x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19
    Usuário Avatar de Alessandro,
    Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Agradecimentos: 0

Post Caixa de tração da Explorer

Com o apoio dos colegas do fórum, Bravoeconovember, Edintruder e Ramon, resolvi abrir a CT (caixa de tração ou caixa de transferência) e verificar o que estaria provocando vibração no carro com velocidades acima de 90 km/h, semelhante ao sintoma de roda desbalanceada, mas que por duas vezes provocou perda de tração no carro, sendo necessário parar e movimentar a alavanca de marchas.

Construí mesas para elevar a vtr em 40 cm.
    -img_0321.jpg

Iniciando os trabalhos: sangria do fluído da CT, desconeção dos sensores da caixa, extração do motor elétrico de mudanças de tração, contra-peso, cardã dianteiro e traseiro. O cardã traseiro me deu um baita trabalho, pois estava com os parafusos muito travados e por manter a Xpl com as rodas traseiras no chão, não pude girar a flange traseira da CT para que pudesse afrouxar os 4 parafusos. Assim, tive que desligar a flange junto ao diferencial traseiro para depois concluir a retirada.
    -caixa-sem-anexos.jpg-motor.jpg-contra-peso.jpg-flange-dian.jpg-cruzeta-diferencial-tr.jpg-cruzeta-flange-tr.jpg

Estando a CT livre dos acessórios, é hora de liberá-la da caixa de marchas. Para isso, usei um apoio para soltar os 5 parafusos. Após retirar os parafusos, dei um pequeno toque para despender a CT da caixa de cambio e este liberou o óleo lambuzando meu local de trabalho. Meu assistente testemunhou essa khda!
    -apoio-da-caixa.jpg-jun-o-caixa-marchas.jpg-vazamento.jpg

CT sobre a bancada, após umas 6 horas de trampo!
    A carcaça é fechada com 17 parafusos liberados com uma chave T40, mas antes, tem que liberar a flange traseira, usando uma ferramenta caseira.
    -caixa-extra-da.jpg-parafusos.jpg-ferramenta.jpg-bomba-d-leo.jpg-caixa-aberta.jpg-tampa-da-caixa.jpg-vista-caixa2.jpg
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -embreagem-suja.jpg   -filtro-furado.jpg   -filtro-rasgado.jpg  
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Ao abrir tomei um susto pelo estado do filtro da bomba d’óleo! Pensei que fosse limália!
    Depois de limpar, percebi que havia um furo e um rasgo na lateral do mesmo e ainda diversos grãos de material claro pelas peças da caixa.
    -filtrosujo.jpg-filtro-furado.jpg-filtro-rasgado.jpg-embreagem-suja.jpg

Nestas fotos aparece o conjunto do alojamento da câmara. Nela ficam 3 esferas que se movimenta de um lado a outro dando pressão momentâneo ao sistema. Estranhei uma concavidade no centro de cada alojamento das esferas. Não sei se é normal ou desgaste.
    -discos-embregem.jpg-mola.jpg-trava-da-embreagem.jpg-conj.-aloj.-da-ca-mara.jpg

Bomba d’óleo (que possui o batente como parte de sua carcaça, diferente das F1000) guia do garfo e garfo, onde achei o motivo da sujeira no filtro e conseqüente vibração que reclamei no início. Falta um dos calços que ficam nas pontas do garfo.
    O deslocamento da engrenagem que muda de 4x2 para neutro é de apenas 7mm, o que pode ter ocorrido somando a ausência do calço, a folga no rolamento e vibração excessiva que ocorria no momento da perda de tração. Observe que na foto do garfo, percebe-se arranhões, próximo ao eixo, provocado pela engrenagem.
    -bomba-d-leo.jpg-guia-de-mudan-.jpg-garfo.jpg

Pra finalizar, fotos da planetária a ser extraída. Essa deu trabalho, por não encontrar onde ficava a sua trava. Na primeira e segunda foto, observando o fundo da carcaça, percebe-se suas hastes dessa trava, que devem ser abertas enquanto puxa o conjunto.
    -trava-planeta-ria.jpg-alojamento-planeta-ria.jpg-planeta-ria.jpg

Algo que está me entrigando são duas rebabas nas engrenagens da planetária. São pequenas, mas ainda não entendi o que poderia ter provocado essas marcas. Na engrenagem externa, fixa na carcaça (foto anterior) não há sinais desse estrago. Talvez esteja marcado a engrenagem dentro do conjunto, que deverei abrir somente amanhã após sacar o rolamento.
    Detalhe, que esse rolamento tem uma fenda onde aloja a trava que prende a planetária na carcaça.
    -desgaste-planenta-ria.jpg
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

Usuário Avatar de Ramon Pires
    Entrada
    24/08/2010
    Local
    Cruz Alta/RS
    Agradecimentos: 3
    Bah, chamo na chave mesmo!!!! Bem como vc disse é diferente da caixa da f1000, mas oq ta estralando é aqueles discos, parece freio de CBT!!!! Pra ve como é, quanto mais coisa coloca p fica confortavel e tal e coisa é mais facil p da problema depois... Mas pelo visto ´negócio é arruma o calço q falta no garfo e lava bem os componentes, e o principal é o filtrinho q ta deixando passa sujeira, repara por dentro do eixo q pode ta trancado o duto q leva o oleo da bomba até as reducoes...
    F-1000 4x4 TDi

Usuário
    Entrada
    25/06/2012
    Local
    cxs-rs/RS
    Valeu por ter fotografado o passo a passo.

Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
    Entrada
    12/03/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 5
    Bah! Que trampo hein? Valeu pelas referências, aposto que vai ajudar muita gente por aqui.
    Também acho, limpa tudo, coloca o calço que falta e monta de novo. Inspeciona rolamentos e selos pra ver se TEM que trocar alguma coisa e retorna à configuração de serviço.
    Good job!

Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Valeu pela força, galera.

Gostei muito de fazer esse trampo. Troquei os 4 retentores, dois rolamentos (do eixo de entrada e de saída para a traseira) e o filtro que eu consegui usado (não consegui novo, mas está perfeito).

O calço eu encomendei a um torneiro, que fez de tecnil. Estava preocupado com essa solução, pois não sabia de sua resistência. No entanto, passando em frente a concessionária, fui procurar só por curiosidade, sem esperança de encontrar. E não é que tinha a peça disponível!
    Claro que não vendia apenas o calço, mas juntamente com o garfo (é o mesmo para ranger 98 e F1000). O valor é R$ 230,00; mas me decepcionei. A usinagem do garfo deixou rebarbas e a surpresa foi por conta dos calços 'originais', parecendo as peças encomendadas com o torneiro. Fiquei aliviado, vendo que o calço do torneiro é de mesma qualidade e ainda mais pelo preço pago: 50tinha!

Tenho mais fotos mas depois de pronto postarei. Hoje ainda não fechei a caixa pois depois do horário comercial, percebi a falta ($@#¨&*#) a última trava de eixo que usaria antes de concluir o serviço na CT e poder montá-la na Vtr.
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Visses? É mais fácil do que tirar doce de criança!
    Essa e com o sistema de esferas para apertar os discos e acionar a tração dianteira. Na F1000 o conjunto é magnético. Esse aí com certeza é muito mais suave que o sistema da F1000.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Edintruder, esse sistema de esferas é a prova de falhas, uma vez que não depende de eletrônica e está solidário ao eixo que recebe a força do câmbio de marchas.
    No início eu estava com dúvidas quando a concavidade existente no centro de cada trilho das esferas, imaginando que fosse desgaste, mas levando a peça a um torneiro, o mesmo me disse que, pela aparência dos trilhos, o entalhe era original.

Ao montar a CT, eu fotografei cada passo da montagem. Vou descrevendo e relatando alguns detalhes tanto da montagem como o fechamento da caixa.
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

Usuário
    Entrada
    05/02/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Que bacana, tem detalhes da montagem?

Usuário
    Entrada
    30/12/2014
    Local
    faisalabad/PA
    Mas oq ta estralando é aqueles discos, parece freio de CBT!!!! Pra ve como é, quanto mais coisa coloca p fica confortavel e tal e coisa é mais facil p da problema depois... Mas pelo visto ´negócio é arruma o calço q falta no garfo e lava bem os componentes, e o principal é o filtrinho q ta deixando passa sujeira, repara por dentro do eixo q pode ta trancado o duto q leva o oleo da bomba até as reducoes...??

Usuário
    Entrada
    30/12/2014
    Local
    faisalabad/PA
    Mas oq ta estralando é aqueles discos, parece freio de CBT!!!! Pra ve como é, quanto mais coisa coloca p fica confortavel e tal e coisa é mais facil p da problema depois... Mas pelo visto ´negócio é arruma o calço q falta no garfo e lava bem os componentes, e o principal é o filtrinho q ta deixando passa sujeira, repara por dentro do eixo q pode ta trancado o duto q leva o oleo da bomba até as reducoes...??

Usuário
    Entrada
    01/12/2009
    Bom dia Alessandro. Como ficou essa sua explorer depois desse serviço que VC fez? Resolveu seu problema? A partir de suas dicas vou tirar a minha tbm...parabéns pelo tutorial, e se tiver as fotos da montagem posta ai pra da uma força. Abraço

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Conjunto Gaiola 4x4 (Longarinas, Caixa Marchas, Diferenciais, Caixa Tração)
      Por fag.online no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/06/2012, 16:09
    2. compro caixa de tração/reduzida willys ou só engrenagens da tração
      Por gabriel-cj61 no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 5
      Última resposta: 29/09/2011, 21:41
    3. Explorer - barulho na tração
      Por Marcelo Macedo no fórum Ford
      Respostas: 1
      Última resposta: 06/05/2011, 10:02
    4. tração explorer 97 4x4