Boa tarde Pessoal,
Meu nome é Jeferson, moro em São Paulo e trabalho no Rio de Janeiro. Há um ano atrás comprei uma Ranger XL 2.3 8 velas. Ela está muito boa de motor, acabamento e suspensão. Infelizmente é 4x2 e entendo que não seja o foco deste Forum, logo sempre acompanho os posts sem participar efeitivamente.
Há um mês comecei ter um grande problema com minha Ranger e não tenho conseguido corrigí-lo, por isto apelei para o Forum hoje a fim de conseguir alguma informação a respeito.
Há exatamente 1 mês atrás fui para meu sítio em Mogi das Cruzes e no meio do caminho minha Ranger perdeu um pouco de força e começou a falhar 1 cilindro. Havia acabado de abastecer em um posto que jamais tinha abastecido e logo achei que poderia ser combustível. Após isto ela nunca mais voltou ao normal! Com o motor frio desenvolve perfeitamente e sem falhas, pega com facilidade, não baixa água nem óleo e anda perfeitamente. Quando ela atinge a temperatura normal, dentro de poucos quilometros torna a falhar 1 cilindro. Ela perde um pouco de força mas mesmo assim anda normalmente.
Já recorri diversas vezes à mecanicos e a revisão dela está em dia:
- Foram trocadas as 8 velas e os 8 cabos;
- Trocado VT, Correia dentada e de acessório (apenas preventivamente).
- Fiz limpeza de bicos, testes dos bicos e troca dos retentores dos bicos.
- Limpeza do TBI, troca das juntas do TBI, limpeza da IAC com troca de junta, limpeza e teste da TPS e da valvula do Canister.
- Testei também a EGR e o sensor de pressão do óleo do diferencial.
- Escaneamos ela várias vezes, fizemos a troca das juntas do coletor de admissão e eliminamos toda a probabilidade de entradas falsa de ar.
- Testamos bomba de combustível, próximo à 3bar, e testamos as 2 bobinas com osciloscópio, bem como cabos de velas que estão variando de entre 4Kv em marcha lenta até 13Kv em 3000rpm.
- Medimos a tensão de funcionamento e sinal dos sensores da admissão e está tudo conforme as especificações para a FIC ECC-V da Ranger.
O que me preocupa?
Tudo está OK com admissão e injeção, porém o carro continua falhando 1 cilindro e as vezes chega dar código de falha de cilindro no Tecnomotor.
Há um erro recorrente da DPFE (P1401). Apagamos o erro e ele volta. Fomos verificar e descobri que os conectores e mangueiras de vácuo da DPFE estão isolados e meu carro foi vítima de algum "mexânico" pois não possui mais DPFE.
Como andei com ele cerca de 1 ano sem falhas não achamos conveniente culpar a DPFE pelo defeito então gostaria de recorrer à vocês para as seguintes perguntas:
- Não estou encontrando a DPFE pra comprar no Brasil. Estou à procura em um desmanche ou pensando em importar via Ebay. Qual é a utilidade da DPFE e quais são efeitos da ausência da DPFE no meu carro?
- Alguém já passou por algo parecido? Seria caso de verificar compressão do motor ou partir para alguma falha no cabeçote?
Desde já agradeço pela ajuda e pela atenção às minhas perguntas.
Abraço,
Jeferson Fernandes de Almeida
São Paulo-SP/Rio de Janeiro/RJ
- 97" Ranger XL B CS 2.3 8v
- 10" Civic LXS C AT