x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23
  • #1
    Usuário
    Entrada
    09/01/2014
    Local
    São Mateus do Sul/PR
    Idade
    37
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0

    Vácuo direto na roda livre da Ranger 1998 4x4 é normal?




    Olá amigos.

    Estou com um problema na tração 4x4 da minha ranger 4x4. Pesquisei aqui no site mas não achei situação parecida.

    As rodas dianteiras estão engatadas direto, fazendo o cardã da tração dianteira girar direto. Como meu cardã não é o original, foi retirado aquele bolachão e soldado uma treseta no lugar, a camionete fica bom barulho e vibração na faixa de 60 a 100km/h.

    Ao desmontar com o mecânico, retiramos a mangueirinha de vácuo que aciona a Roda Livre e ela fica fazendo vácuo direto, independente de estar em 4x2 ou 4x4. Isso é normal?

    Se não for normal, alguem pode me indicar a peça que pode estar defeituosa?

    Obrigado desde já!

  • #2
    Usuário
    Entrada
    09/01/2014
    Local
    São Mateus do Sul/PR
    Idade
    37
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    Li em um tópico aqui do fórum que para ligar a tração o vácuo fica ligado por 40 segundos, e para desligar a tração o vácuo fica ligado por 20 segundos. Se na minha o vácuo fica ligado direto, o problema é no que?

    Abraços!

  • #3
    pra vcs a melhor soluçao é utilizar rodas livres avm, acaba com toda dor de cabeça
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #4
    Usuário
    Entrada
    18/12/2012
    Local
    Porto alegre/RS
    Idade
    48
    Posts
    142
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por wagnermazur Ver Post
    Li em um tópico aqui do fórum que para ligar a tração o vácuo fica ligado por 40 segundos, e para desligar a tração o vácuo fica ligado por 20 segundos. Se na minha o vácuo fica ligado direto, o problema é no que?

    Abraços!
    Q ano e sua ranger ?
    Explorer Tuff 4.0 v6 ex automatica

  • #5
    Usuário
    Entrada
    09/01/2014
    Local
    São Mateus do Sul/PR
    Idade
    37
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    Opa, minha Ranger é ano 1998, caçamba 7 pés.

    Quanto a utilizar as rodas livres AVM, queria tentar resolver o problema, se não conseguir vou ter que instalar elas mesmo.

    Alguém sabe se é normal ficar fazendo vácuo direto nas mangueirinhas que chegam no cubo?

    Valeu!

  • #6
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por wagnermazur Ver Post
    Opa, minha Ranger é ano 1998, caçamba 7 pés.

    Quanto a utilizar as rodas livres AVM, queria tentar resolver o problema, se não conseguir vou ter que instalar elas mesmo.

    Alguém sabe se é normal ficar fazendo vácuo direto nas mangueirinhas que chegam no cubo?

    Valeu!
    Olha, a melhor solução mesmo para o seu caso é:

    1-) Eliminar a roda livre. Tem um esquema aqui mesmo no forum para bloquear a roda livre. O incremento no consumo é marginal (especialmente no diesel) e a confiabilidade é de 100%

    2-) Trocar o cardã. Esse esquema de trizeta vibra mesmo e não presta. Mas não precisa voltar para o bolachão. Basta comprar um cardã com sistema de ponto e luva bem balanceado que não vibra, mesmo girando 100% do tempo. Na minha ex. Ranger sem roda livre, fiz isso e testei pra valer, chegando a 180km/h morro abaixo sem qualquer anormalidade (apenas para teste...e foi em linha reta!!!!)

    Dá uma olhada aqui para a questão do cardã: http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...2001-a-11.html (Eixo cardã dianteiro da Ranger 2001.)

    E eliminando a RL: http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...r-station.html (Rodas Livres Rangers 98/99 e 99/00 - Artigo extraido do site "The Ranger Station")

    Abs!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #7
    Usuário
    Entrada
    09/01/2014
    Local
    São Mateus do Sul/PR
    Idade
    37
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    Opa Daniel, já pensei em fazer isso, travar as RL e trocar o cardã, já tinha até visto esse aqui:

    Cardan Da Tração Dianteira Ranger 4x4 Todos (nacionalizado) - R$ 589,00 no MercadoLivre

    Porém queria deixar isso como segunda opção, queria entender melhor esse sistema de vácuo de acionamento das RL, tenho pesquisado bastante sobre isso porém está dificil de conseguir informações.

    Talvez trocando a válvula de vácuo meu problema se resolva, porém gostaria que alguém que já mexeu com isso me passasse mais informações.

    Colocando uma mangueirinha e sugando com a boca, as RL engatam e desengatam beleza, ou seja, acho que elas estão ok.
    Só acho estranho o vácuo ficar ligado direto, independentemente de estar em 4x2 ou 4x4.

    Mas se não conseguir resolver, certamente vou trocar o cardã e andar com as RL travadas mesmo.

    Abraços.

