x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 26
    Usuário
    Entrada
    08/04/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Me Apresentando e Pedindo Socorro (DPFE + Falha de Cilindros) Ranger XL 2.3 SOHC

Boa tarde Pessoal,

Meu nome é Jeferson, moro em São Paulo e trabalho no Rio de Janeiro. Há um ano atrás comprei uma Ranger XL 2.3 8 velas. Ela está muito boa de motor, acabamento e suspensão. Infelizmente é 4x2 e entendo que não seja o foco deste Forum, logo sempre acompanho os posts sem participar efeitivamente.

Há um mês comecei ter um grande problema com minha Ranger e não tenho conseguido corrigí-lo, por isto apelei para o Forum hoje a fim de conseguir alguma informação a respeito.

Há exatamente 1 mês atrás fui para meu sítio em Mogi das Cruzes e no meio do caminho minha Ranger perdeu um pouco de força e começou a falhar 1 cilindro. Havia acabado de abastecer em um posto que jamais tinha abastecido e logo achei que poderia ser combustível. Após isto ela nunca mais voltou ao normal! Com o motor frio desenvolve perfeitamente e sem falhas, pega com facilidade, não baixa água nem óleo e anda perfeitamente. Quando ela atinge a temperatura normal, dentro de poucos quilometros torna a falhar 1 cilindro. Ela perde um pouco de força mas mesmo assim anda normalmente.

Já recorri diversas vezes à mecanicos e a revisão dela está em dia:

- Foram trocadas as 8 velas e os 8 cabos;
    - Trocado VT, Correia dentada e de acessório (apenas preventivamente).
    - Fiz limpeza de bicos, testes dos bicos e troca dos retentores dos bicos.
    - Limpeza do TBI, troca das juntas do TBI, limpeza da IAC com troca de junta, limpeza e teste da TPS e da valvula do Canister.
    - Testei também a EGR e o sensor de pressão do óleo do diferencial.
    - Escaneamos ela várias vezes, fizemos a troca das juntas do coletor de admissão e eliminamos toda a probabilidade de entradas falsa de ar.
    - Testamos bomba de combustível, próximo à 3bar, e testamos as 2 bobinas com osciloscópio, bem como cabos de velas que estão variando de entre 4Kv em marcha lenta até 13Kv em 3000rpm.
    - Medimos a tensão de funcionamento e sinal dos sensores da admissão e está tudo conforme as especificações para a FIC ECC-V da Ranger.

O que me preocupa?

Tudo está OK com admissão e injeção, porém o carro continua falhando 1 cilindro e as vezes chega dar código de falha de cilindro no Tecnomotor.

Há um erro recorrente da DPFE (P1401). Apagamos o erro e ele volta. Fomos verificar e descobri que os conectores e mangueiras de vácuo da DPFE estão isolados e meu carro foi vítima de algum "mexânico" pois não possui mais DPFE.

Como andei com ele cerca de 1 ano sem falhas não achamos conveniente culpar a DPFE pelo defeito então gostaria de recorrer à vocês para as seguintes perguntas:

- Não estou encontrando a DPFE pra comprar no Brasil. Estou à procura em um desmanche ou pensando em importar via Ebay. Qual é a utilidade da DPFE e quais são efeitos da ausência da DPFE no meu carro?

- Alguém já passou por algo parecido? Seria caso de verificar compressão do motor ou partir para alguma falha no cabeçote?

Desde já agradeço pela ajuda e pela atenção às minhas perguntas.

Abraço,
    Jeferson Fernandes de Almeida
    São Paulo-SP/Rio de Janeiro/RJ
    - 97" Ranger XL B CS 2.3 8v
    - 10" Civic LXS C AT

Usuário
    Entrada
    08/04/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Li algo sobre remover EGR no Fórum e fiquei mais confuso ainda!!!

Usuário Avatar de Desnickadu
    Entrada
    13/12/2010
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    P1401Differential Pressure Feedback EGR Circuit High Input

Teste a DPFE antes de sair comprando peças. Verifique todas as mangueiras e fios, se não tem nada solto dando mal contato ou entrada de ar, mangueras rachadas, fios ressecados ou desencapados dando contato com lata ou qualquer coisa anormal.

Eu encontrei esse aqui, veja se ajuda nos testes:
    http://www.justanswer.com/ford/1m2pz...xpedition.html

Limpou todo o sistema de admissão de ar quando fez a revisão na injeção?
    4X4 Brasil
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

Usuário
    Entrada
    08/04/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Desnickadu Ver Post
    P1401Differential Pressure Feedback EGR Circuit High Input

Teste a DPFE antes de sair comprando peças. Verifique todas as mangueiras e fios, se não tem nada solto dando mal contato ou entrada de ar, mangueras rachadas, fios ressecados ou desencapados dando contato com lata ou qualquer coisa anormal.

Eu encontrei esse aqui, veja se ajuda nos testes:
    http://www.justanswer.com/ford/1m2pz...xpedition.html

Limpou todo o sistema de admissão de ar quando fez a revisão na injeção?
    Obrigado pela resposta Desnickadu...

Bom, fizemos a limpeza de todo o sistema de admissão e bico injetores. Não conseguimos encontrar entradas de ar, pelo que chegamos está OK.
    Com relação a DPFE, é o caso que expliquei. Meu carro não tem DPFE porque algum mecânico a retirou. Já comprei ele assim, no entanto ele rodou 1 ano sem apresentar este defeito de agora. Estou procurando uma DPFE para comprar, mas não encontro em lugar algum. De qualquer forma, será que estas falhas podem ser ocasionadas pela DPFE?

