x
Convex Datacenter
Página 1 de 10 12345678910 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 113
  • #1
    Usuário Avatar de Ivan Luiz
    Entrada
    11/12/2013
    Local
    Umuarama/PR
    Idade
    51
    Posts
    85
    Agradecimentos: 0

    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.




    Boa noite!

    Tenho uma F1000 Supercab a pouco mais de um ano, e já peguei ela com motor Cummins e câmbio FSO 4305 B adaptados.
    Mas como nada é tão bom que não possa melhorar, aos poucos estou tirando umas falhas que o antigo proprietário deixou.
    Recentemente troquei o tanque original da 4.9 a gasolina pelo tanque da diesel, porque o marcador não marcava cheio e o pescador não puxava o diesel quando o tanque estava com nivel baixo e a camioneta parada numa subida.
    Troquei a relação 2,72 que estava muito longa por uma 3,07.
    Adaptei cubos flutuantes no Dana 46, porque apesar de eu só andar leve, numa revisão anterior as duas pontas de eixo estavam ligeiramente tortas, o que indica que ela já andou pesada.
    Refiz o escapamento em 3' porque ele sai em 2'1/2, fazia uma curva de 90º em 2'1/4 pra então retornar para 2'1/2.
    Resumindo, onde foi adaptado, sempre tem um detalhezinho para corrigir.
    Agora que revisei câmbio e diferencial só esta restando dar uma futucada na frente dela.
    O intercooler foi instalado meio baixo, a metade dele fica escondida pelo parachoque, o pessoal que meche com ar-condicionado, diz que ficou bom porque pega mais vento no condensador, mas no meu entender pra ter meio intercooler é melhor não ter, pelo menos a turbina enche mais rápido. Já andei pensando até em fazer umas entradas de ar no parachoque, mas o melhor sem duvida será subir o intercooler.
    A dúvida: Poderá comprometer o funcionamento do ar-condicionado? Em veículos de fábrica com intercooler, ele fica na frente do condensador?
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-lateral.jpg
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-motor.jpg
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-carcarca.jpg
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-cubos.jpg
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-pontadeeixo.jpg
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-pontaeixo.jpg
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-cubomontado.jpg
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-intercooler.jpg

  • #2
    Usuário Avatar de Ramon Pires
    Entrada
    24/08/2010
    Local
    Cruz Alta/RS
    Idade
    42
    Posts
    787
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Ivan Luiz Ver Post
    Boa noite!

    Tenho uma F1000 Supercab a pouco mais de um ano, e já peguei ela com motor Cummins e câmbio FSO 4305 B adaptados.
    Mas como nada é tão bom que não possa melhorar, aos poucos estou tirando umas falhas que o antigo proprietário deixou.
    Recentemente troquei o tanque original da 4.9 a gasolina pelo tanque da diesel, porque o marcador não marcava cheio e o pescador não puxava o diesel quando o tanque estava com nivel baixo e a camioneta parada numa subida.
    Troquei a relação 2,72 que estava muito longa por uma 3,07.
    Adaptei cubos flutuantes no Dana 46, porque apesar de eu só andar leve, numa revisão anterior as duas pontas de eixo estavam ligeiramente tortas, o que indica que ela já andou pesada.
    Refiz o escapamento em 3' porque ele sai em 2'1/2, fazia uma curva de 90º em 2'1/4 pra então retornar para 2'1/2.
    Resumindo, onde foi adaptado, sempre tem um detalhezinho para corrigir.
    Agora que revisei câmbio e diferencial só esta restando dar uma futucada na frente dela.
    O intercooler foi instalado meio baixo, a metade dele fica escondida pelo parachoque, o pessoal que meche com ar-condicionado, diz que ficou bom porque pega mais vento no condensador, mas no meu entender pra ter meio intercooler é melhor não ter, pelo menos a turbina enche mais rápido. Já andei pensando até em fazer umas entradas de ar no parachoque, mas o melhor sem duvida será subir o intercooler.
    A dúvida: Poderá comprometer o funcionamento do ar-condicionado? Em veículos de fábrica com intercooler, ele fica na frente do condensador?
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-lateral.jpg

    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-carcarca.jpg
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-cubos.jpg
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-pontadeeixo.jpg
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-pontaeixo.jpg
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-cubomontado.jpg
    F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.-intercooler.jpg

    Primeiro parabéns pelo sistema de cubos, ainda nao havia visto assim em uma F1000...
    Quanto ao intercooler, se tiver a possibilidade, levante ele o quanto puder, e pra compensar, instale uma ventoinha elétrica na frente dos radiadores, que nao vai ter problema...
    F-1000 4x4 TDi

  • #3
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Put@ Q Partiu!!!! Muito linda essa tua F!

