Postado originalmente por
Troller-a-vista
pois eh meu amigo, fiquei vendo hehehhe vendo vendo vendo e ele foi embora uaheuahe mas uma hora volta! Sem problemas, vou curtindo o forum do memso jeito.
Esses buracos na coluna traseira, perto do cinto, normalmente sao feitos para falantes 6x9, tem que dar uma olhada, se for possivel usar lá, otimo, mas provavelmente nao vai dar certo, seria otimo pq ai nao interfere no espaco interno, nem atrapalha colocar aquelas tralhas que a gente poe atras do banco e esquece la ehhehe tem que desmontar e olhar, já vi umas fotos na internet que o cara cortou um pedaco do plastico e moldou la uma caixa de fibra de vidro selada, deve ter ficado legal, se vc tem tempo e alguem que saiba trabalhar legal com isso, manda ver!
Sobre esses falantes: sao mid bass, nao sao subwoofer, nem woofer (woofer é um falante em desuso, justamente pelo uso do mid bass que ganhou qualidade e facilidade de montagem! basicamente ele tocava um grave gostoso mas nao subgrave, ficava nos tampoes de antigamente, eram pesados, usavam muita energia e nao tinham muita qualidade, entao foi dividido sua funcao entre midbass e subwoofer, particularmente eu gosto do grave que ele produz, que é um grave mais SONORO e menos PRESSAO, ou seja, vc ouvia mais a pancada do que sentia... mas isso eh papo pra outra postagem, nem vou entrar no merito).
Voltando pro mid bass, é um falante polivante, vai bem em portas, vai bem em pezinhos e semelhantes., Pezinhos são caixas seladas ou não, que vao normalmente perto dos pés (mas podem ir perto dos bancos ou dentro das portas mesmos, ai sao chamados de DOOR PORTS), independente de onde vao instalados e se são seladas ou dutadas, sua função é tocar graves e médios, ele faz isso com muita polivancia e qualidade.
Tocam muito mal sub graves (eles nao descem tanto a frequencia) racham o sub grave e pior ainda os agudos.
A funcao do mid bass é dar aquela sensacao gostosa no som, aquela empolgada, sabe qdo toca a tua musica preferida oiu vc ta puto e aumenta o som? Entao... é nele que vao acontecer as magicas pra vc rir a toa e ficar balancando a cabeca no meio do transito.
Por isso o mid bass é importante, claro , q sem o twitter o agudo nao sai e nao vai ter voz, guitarras, instrumentos de alta frequencia, mas o mid bass é aquele que empolga, se vc ter um mid bass que nao desce tanto, vc pode por um subwoofer e ter menos buracos nas frequencias tocadas, se o mid desce muito, provavelmente vai haver um buraco nas media/altas frequencias ate o tw entrar em acao.
Mas nao se preocupe com isso agora, deixa isso pra qm realmente gosta de som e investe nisso.
Esses mid bass sao muito parecidos (qdo nao o mesmo) dos mid bass do kit 2 vias. Com a diferenca que nao tem o crossover nem o twitter... Sao realmente mid bass, inclusive ta escrito isso no adesivo atras... Só é um pouco antigo.
Se estao com ruidos, rachando (som que parece um peido), com borda rasgada ou ao apertar o cone ele raspa (da pra sentir com os dedos), vc pode sempre conserta-los.
O problema de consertar é que quase nunca fica bom, ou a cola e ruim, ou o produto a ser cnsertado é de qualidade diferente, a precisao da colagem e da centralizacao nunca sao iguais da fabrica... Alem do que, um kit desses novo, vc compra com twiter e crossover por 300 pila, um conserto nunca vai ficar menos de 80 reais, nao acho muito viavel. Sem contar que um vai ficar sempre diferente do outro (isso ocorre em fabrica tb mas em menor escala).
Ha os fanaticos, tarados, malucos por som que pegam um falante ruim, desmontar e tunam ele inteiro, fica muito bom, mas esse cara demora dias, semanas para conseguir isso, usam produtos internamente que valem muitas vezes o proprio falante zero... Nao é disso que estamos falando ok?
Se vc se interessa por som, eu usaria esses falantes de testes, pra vc aprender, usar em diferentes locais, formas, potencia, etc...
Se isso nao eh teu hobby, compra novos ehhehe
Lembrando que tratar uma porta nao é dificil, só é um pouco trabalhoso, vc compra as mantas, tira toda forracao da porta, da uma limpada por dentro (porta é um negocio bem sujo, ainda mais de carro que vai em terra!), lubrifica bem travar e vidros, e coloca uma ou duas mantas na folha externa da porta (aquela que é vista por fora do carro, obviamente vai por dentro da porta neh...), depois é fazer o mesmo na parte interna da porta, onde vao os forros, com a atencao de nao deixar aparente qdo recolocar o forro, pode usar silicone ou carpete para vedar melhor o buraco do falante (se usa tb carpete ou uma manta especial na folha externa bem onde fica a bunda do falante, isso ameniza as pancadas do falante). pode-se usar manta no forro tb, vai melhorar ainda mais o som.
Esse tratamente é importante por dois motivos: o primeiro é diminuir vibracoes ou eliminá-los das portas, especialmente dirigindo e tocando musica, a porta vibra muito e isso gera alem de barulho um incomodo sonoro pros falantes tremendo, a segunda coisa claro é criar uma especie de caixa de som selada (que nunca fica perfeita claro mas pode ser melhorada e muito!). Isso vai gerar mais som, mais qualidade e obviamente vai diminuir e muito o barulho exterior, dando a sensacao de melhora completa do som.
*estou fazendo mil coisas ao mesmo tempo, demorei 1 hora pra escrever isso e o outro post, se esqueci de algo ou ficou estranho, perguntem ai ... as vezes posso ter me perdido pela qtidade de coisa q estou faznedo..