Postado originalmente por
Múcio Luiz
Falando sério agora.
As caminhonetes cabine dupla, as chamadas "cabinadas", eram o que havia de maior luxo nos anos 80. Bancos em veludo, tv com video cassete, som no teto com equalizador Tojo, geladeira... Como disseram acima, parecia um ônibus leito. Meu pai também sonhava em ter uma dessas, mas como ele não teve condições para tanto, andávamos de Monza SL/E (nada mal).
Numa época de importações fechadas, a criatividade brasileira rolava solta, tanto no ramo dos carros esportivos, com os fora-de-série (Puma, Miura, Farus, Hofstetter e muitos outros) como no ramo das caminhonetes (Engerauto, SR - que chegou a fazer uma Pampa cabine dupla, Tropical, Sidcar, Spocar, Sulamericana, Demec, Furglass, Brasilvan, Brasinca, entre outras).
Obviamente existiram aquelas de gosto duvidoso. Na minha opinião, as mais bem resolvidas eram a F-1000 SR (Deserter - do modelo quadrado - as novas ficaram horríveis com faróis de Monza e lanternas de Quantum) e a A/C/D-20 Brasinca (Andaluz). Das fechadas, precursoras das atuais SUV, as SR Country (antigas) e Brasinca Passo Fino e Mangalarga. Chamam atenção até hoje. Aqui em CJ tem uma Andaluz vinho linda, brilhando como nova. A Brasinca, inclusive, fabricava para a GM as cabines duplas originais de 4 portas (ainda quero ter uma dessas), além da Bonanza e da Veraneio série 20.
Com a abertura das importações, L200 e Hilux, menores e mais baratas, viraram febre. Depois chegaram todas as outras que todos nós conhecemos e quase extinguiu as transformadoras. Logo GM e Ford tiraram suas picapes grandes de linha e hoje as cabines duplas estão restritas aos modelos médios originais de fábrica (além das pequenas Saveiro e Strada).
A gente acha "brega" ou "esquisito" esses modelos antigos, mas eles são fruto de sua época. Mesmo hoje temos as nossas "esquisitisses". Por exemplo, nada contra a L200 atual, uma ótima caminhonete, mas na minha opinião eu a acho feia, ousada, estranha. Prefiro os modelos com o desenho mais tradicional. Mas gosto cada um tem o seu.
Acho que daqui a uns 30 anos, nossos filhos vão olhar alguns modelos atuais e vão rir muito também... Afinal, é sempre bom dar boas risadas!
[]s!