Ola Pessoal,

Estava tentando resolver um problema sem ter de gastar uma fortuna "testando" peças novas.

Tenho uma Ranger 2008 Sport CS 2.3 gasolina com 92.000km, peguei o carro com 17.000km.

Recentemente foi feita a troca do óleo diferencial traseiro pelo original da Motorcraft 85W140. Ela rodou 4 dias sem problemas, depois começou com uma vibração que aparece entre 40 e 20 km/h.

Os sintomas:

A vibração só ocorre desacelerando, independente de estar engatada ou não.
Somente se frear, quando esta quase parando, entre 25km/h para menos, escuta-se leves pancadas no diferencial parecidas com aquelas quando engata marcha errada e o carro fica pulando.
De 100km/h até uns 50 e também somente em redução mesmo sem marcha engatada dá para escutar um "vrummm" e caso acione o freio o barulho aumenta.

Não existe folga no cardã e nem nas cruzetas. O carro foi alinhado e fez rodízio dos pneus e o problema não passou. Depois que o sintoma apareceu, o diferencial foi verificado mais uma vez, nada de desgaste, dentes lisos, coroa intacta, planetárias e satélites zeradas, na re-re-montagem o óleo foi trocado novamente e o sintoma persiste.

A única anomalia que ainda não resolvi é que ela esta travando mais a roda traseira direita em frenagens, mesmo leves. Não acho que o a troca de óleo gerou o problema. Seria possível algo no freio traseiro fazer isso, tipo um tambor ovalado ou coisa parecida? Se uma roda oscilasse na frenagem seria possível esse sintoma?

Já agradeço a ajuda de todos.