, assim simples rápido e fácil e mto dinheiro a menos que vai do meu bolso pro bolso dos mecânicos.
Comprei a dias atrás uma ranger 2013, não cheguei a ver como seriam os pivos dela, será que é o mesmo esquema?
Dos modelos novos não sei como é, mas nos modelos antigos é um problema, pq a suspensão é projetada para suportar um motor v6, não um turbo diesel bem mais pesado. E soma-se o fato de ter que trocar a peça toda e não apenas o pivô.
Logo que li esse tópico fui tentar fazer em uma das minhas balanças. Acabei que não gostei do resultado. Primeiro que a tampinha onde vai a rosca não é lá tão espessa, de forma que a quantidade de fios de rosca não me deixou feliz! A graxeira não poderia ser enroscada até o fim, pois aí bateria na parte de cima do pivô, teria de esmerilhar a graxeira pra encurta-la. Resumindo, desisti. A forma que encontrei pra satisfazer meus desejos...rsrs, foi a que segue:
1)marcar com punção local do furo
Anexo 548148
2)furar com um imã potente ao lado do local do furo pra evitar de limalha de ferro cair pra dentro do pivô, o furo tem de ser feito sem forçar muito, pois se exagerar na força, quando furar a tampa vai acabar furando a cabeça do pivô, ai já viu, vai ficar limalha lá dentro, pois como tem graxa, ela vai ficar grudada (no caso essas balanças são novas, Cofap, nem sei quando vou conseguir coloca-las no lugar!!)
Anexo 548149
Anexo 548150
3)posicionar uma porca concêntrica ao furo e prender para soldar
Anexo 548151
4)eu utilizei solda MIG pro serviço, ponteando, e antes que alguém levante a questão da temperatura, medi com termômetro infravermelho asssim que finalizei e digo que vai frouxo, nem estressa com isso
Anexo 548152
Abs.
Que serviço bacana em. Preciso trocar as bandejas superiores da minha e vou estudar a possibilidade de fazer isso. Não tenho habilidade nem ferramentas pra fazer o serviço.
Será que dá pra fazer o mesmo nos pivôs inferiores?
Parceiro, essa resposta eu vou ficar te devendo. A forma construtiva deles é um pouco diferente. Se seguir mais ou menos o mesmo script dos superiores já há uma diferença logo de cara, que é a ausência daquela tampinha. No inferior é de ferro fundido.
A hora que eu conseguir desmontar a suspensão dianteira pra trocar o diferencial, as balanças e pivôs, vou "carnear" os velhos (inferiores) e estudar pra ver o que se pode fazer. Logicamente se der pra fazer, farei, mesmo que aparentemente os pivôs inferiores não sejam o calcanhar de aquiles. Vai que já que os superiores são de marca boa e com graxeira, os inferiores não se tornem então o fusível do sistema...rsrs
No entanto, ao mesmo tempo penso que aquelas graxeiras apontando pra baixo possam ficar meio suscetíveis a levar alguma porrada ou algo assim. Veremos.
Abs.
Baita serviço Ricardo, meu amigo que fez o serviço, ele colocou graxa na broca antes de furar, ai as limálias grudavam na graxa.
Coophamat, os inferiores eu não fiz essa mão, mas acredito que nada impeça de fazer, mas o problema vai ser na hora de engraxar devido a ser mais dificil o acesso!!
minhas cruzetas blindadas sao originais de fabrica.. 250.000 km, pivos originais duram quase 200.000 km, terminais blidados nao sao ruins nao, depende da marca..
porem essa é uma ótima soluçao para quem tem que utilizar peças paralelas, se forem originais nao vejo sentido...
Mas o custo de compra de uma bandeja original está muito acima do custo de uma paralela mais esse serviço. A original pode não ter a necessidade desse serviço, mas os custos pesam e muito contra as originais!