Postado originalmente por
lfschmitz
Pela tua descrição de uso, a 2.3 16v Duratec é a melhor opção: muito mais barata de comprar e manter (manutenção, seguro, etc.), suspensão totalmente superdimensionada pro peso do motor, anda bem (150cv x 1480kg = relação peso/potência de ~10kg/cv, equivalente à de um New Fiesta 1.6 ou de um Toyota Etios 1.5).
Comprar carro diesel usado é uma loteria - estou há uns 3 meses tentando achar um pra mim (pois rodo muito) e só tenho achado carro muito usado (3-4 anos de uso com cara de 10 anos de uso). Habitualmente, quem compra carro diesel roda muito e, não raro, usa o carro para trabalho - afinal, é um utilitário - então, pode-se sempre esperar alta quilometragem e maior desgaste (NUNCA acredite em um hodômetro marcando 90mil km numa picape diesel com 10 anos de uso!!! Via de regra, quem compra picape diesel é quem roda mais de 30mil km/ano.)
A cabine dupla é 150kg (10%) mais pesada; relação peso x potência de 11kg/cv, semelhante à um Honda Fit 1.4.
Detalhe: a partir de 2008 já vem preparada pra instalar GNV (se achares necessário - pessoalmente, acho bobagem pra quem anda até 2000km/mês, pois é um carro mais econômico que um Astra 2.0). O consumo em cidade com trânsito MUITO pesado é cerca de 7km/L; em rodovia faz 9-11km/L dependendo do pé. No meu uso já fiquei um mês com uma XLS cabine simples e fiz, ao longo de 3mil km, média de 10,1km/L. Na cabine dupla, evidentemente, podes esperar consumo 10% maior.
Mais uma dica: fica mais fácil dar sugestões e opiniões se disseres quanto pretendes gastar, quanto peso e quantos passageiros carregas, quanto rodas por ano e que tipo de terreno enfrentas nas viagens.
Se o teu uso é com carga de até 600kg (equivalente, aproximadamente, a dez sacos de cimento mais três latas de tinta de 18L), com apenas um passageiro, rodando em estradas ruins mas sem atoleiros ou subidas íngremes com cascalho solto, percorrendo até 20mil km/ano, uma Ranger Sport ou XLS CS a gasolina atende perfeitamente tuas necessidades. Pessoalmente, acho um carro muito gostoso de dirigir, e por ser muito leve em relação à capacidade da suspensão, não precisas ter maiores receios ao encarar estradas esburacadas com carga (uma Ranger diesel 3.0 4x4 com dois ocupantes tem o mesmo peso de uma Sport com carga máxima).
Se, por outro lado, precisas carregar mais de 800kg, 3-4 passageiros e rodas 30mil km/ano ou mais, a história é outra.