x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 4 de 4
    Usuário
    Entrada
    15/09/2013
    Local
    Santa Rosa/RS
    Agradecimentos: 0

ranger x câmbio explorer

Olá pessoal,

Sou novo por aqui e me cadastrei por ser mais um amante do mundo 4x4, afim de aprender sempre com quem já está nesse meio. Um dos principais motivos da minha inscrição é o seguinte fato: À 3 anos e 10 meses sofri um acidente de trânsito voltando do trabalho, o que me deixou tetraplégico. Recuperei alguns movimentos (passando a ser tetraparético), e ando louco pra dirigir. Pois bem, existem adaptações para pessoas como eu dirigirem qualquer veículo, mas infelizmente tenho algumas limitações. Estava à procura de um veículo no qual eu pudesse entra "com cadeira e tudo", sem a necessidade de levar mais pessoas comigo (afinal, que autonomia eu terei se preciso levar alguém para me "carregar e descarregar" do veículo? ) e vi na ford ranger cabine estendida a opção ideal pra mim ter um veículo no qual eu não preciso ser arrastado pra dentro. Pois bem, procurando internet afora, deparei-me com o primeiro problema: ELA NÃO TEM CÂMBIO AUTOMÁTICO! E esta é uma das tralhas que mais preciso, pois sem isso o nosso adorável DETRAN não permite que eu faça a minha habilitação. È requisito fundamental!(pra ferrar mais o caderante!!!) Então fui pesquisar qual câmbio serviria nela, e segundo soube, o câmbio da ford explorer "serve". Eis a dúvida: O v6 da ranger é o mesmo da explorer? Será que serve mesmo? É um câmbio confiável? Pedi um orçamento para uma revenda de peças usadas e o vivente me pediu 6.500,00 reais só pelo câmbio, sem o restante que vou precisar (alavanca na coluna de direção, o painel, essas coisas) Quase tive um troço!!! Eu imaginava que fosse caro, mas não tanto!!! Então recorro aos amigos do fórum pra saber se as informações conferem. Toda e qualquer informação será muito bem-vinda. Desde já agradeço à todos.

A coisa mais sensata a fazer é vc vender a picape e comprar uma Explorer ou uma Cherokee Sport (XJ), que está na mesma faixa de preço e consumo, além de ser AT também.

O que já viu foi o contrario, pessoas tirando cambio AT de Explorer e colocando o Manual da Ranger, nunca vi essa adaptação de forma inversa, principalmente pq o cambio AT tem módulo, alavanca na coluna, conversor de torque, etc etc....

Já vi esse cambio AT de Explorer por 3 mil no mercado, um master kit de repara pra essa cambio é por volta de 500 dólares nos EUA onde é fácil de encontra-lo. Além disso a Ranger e a Explorer compartilham várias peças, inclusive o motor (Ranger 98/2001 e Explorer 96/2000) é sim o mesmo V6 OHV de 163 cavalos.

Bao sorte ai. Abs
    Ranger 02 CD 2.8 TGV, 3BL+2SL, 35"
    Ex:
    Troller 07 SFI 230cv+K&N, 3SL, 35" /
    Ex: Explorer 98 4x4 V6, 3BL+2SL, 35" / Ex: Ranger 98 4x2 CS V6, 2SL, 33"

Ta aí uma adaptação que ja pensei em fazer na minha STX, porém o custo iria ser bem elevado e não sei também como o detran e os "homi" daqui interpretariam esse tipo de adaptação. Pelo que andei fuçando, pelo menos na STX, ela é toda pronta pra receber cambio automatico e tração, dentro dos parametros estruturais, inclusive alguns chicotes extras. É possive? Pelo que vi é sim, agora vai do quesito grana e um bom mecanico pra juntar as peças do quebra-cabeças. Pra colocar a tração, pelo menos ao que vi na minha que é 97, vai precisar da suspensão e eixos da explorer até 94 pra coisa encaixar mais ou menos original, alem de ter de casar as relações dos diferenciais, ou trocar o diferencial traseiro também, que se eu não me engano é de 31 estrias contra 28 estrias da ranger (ambos Ford 8.8). Já parei, pensei bem e cheguei a conclusão que vou deixar ela original com suas rodinhas 14 e vou juntar $$ pra comprar alguma explorer até 94 pra poder fazer o que eu quero.

A vantagem das Ranger até 97 é que elas eram de modelo "americano" e lá tem muita Ranger AT rodando, muita mesmo, mas para baratear o projeto a brasileira ele tiraram o AT para nós brazucas.

Já as Ranges 98+ vieram da Argentina, e nunca tiverem essa pré preparação para cambio AT, então provavelmente vc tera mais problemas com elas...

O eixo Visteon/Ford 8.8 das ranger 98+ são 31 estriais, e são mais fortes que os Dana 44 30 estrias atuais.

Abs
    Ranger 02 CD 2.8 TGV, 3BL+2SL, 35"
    Ex:
    Troller 07 SFI 230cv+K&N, 3SL, 35" /
    Ex: Explorer 98 4x4 V6, 3BL+2SL, 35" / Ex: Ranger 98 4x2 CS V6, 2SL, 33"

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Câmbio Explorer
      Por aranha no fórum Ford
      Respostas: 40
      Última resposta: 08/08/2014, 08:00
    2. Ford explorer c/câmbio manual da ranger v6
      Por XANDE 4X4 no fórum Ford
      Respostas: 2
      Última resposta: 13/03/2012, 00:34
    3. Respostas: 1
      Última resposta: 19/12/2011, 08:05
    4. Cambio M5R1 Ranger/Explorer