    Com o diferencial 3,07:1, a 100km/h, a quantos rpm está o motor?
    Esse sistema de eixo flutuante com rolamentos blindados eu também nunca tinha visto.


    Quanto ao intercooler, com o pé embaixo ele chega a 120°C. Na F1000 HSD e Rangers, o intercooler fica atrás do condensador ao lado do radiador de água. Se colocar na frente do condensador, o AC não vai gelar a contento quando pisar mais forte no acelerador. Mas se colocar um par de ventoinhas elétricas na frente dos radiadores, é provável que melhore tanto o intercooler como o próprio AC.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    Usuário Avatar de drosssor51
    Entrada
    18/07/2013
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    39
    Posts
    1,500
    Agradecimentos: 0
    Bom dia Ivan.

    Parabéns pela sua F.... Tá lindona..!

    Esse cummins é um P*$#@ motor...e o câmbio.. monstro também...kk
    O cubo flutuante muito me agrada, nunca tinha visto um dana 46 adaptado.... é comum nos dana 44.. mas no 46 é novidade.

    Sobre o intercooler..... para mim o a/c tem que funcionar direito....... e é comum o intercooler atras do condensador....
    Vi na foto, que seu motor já esta com uma hélice de várias pás.....não sei se com embreagem viscosa ou direto no motor, mas se melhorar o funcionamento dela não precisará de nada elétrico....

    abç
    Toyota Etios XLS 1.5 2014 - Maça do Amor
    EX - Fiat Strada Trekking C.E 1.4 A Miúda
    EX - F-1000 4x2
    94/95 - O FORDÃO (deixou saudades)

  • #5
    Usuário Avatar de Ivan Luiz
    Entrada
    11/12/2013
    Local
    Umuarama/PR
    Idade
    51
    Posts
    85
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Put@ Q Partiu!!!! Muito linda essa tua F!

    Com o diferencial 3,07:1, a 100km/h, a quantos rpm está o motor?
    Não sei ao certo, vou ter que acertar contagiros por que ele esta marcando a menos, mas acabou o buraco que ficava entre as trocas de marchas.
    Quero acertar o contagiros e o intercooler para então ver se mecho na regulagem da BI. A turbina chega até 1.3 de pressão. Queria por 1.5, quanto o Cummins aguenta sem riscos?

  • #6
    Usuário Avatar de Ivan Luiz
    Entrada
    11/12/2013
    Local
    Umuarama/PR
    Idade
    51
    Posts
    85
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    Bom dia Ivan.
    Sobre o intercooler..... para mim o a/c tem que funcionar direito....... e é comum o intercooler atras do condensador....
    Vi na foto, que seu motor já esta com uma hélice de várias pás.....não sei se com embreagem viscosa ou direto no motor, mas se melhorar o funcionamento dela não precisará de nada elétrico....
    Ela esta com a hélice direta, a propósito tem alguma vantagem a embreagem viscosa?

  • #7
    Usuário Avatar de drosssor51
    Entrada
    18/07/2013
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    39
    Posts
    1,500
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Ivan Luiz Ver Post
    Não sei ao certo, vou ter que acertar contagiros por que ele esta marcando a menos, mas acabou o buraco que ficava entre as trocas de marchas.
    Quero acertar o contagiros e o intercooler para então ver se mecho na regulagem da BI. A turbina chega até 1.3 de pressão. Queria por 1.5, quanto o Cummins aguenta sem riscos?
    Ivan, deves procurar pelo painel de instrumentos da F250 que saiu originalmente com esse cummins, a adaptação dele completo é possível, inclusive já postaram um F1000 com o painel de instrumentos completo de um F250, o difícil é saber onde foi postado...... kkk


    Citação Postado originalmente por Ivan Luiz Ver Post
    Ela esta com a hélice direta, a propósito tem alguma vantagem a embreagem viscosa?
    Rapaz.... tem muitas vantagens em motores de alta rotação, mas nos nossos motores, não faz falta nenhuma.

    Penso que a emb. viscosa "alivia" o motor durante a aceleração (responde mais rápido), elimina muito o ruido da hélice, praticamente zera.... e para um veículo que trabalha sempre em movimento (uma picape, não um trator) ele ventila somente quando é necessário......

    Por outro lado, a emb. viscosa custa caro bagarai e o ventilador direto nunca trará dor de cabeça......

    Se alguém quiser complementar alguma coisa ou alguma opinião diferente sobre embreagem viscosa.. por favor!!!
    Toyota Etios XLS 1.5 2014 - Maça do Amor
    EX - Fiat Strada Trekking C.E 1.4 A Miúda
    EX - F-1000 4x2
    94/95 - O FORDÃO (deixou saudades)

  • #8
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    O meu MWM X-10 está com 2bar há alguns anos. O cummins também aguenta isso sem problemas. Mas não mexe na turbina, apenas no débito de diesel que a pressão sobe.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    49
    Posts
    4,204
    Agradecimentos: 23
    Ivan,

    Parabens pela F1000....muito linda.

