principalmente pela capacidade do S10 se associar a água do ambiente.:concordo:
Versão Imprimível
Galera, sou um pouco leigo no assunto, mais aqui vai o que sei. Dei umas pesquisada na internet e falei com algumas pessoas e o que entendi foi.
Diesel S-10 é altamente corrosivo. Motores que não foram preparados para o uso do novo combustível, em hipótese alguma deverá ser usado, sob o risco de desgastes e corrosões em componentes do motor (dizem que a corrosão se da pela alta capacidade do S-10 se misturar com água e sobre o teor de enxofre sem muito baixo para lubrificação e proteção das peças). Quais motores não são preparados para o seu uso? Somente motores com bomba injetora. Sistema de injeção eletrônica e o cammon rail podem usar sem medo, desde que haja a limpeza total do antigo combustível.
Na minha cidade tem 2 postos de combustível, um com diesel comum e outro com s-10. Tenho uma ranger 2014, uma pajero sport 2010 e 3 caminhões antigos. Fui pesquisar, pois todos usam diesel e queria fechar com o posto para pagar mensal. A ranger tem que usar o s-10, isso é obvio. A pajero, que eu usava s-10, descobri que ela só pode ser abastecida com o diesel comum, justamente por ainda ser bomba injetora, eu mesmo não acreditei, que um carro de 2010 ainda fosse bomba injetora. Detalhe, a muito tempo eu percebia uma falta de potencia na pajero, e assim que voltei para o diesel comum, ela já melhorou e muito, e os caminhões, sem nenhuma duvida seria o diesel comum.
Como falei, sou leigo nesse assunto, posso estar errado, mas fui pesquisar para saber o que fazer, e infelizmente tenho que usar os dois postos kkkk.
Tenho que perguntar uma coisa. Onde é que está aquele separador de água do diesel na Ranger 3.0? na antiga GM S-10 havia um dispositivo que eu destorcia quando o painel acusava água no filtro, a Ranger (não sei se é por que ela é XL) não acusa no painel, pra onde tá indo a água? tenho ela há quatro anos e agora que me toquei disso. Se puderem deem uma explicação pois vou adotar o diesel S10 como combustível prioritário, S500 só usarei em último caso.
O filtro de água é no próprio filtro de combustível...
Você tem o manual da sua, lá tem dizendo direitinho...Anexo 496035
Não é a toa que você é o Imperador! Valeu! minha viatura nunca marcou nada no painel a esse respeito, será que é porque faço a troca de óleo e filtros sempre aos 7000Km? me falaram que é um gasto desnecessário mas considero uma prevenção. Quanto ao manual, segundo o antigo proprietário quando a comprei, arrombaram ela num estacionamento de shopping (ele tava no cinema) para pegar as chaves de baixar o estepe e limparam tudo dentro e o manual se foi. O cara não teve o cuidado de passar uma corrente no estepe, sabe-se lá se funcionava o alarme, por que eu o troquei. Em brasília se der mole roda mesmo no estepe, se não rodar tudo.
pô, será mesmo que precisa limpar a tranqueira toda pra usar o s10? e se precisar abastecer com comum outra vez, depois tem que limpar tudo denovo?
Também trocava os filtros com essa km e nunca acendeu comigo também não. Bom sinal pro diesel q vc tá usando !
É um exagero, vá colocando S10 aos poucos até substituir o diesel comum pelo S10.Citação:
pô, será mesmo que precisa limpar a tranqueira toda pra usar o s10? e se precisar abastecer com comum outra vez, depois tem que limpar tudo denovo?
Mirão, segue link para os manuais da Ranger, se você tiver interessado:
https://www.dropbox.com/s/hc5wzptxg0...rd%29.pdf?dl=0
https://www.dropbox.com/s/pn3g4729vk...203.0.pdf?dl=0
https://www.dropbox.com/s/t53i2s3j33...%2030.rar?dl=0
Caro Imperador, bom dia.
Com o perdão do criador do tópico, deixe-me intrometer só um pouquinho para tirar uma dúvida com você, se estiver ao seu alcance, é claro ...
Não entendo “bulhufas” de mecânica, muito menos de bomba injetora, sistema common rail, etc., etc. Estou tentando aprender um pouquinho aqui com vocês ...
Já sei que o sistema da minha viatura (da assinatura) é o common rail. E você explanou que tem os seguintes tipos de bomba injetora: "Bomba injetora em linha" e "Bomba injetora rotativa" ... e, ainda: “Só se encontra bomba em linha em carros diesel bem antigos”. Sendo assim, posso inferir que a bomba injetora da minha viatura é a do tipo “bomba injetora rotativa”???... ou, no caso da minha viatura, não é nada disso ... agradeço-lhe antecipadamente pela atenção ...
Abs.
E.T.:
E aproveitando o "gancho", e não querendo abusar da sua boa vontade, deixa eu tirar outra dúvida:
A viatura está com 38.500 kms. e a adquiri recentemente de uma mulher, e a mesma andou fazendo viagens pela América Latina e, certamente, andou abastecendo com o diesel S-50, S-500, ou sei lá o quê ... você recomendaria eu fazer uma limpeza no tanque?
Na concessionária Mitsubishi me falaram que é só eu "montar" na viatura e sair andando ... mas, depois que eu vi relatos de gastos dispendiosíssimos com bomba injetora, principalmente em Pajeros Full, eu fiquei com a "pulga atrás da orelha". Rsrsrs.
Imperador ou melhor professor.
Aproveitando a aula sobre motores diesel, sou daqueles que não entendo nada mais gosto de saber como funciona.
Minha viatura é uma P. sport 2007. Qual BI é utilizado nela?
Como você bem disse, sua Pajero é Common Rail. Sistema common rail utiliza um sistema de alimentação diferente de bomba injetora. Utiliza-se um sistema de baixa pressão que traz o combustível até a bomba de alta pressão que abastece os bicos injetores. Portanto, nenhum veículo common rail utlizava bomba injetora, utiliza bomba de alta pressão (high pressure pump). No caso da Pajero Full, só se encontra bomba injetora (rotativa) até o modelo 2006/2007, quando o carro passou a ser common rail.
Na teoria, todos os carros fabricados a partir de 2012 devem ser abastecidos com S10 ou S50. O manual do seu carro deve dizer isso bem claramente. No caso da Full, acredito que ela não tenha DPF ainda, o que tornaria possível abastecer com S500, porem provoca uma carbonização precoce da válvula EGR (pesquise no fórum sobre ela). Minha recomendação é procurar utilizar sempre o S10.
Bomba injetora rotativa. Lembrando que nenhuma Pajero Sport possui sistema common rail.
Uma curiosidade sobre o sistema mecânico e eletrônico de injeção é que o eletrônico é muito mais silencioso. Num motor mecânico mais de 50% do barulho que é ouvido vem da bomba injetora.
Anexo 496181
http://www.dieselhub.com/tech/common-rail.html