O motor é bom, de fácil manutenção e não é dificil nem caro de manter. Se quer saber a verdade, é o melhor motor que saiu na Ford Ranger é exatamente o Powerstroke 2.8.
A transmissão deve estar livre de ruidos estranhos e o 4x4 se estiver em ordem, também não é fonte de problemas.
O que você deve ficar atento, estando a caminhonete em ordem de interior e lataria é a embreagem, suspensão dianteira e o motor.
O motor, embora não seja um bicho de sete cabeças não deve estar fumacenado azulado demais e apresentar ruidos anormais.
A embreagem deve estar boa e o engate das marchas (especialmente o da primeira marcha) deve ser direto, sem arranhados. Se houver algum probleminha na embreagem, calcular o reparo em torno de R$1.500,00.
Quanto a suspensão dianteira, observe a cambagem das rodas, a frente se esta arriada ou não, bem como o parafuso de aperto das barras de torção, que não deve etsar no máximo. Suspensão da Ranger também não é dificil de mexer mas é um servicinho chato e dispendioso. Calcular em torno de R$1500,00 o reparo completo. Se houver problema apenas nas bandejas superiores, pode jogar em torno de R$650,00 o custo de reparo (com peças)
Não se preocupe. Embora tenha salientado pontos criticos, estando a picape mais ou menos em ordem, dificilmente você terá supresas desagradaveis com a Ranger de motor 2.8.