    Fiquei com a mesma curiosidade dos demais qto ao flutuante traseiro.
    Muito bem feito.

    Coloca mais detalhes:
    - Quem fez?
    - Que rolamento tá usando?

    Se tiver um desenho do conjunto em CAD então!!! Matou a pau!

    []'s

  • #10
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    Ivan, deves procurar pelo painel de instrumentos da F250 que saiu originalmente com esse cummins, a adaptação dele completo é possível, inclusive já postaram um F1000 com o painel de instrumentos completo de um F250, o difícil é saber onde foi postado...... kkk




    Rapaz.... tem muitas vantagens em motores de alta rotação, mas nos nossos motores, não faz falta nenhuma.

    Penso que a emb. viscosa "alivia" o motor durante a aceleração (responde mais rápido), elimina muito o ruido da hélice, praticamente zera.... e para um veículo que trabalha sempre em movimento (uma picape, não um trator) ele ventila somente quando é necessário......

    Por outro lado, a emb. viscosa custa caro bagarai e o ventilador direto nunca trará dor de cabeça......

    Se alguém quiser complementar alguma coisa ou alguma opinião diferente sobre embreagem viscosa.. por favor!!!
    Então....antigamente os ventiladores tinham menos pás (as F-4000 226 tinham 4 pás) e podiam ficar ligados direto. Hoje eles tem mais eficiencia, mais pás e dai a necessidade de acoplamento viscoso.

    Atualmente até caminhões estão vindo com acomplamento viscoso e ventilador de multiplas pás.

    O grande X é que no caso das nossas picapes com ar condicionado, o sistema todo sofre no transito. O ar não resfria direito pois não há circulação forçada de ar pelo condensador. As S-10 tinham uma ventoinha para forçar a passagem de ar, mas a Hilux e a Ranger não. E ai sofria o ar condicionado (trabalhando sob alta pressão) e os passageiros com um ar que não refrigerada direito.

    Pensei em colocar um acomplamento viscoso na F- mas achei conveniente deixar do jeito que está por causa do Ar COndicionado!

    []s
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #11
    Usuário Avatar de Waldir Carlos
    Entrada
    08/01/2007
    Local
    Aracaju/SE
    Idade
    65
    Posts
    5,054
    Agradecimentos: 2
    Ivan, belho trabalho. Parabéns! Manda reposicionar o IC. Na minha F-1000, ficou assim:






    []s
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]


  • #12
    Usuário Avatar de Ivan Luiz
    Entrada
    11/12/2013
    Local
    Umuarama/PR
    Idade
    51
    Posts
    85
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    O meu MWM X-10 está com 2bar há alguns anos. O cummins também aguenta isso sem problemas. Mas não mexe na turbina, apenas no débito de diesel que a pressão sobe.
    É isso mesmo, não fui claro no meu post. O bombista que revisou pra mim até comentou que ele não tinha reparado que ela tinha IC, senão ele já teria deixado mais aberta.

    Citação Postado originalmente por Rodrigo Baratti Ver Post
    Ivan,

    Parabens pela F1000....muito linda.

    Fiquei com a mesma curiosidade dos demais qto ao flutuante traseiro.
    Muito bem feito.

    Coloca mais detalhes:
    - Quem fez?
    - Que rolamento tá usando?

    Se tiver um desenho do conjunto em CAD então!!! Matou a pau!

    []'s
    Então... fui eu mesmo que fiz, o rolamento é do Iveco Daily, mede 55 mm interno, 90 mm externo e 60 mm de altura. A princípio eu ia usar o cubo e os rolamentos da Bandeirantes, mais ficar revisando folga e engraxando cubo não me anima muito.
    Só não fiz na dianteira tbm por que estava com pressa pra montar.
    Os desenhos não estão em CAD, estão todos em saquinho de pão, hehehe.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 25
      Última resposta: 18/12/2012, 21:58
    2. Preciso de ajuda- intercooler Sportage
      Por jrsilva no fórum Kia Sportage
      Respostas: 2
      Última resposta: 17/10/2012, 07:43
    3. intercooler f-1000
      Por gerson barreiro no fórum Ford
      Respostas: 7
      Última resposta: 31/01/2012, 08:59
    4. Ajuda com valor - Ranger Supercab 2.8
      Por virtuhal no fórum Ford
      Respostas: 2
      Última resposta: 10/03/2008, 12:33

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade