
Postado originalmente por
blackbr1
Paulo,
Vamos por partes, agora acho que tem assunto que posso te ajudar com o pouco conhecimento que tenho.
Essa aqui, é a válvula que faz o respiro do motor:
http://produto.mercadolivre.com.br/M...-2001-2015-_JM
Essa valvula tambem pode ser chamada de PVC ou PCV (Não lembro o nome correto).
Sua função é expulsar os gases cancerigenos e inflamaveis do motor para a turbina, para que sejam reutilizados até ficarem "aceitaveis" aos niveis de poluição permitidos.
Não sei porque mas não estou conseguindo fazer uploads de fotos, vou usar links de internet.
Se voce abrir o capô e olhar de frente no motor, ela fica perto da tampa para colocar o oleo do motor. É uns 10 centimetros acima. É preta por natureza ou totalmente suja de óleo, fica entre os bicos injetores (são 4 no total).
Nesse link aqui tem a foto do motor novo, a valvula é a que tem um ponto azul
http://pr.quebarato.com.br/londrina/...5__2AD877.html
Aqui tem a foto do motor aqui no forum para voce comparar:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...bo-diesel.html (Motor maxion 2.5 ranger 99 Turbo diesel)
Se seu motor está cuspindo óleo dentro da turbina, no meu conhecimento, só poderia sair óleo dessa valvula ai.
Atenção: Vamos tentar diagnosticar isso.
Passo a passo:
1) Naquela foto do motor novo, onde tem aquela tampa azul/ponto azul, desse ponto sai a mangueira que vai para a turbina;
2) Segue essa mangueira, ela deve fazer tipo um "L" na frente do motor e encaixar em outra mangueira da mesma espessura, que conecta com outra bem mais larga e então chega na turbina (o acesso é dificil mas você deve fazer isso);
Aqui temos o primeiro possível ponto de falha, essa mangueira sai direto da valvula e se conecta com essa outra, nessa junção entre as duas, como está? passa a mão lá em baixo da mangueira e veja se encontra óleo de motor
Minhas recomendações para essa junção:
a) trocar as abraçadeiras por novas, de preferência por abraçadeiras de inox;
b) solte as abraçadeiras, veja o tanto de óleo que está dentro da mangueira, compare com as fotos do outro topico, sendo a foto com a mangueira preta e azul é minha mangueira que sai da valvula e eu tirei a foto bem da junção (a minha estava muito melada e suja);
c) Consegue identificar a turbina ? ela fica do lado direito do motor, tem 2 mangueiras nela, uma que entre por cima e outra na frente. Estou interessado apenas nessa que entra na frente, retire totalmente ela e compare com a minha foto.
Nesse link aqui tem fotos do mesmo motor, a turbina é aquela prateada/cinza ali do lado:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...hs-diesel.html (Motor Maxion 2.5HS diesel)
Parece complicado mas não é, você consegue.
Faça tudo isso com o motor frio, fazendo isso não sairá fluido do radiador e nem oleo do motor em abundância, fique atento, se começar a fazer isso, você pode estar soltando a mangueira errada.
Depois vamos falar do outro vazamento que voce tem. A propósito, tem como postar fotos do motor?
abs,
Black