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  • #1
    Usuário Avatar de Sérgio Soares
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    F1000 Alto ruído interno




    Bom dia Membros do 4x4!!

    Tenho uma F1000 SR-XK, 91/92, cabine dupla, MWM-229, Turbinada (não original de fábrica) com intercooler.
    Está com 125000Km.
    Nunca necessitou mecânica de motor, caixa ou diferencial.
    O mecânico que cuida dela afirma que o motor está muito bom, embora fumace quando fria. Assim que aquece, passa a exalar fumaça em pequena quantidade e de cor clara, o que parece ser normal para motores diesel.

    Anda muito bem, com máxima perto de 150Km/h, limitada quando o indicador de pressão do turbo entra na faixa vermelha.
    Seu consumo é de 10,5 a 11Km/litro quando desenvolvendo entre 100 e 120Km/h.

    Porém, acho que o ruído do motor, propagado à parte interna do veículo, muito alto e chega a incomodar, principalmente quando desenvolvendo velocidades acima de 100Km/h.

    Providências tomadas:
    1- forrei a parte interna do capô do motor com feltro betumado.
    2- coloquei uma camada extra de feltro sob o carpete, que se estende desde a base dos assentos dianteiros e console central até por trás do painel (local de difícil acesso, salvo desmontando o painel).

    Acredito ter reduzido cerca de 20% o ruído que inicialmente ela tinha, mas ainda está, em minha opinião, além do suportável.

    Alguém poderia apresentar outras formas para tentar reduzir o ruído mencionado acima?

    Sérgio Soares

  • #2
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    Sérgio,


    Vamos por órdem de pribabilidades:

    Motor: regulagem da bomba injetora, verificação dos calços do motor (ou troca por coxins de borracha macia/hidráulico se achar), verificação do rotor/rolamentos do alternador, aperto (e lacração com cola específica) de parafusos

    Transmissão: aperto (e lacração com cola específica) de parafusos , mesma dica dos calços acima do câmbio, verificação do balanceamento do cardâ, verificação de ruidos no diferencial, balanceamento das rodas.

    Chassis: aperto (e lacração com cola específica) de parafusos.

    Suspensão: lufrificação geral, aperto geral.

    Carroceria: aperto (e lacração com cola específica) de parafusos, isolamento interno das portas com colágem de espuma específica (não retém água), isolamento com o mesmo material de todas as partes nternas no carro q tem acesso por dentro do carro (isso normalmente faz parte dos carros de luxo).

    Os pneus são muitas vezes responsáveis por muitos ruidos difusos em alta velocidade, para os mais exigentes com baixos niveis de ruido e que não tem necessidade de um determinado pneu, tem marcas q tem modelos de baixo ruido.

    valeu

    _________________________________________
    aditado para negrito da "manutenção da bomba injetora".

  • #3



    ou






    Ambos funcionam para atenuar o barulho do motor..........



    Espero de ter ajudado. Qualquer coisa, estamos aí.............


    Abraços,

  • #4
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    Você forrou a parece corta fogo para o lado da cabine, correto ? forra também a parede pelo lado do cofre do motor... ajuda mais...

    Senão é o que o Bill recomendou...

  • #5
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    Citação Postado originalmente por billj





    boa

  • #6
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    Caro Billj,

    Desculpe-me a ignorância, mas que equipamento é este que você colocou na sua mensagem além dos "ears plug"?

    Sérgio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -f1000_-_1_897.jpg  

  • #7
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    Agradeço aos Dero, Billj e Cristiano pelas respostas enviadas. Procurarei seguir, dentro do possível seus conselhos.
    Quanto ao isolamento acústico da parede corta fogo, ele já existe e é original de fábrica.
    Continuarei motitorando mais sugestões.

    A barulhenta é esta que está aí em cima.

    Sérgio Soares

  • #8
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    Se o problema do isolamento acústico for muito sério:


    Composto pulverizável, com característica antitérmica e antiacústica...

    http://www.3m.com/intl/br/produtos.html?1177,12



    valeu

  • #9
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    Sérgio Soares, Lembrei de mais uma coisa, eu coloquei o feltro junto com um colega e acabamos comprando em lugares diferentes, eu comprei um grosso de quase 2,5cm de espessura, e o que ele achou foi um mais fino e mais maleável... talvez seja o caso de colocar um mais grosso...

    Chega o meu capô ficou pesado, tenho que bolar uma segunda vareta...

    []´s

  • #10
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    Cristiano,

    O que você achou do serviço que fez no seu Bandeirante?
    Ficou mais silencioso?
    Pelo que sei o Bandeirante é bem barulhento também.

    Sérgio Soares

  • #11
    na minha eu terei a forraçao original, do lado do motor da corta fogo, coloquei manta asfaltica aluminizada com feutro , forrei com manta asfaltica a lata onde passa a caixa de marcha, mantive a forraçao original da corta fogo lado do painel, o interior, tirei toda aquela borracha original, com feutro, e usei uma manta de feutro bem densa, fundo do carro todo, e por cima coloquei aquele carpete que os capoteros fazem com uma especie de vinil.

    troquei todos os calços, o escape, foi enrrolado com termo tape (coletor) oque estou pensando em fazer é colocar uma manta termica acustica ate mais atraz no escape.

    (o escape da minha eh todo de 3 polegadas) com um enorme silencioso do caminhao mercede 710. ficou muito bom e silencioso.

    caso queira algumas fotos me envie um email p kaschner@hotmail.com que lhe passarei.
    abraço

  • #12
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    Citação Postado originalmente por sylvioks Ver Post
    na minha eu terei a forraçao original, do lado do motor da corta fogo, coloquei manta asfaltica aluminizada com feutro , forrei com manta asfaltica a lata onde passa a caixa de marcha, mantive a forraçao original da corta fogo lado do painel, o interior, tirei toda aquela borracha original, com feutro, e usei uma manta de feutro bem densa, fundo do carro todo, e por cima coloquei aquele carpete que os capoteros fazem com uma especie de vinil.

    troquei todos os calços, o escape, foi enrrolado com termo tape (coletor) o que estou pensando em fazer é colocar uma manta termica acustica ate mais atraz no escape.

    (o escape da minha eh todo de 3 polegadas) com um enorme silencioso do caminhao mercede 710. ficou muito bom e silencioso.

    caso queira algumas fotos me envie um email p kaschner@hotmail.com que lhe passarei.
    abraço

    Prezado SylvioKS,

    Vi as fotos do seu álbum e gostaria de saber se a reforma já acabou... Como está se comportando sua F1000 após a instalação do intercooler? E o resultado da colocação da proteção acústica, foi satisfatório?
    Sobre a minha F1000 barulhenta, acabei vendendo e comprei outra com o MWM série 10. Esta é mais silenciosa, mas se puder melhorar... O que você usou sob o capot? Pela foto parece uma esponja. É resistente?

    Um abraço,

    Sérgio

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