Muito obrigado =)

Usuário
    Entrada
    08/04/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Achei isto agora pouco:

************************************************** ***********************************
    • Sistema EGR com Sensor de Pressão Diferencial (DPFE)

Nesta
    configuração, utilizada no sistema EEC-IV/V (Ford) (fig.8), o dispositivo de
    sensoriamento é um sensor de pressão diferencial, denominado DPFE (fig.7), que
    mede a diferença de pressão existente na linha de recirculação dos gases, em
    ambos lados de uma restrição calibrada interna.
    O sensor DPFE informa, à
    unidade de comando, a diferença de pressão existente entre as duas tomadas do
    sensor (A e B da fig. 7).
    Com esta informação, a unidade de comando determina
    o estado de abertura da EGR e, conseqüentemente, o fluxo de gases
    recirculados:
    - Com a EGR totalmente aberta, o sensor DPFE mede diferença
    máxima de pressão.
    Isto se deve a que no ponto A, a pressão medida é a dos
    gases de escape. Já no ponto B, a pressão é menor devido à influência exercida
    pelo vácuo do coletor.
    Portanto, nesta condição, verifica-se máximo fluxo de
    gases e máximo sinal de saída do sensor.

- Com a EGR fechada, o DPFE mede
    diferença mínima, já que não havendo recirculação, a pressão é a mesma em ambos
    lados da restrição.
    Portanto, nesta condição, verifica-se fluxo mínimo de
    recirculação e mínimo sinal de saída do sensor.
    Os mapas gravados na memória
    da unidade de comando relacionam as leituras do sensor DPFE com a quantidade de
    gases recirculados.
    Esta quantidade depende do grau de abertura da EGR, que é
    determinado pela intensidade do vácuo aplicado. Este por sua vez, é função do
    ciclo de trabalho do sinal de controle da válvula EVR.

************************************************** ***************************************

Em outros artigos dizem que a não recirculação de gases pode acarretar em contra-pressão na camera de combustão e em altas temperaturas até empobrecer a mistura AR+Combustível. Isto poderia ocasionar falha nos cilindros???

Usuário Avatar de Desnickadu
    Entrada
    13/12/2010
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Não tem DPFE e não EGR? Foi tudo jogado fora?

Da uma olhada aqui
    http://www.therangerstation.com/foru...ad.php?t=90610
    4X4 Brasil
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 30
    Cara, eu tentei pesquisar aqui no catálogo de serviços da Ranger, mas não encontrei nada (ou quase nada). Meu material é quase todo sobre Ranger diesel.

Mas boa sorte na empreitada!
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

Usuário
    Entrada
    08/04/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Desnickadu Ver Post
    Não tem DPFE e não EGR? Foi tudo jogado fora?

Da uma olhada aqui
    How To: Bypass EGR without getting a CEL - The Ranger Station Forums
    Opa... Na verdade tem a EGR, mas como a DPFE foi removida e é ela que passa informações para a ECU controlar a abertura da EGR a EGR fica anulada. Pelo que lí, como não recirculação dos gases, há depósito de NOX no filtro e isto aumenta a contrapressão na camara de combustão. Estou tentando entender como funciona isto. O problema é a Ranger falhando quando está quente e nenhum mecânico chegar a conclusão alguma....

Pior que estou procurando a bendita DPFE (F77Z9J460AB) para comprar, e não estou conseguindo achar. Achei no site da memorial, mas não tive resposta ainda sobre a disponibilidade.

Abraço.

Usuário
    Entrada
    08/04/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Cara, eu tentei pesquisar aqui no catálogo de serviços da Ranger, mas não encontrei nada (ou quase nada). Meu material é quase todo sobre Ranger diesel.

Mas boa sorte na empreitada!
    Obrigado Imperador. Esta é minha primeira picape e tenho muita dificuldade em encontrar peças e serviços pra ela... Abraço!

Usuário
    Entrada
    08/04/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Uma dúvida pra quem entende de mecânica?

Comprei a DPFE mas ainda não instalei... To meio incrédulo que isto resolverá o problema de falha no cilindro!!!

Uma junta de cabeçote queimada, mesmo que minimamente entre os cilindros, pode provocar uma passagem de ar entre cilindros, com falhas só quando o carro atinge a temperatura de funcionamento, queima de óleo e desaparecimento da água???

Meu caso poderia ser este???

Usuário
    Entrada
    08/04/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Bom dia galera... Desculpe-me a amolação, mas a situação está ruim... Todas as dicas são bem vindas... Já estou indo para 2 meses com esta falha de cilindro... Coloquei a DPFE e o problema do P1401 já foi resolvido, no entanto a falha de cilindro persiste... Além de todas a verificação e trocas que fiz, ontem teste 2 bobinas novas, e troquei novamente os cabos de vela... O carro está no mecânico e ele descarta problemas no cabeçote, mas também não consegue identificar a falha nos cilindros... Alguém tem alguma dica do que devo verifica além de bicos, velas, cabos, bobinas, EGR, limpeza, entrada falsa de ar e etc??? Abraços...

Usuário Avatar de lincolnjb
    Entrada
    21/12/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 12
    Que ano é essa sua Ranger??? Ela é o kodelo amaricano ou argentino???
    Lincoln Bustamante
    Explorer 98 XLT - 4x4 - Automática

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Ranger V6 SOHC 210cv - Cabeçote - Dúvidas
      Por Guilherme A. Araújo no fórum Ford
      Respostas: 6
      Última resposta: 23/12/2011, 01:55
    2. ponto do motor ranger 4.0 v6 sohc
      Por rafael 147 no fórum Ford
      Respostas: 4
      Última resposta: 02/12/2011, 20:10
    3. Motor V6 4.0 SOHC Ranger
      Por Ramiro - Bin Lôco no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 16