x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
    Usuário
    Entrada
    16/04/2013
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 0

Diesel x Gasolina (Uso em estrada)

Bom dia pessoal, venho acompanhando o forum a algum tempo e estou impressionando com a quantidade de informação, parabéns ao pessoal ai...
    Estou procurando minha primeira pickup, dei uma olhada no forum e optei pela ranger, agora tenho que escolher entre uma menos rodada a gasolina ou uma mais rodada e velhinha a diesel.....

Vou usar o carro pra rodar dentro da cidade mesmo (rodo pouco, trabalho perto de casa), e viagens sendo esse o motivo maior de pegar o carro, carregar algumas poucas coisas (umas latas de tinta, uns sacos de cimento, mas sem encher a caçamba )....nao vou usar o 4x4....

ai vem minha duvida cruel, na estrada em retomadas e pra andar bem o motor 2.3 a gasolina da ranger da conta do recado?
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Pedro Eduardo Patussi
    Entrada
    09/06/2011
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Citação Postado originalmente por guibit Ver Post
    Bom dia pessoal, venho acompanhando o forum a algum tempo e estou impressionando com a quantidade de informação, parabéns ao pessoal ai... Estou procurando minha primeira pickup, dei uma olhada no forum e optei pela ranger, agora tenho que escolher entre uma menos rodada a gasolina ou uma mais rodada e velhinha a diesel..... Vou usar o carro pra rodar dentro da cidade mesmo (rodo pouco, trabalho perto de casa), e viagens sendo esse o motivo maior de pegar o carro, carregar algumas poucas coisas (umas latas de tinta, uns sacos de cimento, mas sem encher a caçamba )....nao vou usar o 4x4.... ai vem minha duvida cruel, na estrada em retomadas e pra andar bem o motor 2.3 a gasolina da ranger da conta do recado?
    depende a velocidade ...e qt de peso vc vai carregar.... se tiver falando em 100~~120km/hr "vazia" é de boa.... se tiver falando 140~~160km/hr com 5 pião dentro e a caçamba lotado de saco de cimento...vai demora um parto pra desenvolve...ai q o torque do diesel faz a diferença...(embora q nenhuma das 2 vai ter nenhuma retomada satisfatoria com peso na caçamba...a essa velocidade...ai te recomendo partir pra silverado 6cil...f250 6cil...diesel...)
    Ranger XLT CD 2.8 4x4 2003
    NEW
    - Comet GTR 250cc; Perda Total - Ranger XLT 1999 CD 4x4 4.0 v6; Ex - Silverado 1997

Usuário Avatar de TarsoDL
    Entrada
    21/04/2009
    Local
    Itaqui/RS
    depois de ter uma diesel, não voltará para gasolina.. independente de sair mais caro o custo beneficio.
    Ranger 3.0 2009 Limited 4x4.

Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 30
    Pra peso não tem melhor que diesel...
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Agradecimentos: 2
    Tudo vai depender de saber escolher a VTR em melhor estado, pois usado é sorte, pode ter um Monte de vícios ocultos, eu no seu lugar procuraria de alguém que tenha todo o histórico de manutenção, dê preferência pelos particulares, mesmo sem ter a garantia da loja, a VTR geralmente é mais cuidada, claro que existem exceções, faça um test drive com calma em todas as opções do segmento diesel e gasolina, quanto mais antiga mais manutenção, independente do combustível, uma Ranger pro seu perfil se encaixa bem, com relação ao motor 2.3 dá conta legal do recado, pode ter menos torque que o diesel, mais com certeza é mais veloz, já vi muita gente chipando e tirando o limitador de velocidade, deve melhorar e muito as retomadas, no final a escolha é sua, o principal é não ter pressa, boa sorte!

Usuário Avatar de lfschmitz
    Entrada
    07/12/2008
    Local
    Indaial/SC
    Agradecimentos: 7
    Pela tua descrição de uso, a 2.3 16v Duratec é a melhor opção: muito mais barata de comprar e manter (manutenção, seguro, etc.), suspensão totalmente superdimensionada pro peso do motor, anda bem (150cv x 1480kg = relação peso/potência de ~10kg/cv, equivalente à de um New Fiesta 1.6 ou de um Toyota Etios 1.5).

Comprar carro diesel usado é uma loteria - estou há uns 3 meses tentando achar um pra mim (pois rodo muito) e só tenho achado carro muito usado (3-4 anos de uso com cara de 10 anos de uso). Habitualmente, quem compra carro diesel roda muito e, não raro, usa o carro para trabalho - afinal, é um utilitário - então, pode-se sempre esperar alta quilometragem e maior desgaste (NUNCA acredite em um hodômetro marcando 90mil km numa picape diesel com 10 anos de uso!!! Via de regra, quem compra picape diesel é quem roda mais de 30mil km/ano.)

A cabine dupla é 150kg (10%) mais pesada; relação peso x potência de 11kg/cv, semelhante à um Honda Fit 1.4.

Detalhe: a partir de 2008 já vem preparada pra instalar GNV (se achares necessário - pessoalmente, acho bobagem pra quem anda até 2000km/mês, pois é um carro mais econômico que um Astra 2.0). O consumo em cidade com trânsito MUITO pesado é cerca de 7km/L; em rodovia faz 9-11km/L dependendo do pé. No meu uso já fiquei um mês com uma XLS cabine simples e fiz, ao longo de 3mil km, média de 10,1km/L. Na cabine dupla, evidentemente, podes esperar consumo 10% maior.

Mais uma dica: fica mais fácil dar sugestões e opiniões se disseres quanto pretendes gastar, quanto peso e quantos passageiros carregas, quanto rodas por ano e que tipo de terreno enfrentas nas viagens.

Se o teu uso é com carga de até 600kg (equivalente, aproximadamente, a dez sacos de cimento mais três latas de tinta de 18L), com apenas um passageiro, rodando em estradas ruins mas sem atoleiros ou subidas íngremes com cascalho solto, percorrendo até 20mil km/ano, uma Ranger Sport ou XLS CS a gasolina atende perfeitamente tuas necessidades. Pessoalmente, acho um carro muito gostoso de dirigir, e por ser muito leve em relação à capacidade da suspensão, não precisas ter maiores receios ao encarar estradas esburacadas com carga (uma Ranger diesel 3.0 4x4 com dois ocupantes tem o mesmo peso de uma Sport com carga máxima).

Se, por outro lado, precisas carregar mais de 800kg, 3-4 passageiros e rodas 30mil km/ano ou mais, a história é outra.
    Ex-Tritons 2011 (Jabiraca) e 2015 (Jabiraca II)
    L200 Triton HPE 3.2 AT 2017 (Jabiraca III)
    F100 1978 (Jurema)
    - MWM 229-4 à espera de um milagre

Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
    Entrada
    12/03/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 5
    Tudo isso muito certo e justo.
    Só não experimenta pisar numa diesel turbinada porque é capaz de gostar e daí fu...
    Pela razão, gasolina. Ainda mais nos preços de diesel de hoje. Embora eu imagine que o pessoal vá logo logo dar um jeito nisso, daqui a pouco a gasolina dá uma subida boa pra desemparelhar novamente...

Usuário
    Entrada
    16/04/2013
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por lfschmitz Ver Post
    Pela tua descrição de uso, a 2.3 16v Duratec é a melhor opção: muito mais barata de comprar e manter (manutenção, seguro, etc.), suspensão totalmente superdimensionada pro peso do motor, anda bem (150cv x 1480kg = relação peso/potência de ~10kg/cv, equivalente à de um New Fiesta 1.6 ou de um Toyota Etios 1.5).

Comprar carro diesel usado é uma loteria - estou há uns 3 meses tentando achar um pra mim (pois rodo muito) e só tenho achado carro muito usado (3-4 anos de uso com cara de 10 anos de uso). Habitualmente, quem compra carro diesel roda muito e, não raro, usa o carro para trabalho - afinal, é um utilitário - então, pode-se sempre esperar alta quilometragem e maior desgaste (NUNCA acredite em um hodômetro marcando 90mil km numa picape diesel com 10 anos de uso!!! Via de regra, quem compra picape diesel é quem roda mais de 30mil km/ano.)

A cabine dupla é 150kg (10%) mais pesada; relação peso x potência de 11kg/cv, semelhante à um Honda Fit 1.4.

Detalhe: a partir de 2008 já vem preparada pra instalar GNV (se achares necessário - pessoalmente, acho bobagem pra quem anda até 2000km/mês, pois é um carro mais econômico que um Astra 2.0). O consumo em cidade com trânsito MUITO pesado é cerca de 7km/L; em rodovia faz 9-11km/L dependendo do pé. No meu uso já fiquei um mês com uma XLS cabine simples e fiz, ao longo de 3mil km, média de 10,1km/L. Na cabine dupla, evidentemente, podes esperar consumo 10% maior.

Mais uma dica: fica mais fácil dar sugestões e opiniões se disseres quanto pretendes gastar, quanto peso e quantos passageiros carregas, quanto rodas por ano e que tipo de terreno enfrentas nas viagens.

Se o teu uso é com carga de até 600kg (equivalente, aproximadamente, a dez sacos de cimento mais três latas de tinta de 18L), com apenas um passageiro, rodando em estradas ruins mas sem atoleiros ou subidas íngremes com cascalho solto, percorrendo até 20mil km/ano, uma Ranger Sport ou XLS CS a gasolina atende perfeitamente tuas necessidades. Pessoalmente, acho um carro muito gostoso de dirigir, e por ser muito leve em relação à capacidade da suspensão, não precisas ter maiores receios ao encarar estradas esburacadas com carga (uma Ranger diesel 3.0 4x4 com dois ocupantes tem o mesmo peso de uma Sport com carga máxima).

Se, por outro lado, precisas carregar mais de 800kg, 3-4 passageiros e rodas 30mil km/ano ou mais, a história é outra.

Vamos por partes... Primeiro obrigado a todos que responderam.... Estou considerando pegar a s10 flex tambem um amigo tem e indicou o que o pessoal diz?

Quando voce falou da relacao peso potencia de um honda fit 1.4 me preocupou, achei bem baixo... esse amigo tem unichip na s10 flex dele sera que melhora bem o desempenho?

Prentendo gastar ate uns 45 mil... com relacao ao peso seria algo em torno de 700 kg mesmo e dentro da cidade mesmo coisa de um bairro para outro, moro em BH e aqui tem umas ruas bem íngremes... nas viagens a maioria so eu e minha esposa mesmo e as malas que ela carrega kkkkkk rodo um pouco menos de 30 mil km por ano, e o terreno enfrentado nas viagens sao nossas belas estradas com remendos que mais parecem quebra molas, buracos, a estrada que uso passa muitos caminhões de minério intaum fica daquele jeito...
    4X4 Brasil

Entrada
    07/12/2008
    Local
    Indaial/SC
    Citação Postado originalmente por guibit Ver Post
    Vamos por partes... Primeiro obrigado a todos que responderam.... Estou considerando pegar a s10 flex tambem um amigo tem e indicou o que o pessoal diz?

Quando voce falou da relacao peso potencia de um honda fit 1.4 me preocupou, achei bem baixo... esse amigo tem unichip na s10 flex dele sera que melhora bem o desempenho?

Prentendo gastar ate uns 45 mil... com relacao ao peso seria algo em torno de 700 kg mesmo e dentro da cidade mesmo coisa de um bairro para outro, moro em BH e aqui tem umas ruas bem íngremes... nas viagens a maioria so eu e minha esposa mesmo e as malas que ela carrega kkkkkk rodo um pouco menos de 30 mil km por ano, e o terreno enfrentado nas viagens sao nossas belas estradas com remendos que mais parecem quebra molas, buracos, a estrada que uso passa muitos caminhões de minério intaum fica daquele jeito...
    Bom, nesse caso o cenário muda. Aparentemente, tens necessidade de uma cabine dupla ("a maioria" das viagens feita com duas pessoas significa que, eventualmente, também precisas levar mais passageiros). Por ser um carro maior e mais pesado, o motor diesel já começa a apresentar vantagens.
    Além disso, moras em uma cidade com muitos aclives/ladeiras e carregas algum peso nessas condições de relevo; nesse caso, um motor diesel representa uma grande diferença, pois habitualmente vem acomplado a um câmbio com relações de 1ª/2ª marchas curtas e tem muito mais torque que um motor Duratec, oferecendo melhor desempenho nas arrancadas.
    Uma Ranger Duratec cabine dupla com 600-700kg na caçamba e 4 ocupantes será desagradável de dirigir nesse tipo de terreno, e o consumo acabará ficando alto pelo fato do motor ser muito exigido.

Para ilustrar, como aparentemente não tens vivência na direção de utilitários, me parece adequado usar como referência o desempenho de automóveis "comuns". É uma questão essencialmente matemática; vejamos:
    (valores arredondados)
    - Na ponta do lápis, tua condição de uso dará quase 2600kg de PBT (~1650kg do carro + ~300kg de 4 passageiros + ~600kg na caçamba) para um motor de 150cv e 22kgfm de torque - relação peso/potência fraca (17kg/cv), e relação peso/torque de 120kg/kgfm (números semelhantes aos de um Siena 1.0 com três passageiros: desanimador).
    Fosse uma cabine simples com menos carga (~1500kg do carro + ~150kg de 2 passageiros + ~500kg na caçamba) o motor a gasolina daria conta do recado com relativa facilidade, pois seria um PBT de ~2150kg (peso/potência de 14kg/cv e peso/torque de 95kg/kgfm - números comparáveis ao de um Siena 1.6 16v com três passageiros). Logo se percebe que, numa cabine dupla, 150kg de passageiros e 150kg de peso do veículo a mais representam bastante coisa no comportamento dinâmico do carro.

Note que quando se fala em transportar carga, principalmente no momento de vencer a inércia inicial nas arrancadas, o número mais importante é a relação peso/torque. Por isso, caminhões pesados têm potência relativamente baixa, mas têm muito torque. A velocidade final é limitada pela falta de potência para vencer o arrasto aerodinâmico, mas o veículo sempre tem força para vencer a inércia - como se diz no interior, "não anda, mas não pára".

Na faixa de 40-45k, consegues uma Ranger cabine dupla 2.8 4x2 ano 2005. É um carro mais pesado (~1900kg), mas com um motor que oferece 38kgfm de torque. Carregado com 900kg (300kg de 4 passageiros + 600kg na caçamba), temos 2800kg de PBT, e uma relação peso/torque de menos de 75kg/kgfm - não será um bólido nas ultrapassagens, mas conseguirás arrancar em ladeiras e viajar a 120km/h sem grande sacrifício do motor. É um carro reconhecidamente robusto e razoavelmente econômico em consumo e manutenção - exceto no caso do seguro, que é uma facada.

(Peço desculpas pela extensão do post... sou meio prolixo e, quando me empolgo, escrevo sem parar...)
    F100 1978 (Jurema)

Usuário
    Entrada
    16/04/2013
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por lfschmitz Ver Post
    Bom, nesse caso o cenário muda. Aparentemente, tens necessidade de uma cabine dupla ("a maioria" das viagens feita com duas pessoas significa que, eventualmente, também precisas levar mais passageiros). Por ser um carro maior e mais pesado, o motor diesel já começa a apresentar vantagens.
    Além disso, moras em uma cidade com muitos aclives/ladeiras e carregas algum peso nessas condições de relevo; nesse caso, um motor diesel representa uma grande diferença, pois habitualmente vem acomplado a um câmbio com relações de 1ª/2ª marchas curtas e tem muito mais torque que um motor Duratec, oferecendo melhor desempenho nas arrancadas.
    Uma Ranger Duratec cabine dupla com 600-700kg na caçamba e 4 ocupantes será desagradável de dirigir nesse tipo de terreno, e o consumo acabará ficando alto pelo fato do motor ser muito exigido.

Para ilustrar, como aparentemente não tens vivência na direção de utilitários, me parece adequado usar como referência o desempenho de automóveis "comuns". É uma questão essencialmente matemática; vejamos:
    (valores arredondados)
    - Na ponta do lápis, tua condição de uso dará quase 2600kg de PBT (~1650kg do carro + ~300kg de 4 passageiros + ~600kg na caçamba) para um motor de 150cv e 22kgfm de torque - relação peso/potência fraca (17kg/cv), e relação peso/torque de 120kg/kgfm (números semelhantes aos de um Siena 1.0 com três passageiros: desanimador).
    Fosse uma cabine simples com menos carga (~1500kg do carro + ~150kg de 2 passageiros + ~500kg na caçamba) o motor a gasolina daria conta do recado com relativa facilidade, pois seria um PBT de ~2150kg (peso/potência de 14kg/cv e peso/torque de 95kg/kgfm - números comparáveis ao de um Siena 1.6 16v com três passageiros). Logo se percebe que, numa cabine dupla, 150kg de passageiros e 150kg de peso do veículo a mais representam bastante coisa no comportamento dinâmico do carro.

Note que quando se fala em transportar carga, principalmente no momento de vencer a inércia inicial nas arrancadas, o número mais importante é a relação peso/torque. Por isso, caminhões pesados têm potência relativamente baixa, mas têm muito torque. A velocidade final é limitada pela falta de potência para vencer o arrasto aerodinâmico, mas o veículo sempre tem força para vencer a inércia - como se diz no interior, "não anda, mas não pára".

Na faixa de 40-45k, consegues uma Ranger cabine dupla 2.8 4x2 ano 2005. É um carro mais pesado (~1900kg), mas com um motor que oferece 38kgfm de torque. Carregado com 900kg (300kg de 4 passageiros + 600kg na caçamba), temos 2800kg de PBT, e uma relação peso/torque de menos de 75kg/kgfm - não será um bólido nas ultrapassagens, mas conseguirás arrancar em ladeiras e viajar a 120km/h sem grande sacrifício do motor. É um carro reconhecidamente robusto e razoavelmente econômico em consumo e manutenção - exceto no caso do seguro, que é uma facada.

(Peço desculpas pela extensão do post... sou meio prolixo e, quando me empolgo, escrevo sem parar...)

Fique a vontade pra falar, toda informacao sera bem vinda....(kkkkkk)

Tem que ser cabine dupla, quando falo a maioria das viagens quero dizer que 90% delas so e eu e a patroa mesmo, os 10% alguma viagem de ferias pra praia neh, ou quando levo minha mãe numa dessas viagens..... Quando falo do peso e pq tenho uma construtora, e usaria pra carregar eventualmente aglumas coisa quando nao puder esperar um frete ou ficar inviável o preço do frete

O ideal seria a diesel mesmo, porem to tendo dificuldade de achar uma na faixa de 45k em bom estado...e pensei a gasolina pelo fato de poder pegar uma mais nova e nao ter dor de cabeca com carro sem manutenção...

Entrada
    07/12/2008
    Local
    Indaial/SC
    Talvez pareça totalmente "nonsense", mas me ocorreu que um jipe Bandeirante atenderia tua necessidade perfeitamente. Claro que é uma concepção totalmente diferente da Ranger, mas pro uso descrito, serviria. E, se não couber dentro do jipe (uns 8 sacos de cimento ou umas 8 latas de tinta cabem!), uma carretinha atrelada resolve a parada, pois a capacidade de tração dela é mais de 1000kg.
    Por 45k se encontram uns jipes 95-98 bem razoáveis, muitos já com ar e direção.

Sem contar que a manutenção tem preço de Uno Mille e é muito, muito econômico.

O inconveniente é que não é muito confortável nem é bom pra andar a mais de 110km/h... e nenhuma seguradora aceita... hehehehe
    F100 1978 (Jurema)

Usuário Avatar de sandersondf
    Entrada
    12/05/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimento: 1
    eu já tive uma sport 2.3 e digo que é bem chata pra andar na estrada.. mesmo cabine simples e vazia

o motor acorda só nos 3mil rpm e perde embalo meio fácil, tem que andar esgoelando

o consumo tambem fica alto, parelho às V6 4.0 manuais

eu, no teu caso, pegaria uma V6 americana, mas é só minha opinião! hehehe

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 275
      Última resposta: 03/06/2013, 10:26
    2. Diesel x Gasolina.
      Por euclidesneto no fórum Mitsubishi
      Respostas: 65
      Última resposta: 02/10/2011, 22:59
    3. Gasolina vs. Diesel
      Por Th Cerga no fórum Kia Sportage
      Respostas: 8
      Última resposta: 21/04/2010, 21:59
    4. Diesel ou Gasolina??