  • #8
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    O cardã, pelo que você falou, vai ter que trocar de todo jeito pois ele está desbalanceado. E com o 4x4 ligado ele vai vibrar e essas coisas não podem vibrar sob pena de aparecer trincas e problemas no conjunto de transmissão.

    Sugeri a Prudente Cardãs (sem fazer propaganda) porque eu e outros foristas tivemos experiências boas com o produto e o atendimento dele. Sugiro que pegue uma peça de procedência para poder reclamar caso necessite.

    Com relação ao vácuo...não tenho certeza, mas deve ter alguma valvla engripada, sei lá. Eu, como te falei, partiria para travar a roda livre direto.

    Abraços

    Abs!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #9
    Usuário
    Entrada
    09/01/2014
    Local
    São Mateus do Sul/PR
    Idade
    37
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    Então Daniel, dei uma olhada no site "cardanzeiro" e o cardã é até mais barato que o anunciado no MercadoLivre. Acho que não tem erro né, instalando esse aí as vibrações e barulho vão cessar né? Vou ter que pedir pelos Correios, pois sou do interior do Paraná.

    Quanto ao vácuo, será que com ele ligado (fazendo vácuo) direto, todo tempo, as rodas livres vão ficar sempre engatadas? De repente só o troco o cardã e nem mexo em mais nada..

    Ah, desmontei a proteção embaixo do paralama lado do passageiro hoje de manhã, encontrei o bujãozinho que, imagino eu, sirva para acumular o vácuo. Porém não encontrei a tal válvula de vácuo, tinha ouvido falar dela em outros tópicos aqui do fórum. Alguém poderia me indicar onde fica tal válvula?

    Obrigado!

  • #10
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    Wagner;

    Quer um conselho? Esquece essa válvula, esquece o sistema a vácuo. Nem a Ford acredita nele. "Elimine" a roda livre e seja feliz!

    Quanto ao cardã, eu sou do interior de São Paulo (Garça) e o cardã levou dois dias para chegar. Testei minha Ranger até os 180km/h numa descida e nenhuma vibração. E olha que sou chato pra caramba!

    A unica mudança foi que o 4x4 precisou de mais tempo para desengrenar no chão mais firme. Mas não é nada demais!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #11
    Usuário
    Entrada
    18/12/2012
    Local
    Porto alegre/RS
    Idade
    48
    Posts
    142
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por wagnermazur Ver Post
    Então Daniel, dei uma olhada no site "cardanzeiro" e o cardã é até mais barato que o anunciado no MercadoLivre. Acho que não tem erro né, instalando esse aí as vibrações e barulho vão cessar né? Vou ter que pedir pelos Correios, pois sou do interior do Paraná.

    Quanto ao vácuo, será que com ele ligado (fazendo vácuo) direto, todo tempo, as rodas livres vão ficar sempre engatadas? De repente só o troco o cardã e nem mexo em mais nada..

    Ah, desmontei a proteção embaixo do paralama lado do passageiro hoje de manhã, encontrei o bujãozinho que, imagino eu, sirva para acumular o vácuo. Porém não encontrei a tal válvula de vácuo, tinha ouvido falar dela em outros tópicos aqui do fórum. Alguém poderia me indicar onde fica tal válvula?

    Obrigado!
    viu minhas respontas wagner
    Explorer Tuff 4.0 v6 ex automatica

  • #12
    Usuário Avatar de Thiago Serpa
    Entrada
    05/03/2004
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    43
    Posts
    405
    Agradecimentos: 0
    Eu troquei as rodas livres da Ranger pelas AVM. Nos primeiros meses de uso só alegria. Simplicidade no acionamento, eficiencia, sem falhas. Depois de uns meses a roda livre do lado esquerdo saiu voando na rodovia. Infelizmente não a encontrei de novo (estava utilizando sem a calotinha). Parece que havia uma folga no conjunto da transmissão. Agora, depois de dois anos saiu a do lado direito, mas como estava com a calotinha ela ficou presa dentro. Ao contrario de outros modelos este em específico usa travas para a fixação ao invés de parafusos, por isso a fixação fica prejudicada. Posso ter dado azar mas fica o relato. Ja vi o caso de outra pessoa aqui no forum que teve o mesmo problema. Penso que o "deduto" utilizando de forma manual a roda livre original é a mais eficiente. Na epoca não fiz isso porque a Roda livre esquerda estava danificada.
    Ranger XLT 3.2 auto - Brejera
    Ranger XLT 4.0 V6 1998 - Brejera Power

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 26
      Última resposta: 20/05/2012, 17:13
    2. Motor Ranger falhando e roda livre Ranger 98
      Por Badulaca no fórum Ford
      Respostas: 12
      Última resposta: 30/09/2010, 08:11
    3. roda livre p/ ranger
      Por renzo no fórum Ford
      Respostas: 32
      Última resposta: 30/04/2010, 19:48
    4. Roda Livre Ranger
      Por lucasam no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 02/07/2008, 17:28
    5. roda livre ranger 4x4 98
      Por raphavet no fórum Ford
      Respostas: 10
      Última resposta: 15/03/2007, 18:47

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade