Powered by vBulletin

Vácuo direto na roda livre da Ranger 1998 4x4 é normal?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
  • 14/06/2014, 03:11
    wagnermazur
    Então pessoal. Comprei hoje o cardã com cruzeta no site do Cardanzeiro, segunda feira eles vão enviar para mim. Vão colocar cruzetas blindadas para não haver necessidade de ficar engraxando.

    Com isso um problema eu resolvo, que é o de vibração e ruído que eu tinha com o cardã antigo.

    Quanto a instalar as rodas livres AVM ou instalar o pituto, estava pensando em deixar minha camionete assim mesmo, com o cardã da tração dianteira girando direto. Só preciso confirmar se na situação que as minhas RL estão, com vácuo direto, elas vão ficar sempre engatadas. Alguém tem essa informação?
  • 14/06/2014, 22:11
    LeoLeone
    Boa noite Wagner.
    Então, o sistema de Roda livre da ranger funciona como uma caneta esferográfica, que você aperta engata, aperta de novo desengata. Ao acionar o 4x4 no painel a chave aciona o motor da Caixa de transferência e uma válvula que libera o vácuo para as rodas dianteiras durante alguns segundos. Essa válvula, se não me engano, está localizada próximo dessa bola preta junto ao para-lama dianteiro direito. Se o vácuo estiver direto no sistema, não há certeza de ficar ou não engatado. Quem usa o pituto ou o sistema girando direto isola o sistema de vácuo tampando a entrada de ar nas pontas dos tubos de vácuo. No caso de isolar o vácuo, há a necessidade e isolar a entrada de ar pois o vácuo também é usado por outros sistemas como o hidro vácuo.

    Muito boa sorte...
  • 15/06/2014, 01:48
    wagnermazur
    Opa LeoLeone. Já havia desmontado o paralama lado passageiro, encontrei o "botijão" que acumula o vácuo, mas não encontrei a tal vávula.

    É essa a válvula que liga e desliga o vácuo nos cubos, certo?

    Outra dúvida. No sistema de vácuo da ranger tem uma mangueirinha que entra para dentro do painel do carro, no lado do passageiro. Sabe qual é a função dessa mangueirinha, pode ser que a válvula de vácuo está ligada nela dentro do painel?

    Abração e obrigado pela ajuda!
  • 15/06/2014, 09:28
    miguelcps
    Citação:

    Postado originalmente por wagnermazur Ver Post
    Opa LeoLeone. Já havia desmontado o paralama lado passageiro, encontrei o "botijão" que acumula o vácuo, mas não encontrei a tal vávula.

    É essa a válvula que liga e desliga o vácuo nos cubos, certo?

    Outra dúvida. No sistema de vácuo da ranger tem uma mangueirinha que entra para dentro do painel do carro, no lado do passageiro. Sabe qual é a função dessa mangueirinha, pode ser que a válvula de vácuo está ligada nela dentro do painel?

    Abração e obrigado pela ajuda!

    As mudanças de posições do sistema de ventilação do ar tbem usam o sistema de vácuo, por isso esta mangueirinha entrando pra dentro do painel.
  • 15/06/2014, 18:42
    LeoLeone
    Citação:

    Postado originalmente por miguelcps Ver Post
    As mudanças de posições do sistema de ventilação do ar tbem usam o sistema de vácuo, por isso esta mangueirinha entrando pra dentro do painel.

    X2. Respondida a sua pergunta pelo Miguelcps.

    Abç.
  • 15/06/2014, 19:23
    wagnermazur
    Mas então. Onde fica essa válvula de vácuo? Pois já desmontei o paralama do passageiro, e não encontrei a válvula, a não ser que ela foi removida pelo antigo dono..
  • 15/06/2014, 20:22
    miguelcps
    Nao tenho muito conhecimento, mas esta peça nao faz parte tbem do sistema de vacuo, já verificou ?

    http://img718.imageshack.us/img718/9130/egrranger.jpg
  • 15/06/2014, 20:47
    miguelcps
    Da uma lida neste topico, se ainda nao leu quem sabe pode ajudar:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...-de-vacuo.html
  • 15/06/2014, 20:59
    miguelcps
    Mais algumas fotos:

    http://i.ebayimg.com/00/s/MTYwMFgxMj...Sx6GB/$_57.JPG

    http://i.ebayimg.com/00/s/MTIwMFgxNj...Sx6F1/$_57.JPG


    http://i.ebayimg.com/00/s/MTYwMFgxMjAw/z/xzIAAOxyVLNSx6Fx/$_14.JPG
  • 15/06/2014, 21:19
    rfdex
    Vou falar uma coisa: isso é o que dá. O consumidor (nós) temos que sair remendando as cagadas do fabricante. Por que não fazem um maldito sistema de roda livre convencional, ainda que a automática? Criam problemas para vender as facilidades depois na concessionária. Mas termina que nem a concessionária consegue arrumar e depois fica a bucha para o proprietário. Sou fã nº1 de Ford, mas é por essas e outras que a Toyota se tornou símbolo de rusticidade no mundo. A título de curiosidade, leiam o artigo indicado por um colega no fórum da Toyota: http://www.newsweek.com/why-rebel-gr...ta-hilux-74195 . Abraços
  • 16/06/2014, 01:26
    wagnermazur
    Opa miguelcps, já tinha visto esse tópico que você citou. Minha Ranger é motor 2.5 Diesel, diferente do motor das fotos. Repare que essa válvula das fotos fica próximo ao reservatório de fluído de freio, na minha Ranger não encontrei essa válvula.

    Pesquisando no site do MercadoLivre encontrei uma vávula igual essa e perguntei ao vendendor se servia na Ranger 2.5 TB Diesel, e ele falou que essa válvula é só para motor a gasolina.

    Tá dificil encontrar o que está mantendo o vácuo ligado direto!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 14:46.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy