Caros Senhores,Venho aqui compartilhar uma pequena experiência que tive e creio que possa ajudar algum amigo do fórum que esteja passando por isso ou caso venha passar ,já tenha uma possibilidade do que verificar.
è o seguinte:
Faz uns 4 meses quando percebi que as luzes de freio da minha "mula" não estavam acendendo(na noite da véspera da vistoria...) eu liguei pro Detran e cancelei a vistoria e fui tentar ver o que acontecia.
Levei num eletricista,ele disse que era problema no interruptor do freio e que um ajuste ia resolver o problema.Enfim,a luz de freio voltou a funcionar...MAS ao atingir 40Km/h acendia a luz do ABS e o mesmo não funcionava.
Levei em várias oficinas (umas 12...)para passar o scanner,mas nenhum scanner conectava, nem ao módulo ABS nem a ECU.(continua não conectando a ECU).
Nesse período comecei a estudar o caso pessoalmente e nada de achar a causa,nem pastilha,nem sensor....
até que me deu aquele "estalo" de que após o "eletricista" mexer no interruptor que surgiu o problema!!
E o que eu fiz?? comecei e estudar quais fios chegam ao interruptor,pra onde eles vão e qual o diagrama do interruptor...
Retirei o interruptor e percebi que haviam 3 pinos (3-4-5 ) que ficavam normalmente fechados e que o certo de acordo com o diagrama que consegui,seria apenas os pinos 5 e 4, e após pisar no freio,fechava o 3...
Comprei um interruptor novo,botei no lugar e tudo está funcionando normalmente !!
Se estes contatos estiverem fechados continuamente,acaba desligando o abs(pelo menos no meu carro..)
![Ranger CD Xls 2005 luz Abs aceso [RESOLVIDO]-switch.jpg](https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/502925d1432763688t-ranger-cd-xls-2005-luz-abs-aceso-resolvido-switch.jpg)
este é o diagrama do interruptor,estes contatos normalmente fechados são os pinos 4 e 5, quando pisa no freio,fecha o pino 3.
Lí em um fórum por aqui,que problemas no interruptor NÃO acendia a luz do ABS e isso prova o contraditório e serve de aprendizado para mim e para todos que muita coisa pode acontecer !! rsrsrs
Obrigado à todos !