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Convex Datacenter
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  • #1
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    Combio - dificuldades engatar 1º marcha




    Olá pessoal,

    Sou novo no grupo, porém estou sempre lendo os posts aqui do forum....
    e estou precisando de uma ajuda.


    Tenho uma ranger 1998 CS v6 4.0 4x2
    Estou com um problema no cambio, que tenho dificuldades ao parar num semaforo de engatar a 1º marcha, as vezes tenho q sair em segunda.

    Lendo aqui no forum já fiz alguns procedimentos, como o de trocar o oleo de caixa de cambio pelo oleo texamatic ||| (como não achei esse oleo fui pelo manual e coloquei um oleo ATF). Alias a troca foi importante pois o oleo que estava na caixa estava muiito velho.

    Após trocar o oleo, o problema sumiu... melhorou 100%... porém agora após 10 dias o problema voltou a aparecer.

    Verificações já feitas:
    -Nível óleo embreagem -> Ok
    -Níve óleo cambio -> Ok (foi trocado, porém não achei o Texamatic
    III usei um ATF conforme o manual)
    -Embreagem não está patinando.
    -Consultei 2 mecanicos, um disse que é defeito da embreagem, o outro disse que só desmontando para ver... porém acha que é defeito da embreagem.

    O que mais pode ser ?
    Ou será que devo mesmo fazer o troca da embreagem ?

    Obrigado.

  • #2
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Eu concordo com o seu mecanico. Pode ser embreagem.

    Experimente trocar o óleo do cambio de novo.

    Procure qualquer óleo com a especificação DEXTRON III. Procure por:

    Texaco: Texamatic 7045E
    Shell: Shell Donax TG
    Petrobrás: Lubrax OH49X
    Ipiranga: Isamatic III
    Valvoline: Valvoline ATF Dextron III/Mercon

    Segundo a EATON, no manual do Cambio FSO2405 (Ranger diesel pós 2001), dificuldade de engate em primeiro lugar ou é embreagem ou óleo lubrificante incorreto. Ai depois ele passa para desgaste nos sincronizadores, torre de comando, etc.

    Acredito que a mesma regra valha para o Mazda.

    Um abraço!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #3
    Murdock, tenho insistido que às vezes o disco de embreagem e platô estão bons, mas o rolamento do eixo do prisma (centro do volante do motor) está emperrando, até travar (aí funica o eixo). Inicia dificultando o engate de alguma(s) marcha(s), depois não engata mais nada.
    Peça pro mexânico verificar isso.
    Abraços
    Anthon

  • #4
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Murdock, tenho insistido que às vezes o disco de embreagem e platô estão bons, mas o rolamento do eixo do prisma (centro do volante do motor) está emperrando, até travar (aí funica o eixo). Inicia dificultando o engate de alguma(s) marcha(s), depois não engata mais nada.
    Peça pro mexânico verificar isso.
    Abraços
    Anthon
    Boa Analise!!!

    Bucha ou rolamento do volante gasto ou danificado

    Substituir - Conforme instruções do manual do veículo

    O trecho em negrito eu extrai do manual da transmissão EATON FSO2405

    Abs!!!
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  • #5
    Shimomoto, o diferencial da minha Ranger é Visteon, e nele tem uma etiqueta original gravado: 75W140 Syntetic, mas está muito difícil encontrar esse óleo. Já substituí por mineral Texaco 80W90, segundo o Manual e os colegas . Pergunto se não seria melhor o 85W140 que é mais fácil de ser encontrado, e que está R$ 11,00/litro ?
    Abraços
    Anthon
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  • #6
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    Bom, seguindo recomendações ontem fiz troca do oleo de cambio usando o:
    Texaco: Texamatic 7045E
    Vamos ver agora como vai se comportar

    aproveitando, qual o oleo correto para uso no diferencial da Ranger 4x2 98 (v6) ?

  • #7
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Shimomoto, o diferencial da minha Ranger é Visteon, e nele tem uma etiqueta original gravado: 75W140 Syntetic, mas está muito difícil encontrar esse óleo. Já substituí por mineral Texaco 80W90, segundo o Manual e os colegas . Pergunto se não seria melhor o 85W140 que é mais fácil de ser encontrado, e que está R$ 11,00/litro ?
    Abraços
    Anthon
    Anthon;

    Honestamente eu acredito que não tenha erro usar o 85W140. 75W140 é meio mosca branca de achar....Mas tenta colocar óleo sintético no diferencial. E assegure que é API-GL-5. O GL-4 é inferior.

    Um abração
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por Murdockbr Ver Post
    Bom, seguindo recomendações ontem fiz troca do oleo de cambio usando o:
    Texaco: Texamatic 7045E
    Vamos ver agora como vai se comportar

    aproveitando, qual o oleo correto para uso no diferencial da Ranger 4x2 98 (v6) ?
    Murdock (por acaso voce assistia Esquadrão Classe A???)

    O diferencial das V-6 até 2001 é Visteon. Ai usa o mesmo óleo citado pelo Anthon.

    Os diferenciais Dana 44 usam 75W90 GL-5 sintético.

    Abs!!!
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  • #9
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    Fala Daniel.Shimomoto!

    Isso mesmo, assistia sim e ganhei esse apelido em função do Esquadrão Classe A.
    Bom então o oleo pode ser o 85W140.. soh fiquei na duvida.... se é o sintético ou o mineral?

  • #10
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por Murdockbr Ver Post
    Fala Daniel.Shimomoto!

    Isso mesmo, assistia sim e ganhei esse apelido em função do Esquadrão Classe A.
    Bom então o oleo pode ser o 85W140.. soh fiquei na duvida.... se é o sintético ou o mineral?
    Murdock;

    O ideal é sintético. Eles costumam ser mais aditivados que os minerais. São meio salgadinhos (da ultima vez paguei R$20,00/L) mas vale a pena.

    Abs!!!
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  • #11
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    Olá pessoal tudo bem? Eu estou com o mesmo problema da primeira não entrar, oque poderia ser? a primeira entra as vezes com facilidade as vezes não, ai tenho que colocar qualquer outra marcha e depois a primeira entra tranquilo sem raspar (nunca raspou) se eu tirar o pé da embreagem já volta o tal problema também... Não me parece grave mais alguém poderia me ajudar... A minha ranger é uma 2003 2.8 diesel 4x4... Vlw a força.

  • #12
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    Luizaogyn, já experimentou apertar mais vezes o pedal antes de engatar a marcha para ver se entra com mais facilidade? Se isto ocorrer, provavelmente o problema é na bomba de embreagem. Verificou se tem algum vazamento por baixo do carro (não necessariamente chega a melar o chão)?

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