Olá povo
Vim pedir ajuda novamente.

A questão é a seguinte: Ranger 2001 2.5 4x4
O tópico vai ser longo pra detalhar bem oq ue já fiz.
Chegou com um estralo quando tirava o pé do acelerador na descida. Quando se usa o freio-motor, reduzida, retrocesso, ela estala. Outro problema dela era o 4x4 desativado.
Primeiro teste foi tentar encontrar a origem do estalo, descendo a rua varias vezes. Sem sucesso.
Ouve-se o estalo, sente-se a pancada, só da pra saber que vem de baixo, mas não da pra definir de qual ponto lá de baixo.
Certo, Caixa de transferência foi pra bancada e o cambio precisou ir também. Na hora de desmontar notei que a flange que liga a CT ao Cambio estava quebrada em 4 partes. Enquanto as duas luvas e a corrente da CT não chegavam, mandei as flanges da CT e do Cambio para fazer o serviço de solda. Dei uma olhada na embreagem e retirei o voltante para ver o estado do vira e do retentor, sem novidades.
As peças chegaram e tudo foi montado novamente. Inicialmente testei se a CT funcionava e sim, estava tudo funcionando. Hora de fazer o teste do freio-motor.... BARULHO!!!
De volta pra oficina, tira o cardã traseiro. Bora pra rua em 4x4... BARULHO!! Descobri ainda que as duas homocinéticas estavam estralando também.
Desta vez fui até a avenida, pois perto da oficina só pra testar em 1ª e 2ª marcha. O BARULHO se faz presente em 3ª, 4ª e 5ª também. Cadenciado, conforme a velocidade aumenta o intervalo entre os estralos diminui.
Desmonta semi-eixos e coloca o diferencial na bancada. Trizetas e tulipas com folga, homocinética estralando. Tulipas recondicionadas, uma homocinética nova e uma recondicionada. Bora pra rua, sem o cardã traseiro.... BARULHO!!
Conversando com um colega que mexe em 4x4 aqui da cidade, me avisou que a corrente que eu havia comprado era muito ruim e que pulava mesmo nova. De fato, o estralo é idêntico à corrente pulando, porém penso eu que se fosse a corrente da CT não faria oestralo em 4x2. ok. Abre a CT e troca a corrente, desta vez original FORD.
bora pra rua em 4x4.... BARULHO!
Coloca o cardã traseiro e vai pra rua em 4x2.... BARULHO!!
Desce o câmbio, debulha anel por anel. Vai pra rua em 4x2... BARULHO!!
De volta pra oficina.... pensa, pensa, pensa...
Levanta a bunda dela no macaco e acelera uma marcha pra ver se faz os estralos... Só da pra ver umas faíscas saindo da capa seca... Será que a embreagem está ruim e não ví da outra vez que desmontei? O que é um peido pra quem já está cagad*? Desci o cambio novamente pra ver que a embreagem está perfeita, nenhuma mola ruim, o numero e o diâmetro das estrias está correto.
Até agora fiz:
troca das polias e da corrente da CT [revisão geral CT]
revisão câmbio
Revisão diferencial dianteiro
Revisão diferencial traseiro
Duas tulipas/trizetas novas
Duas homocinéticas novas
revisão cardã dianteiro
revisão cardã traseiro
Revisão volante
Constatações:
virabrequim sem folga axial
motor de arranque em bom estado
entalhado [estrias] do disco de embreagem em bom estado e em número e diâmetro corretos
entalhado [estrias] do eixo piloto em bom estado
platô em bom estado, nenhuma avaria
rolamentos de roda em bom estado
nenhuma folga nas buchas e pivôs da suspensão
E os estalos continuam!!!!!!
Alguma dica pra eu não ficar careca?