Opa Lincoln... É uma XLB 1997 2.3 SOHC 8 velas... Ela é Argentina já, mas modelo americano... Abraço.
Opa Lincoln... É uma XLB 1997 2.3 SOHC 8 velas... Ela é Argentina já, mas modelo americano... Abraço.
abriu a tampa da cabeça rpa ver como estão as valvulas? Se não tem nada de errado com o comando ou balancins?
É um passo que queria evitar...mas só falta isto e ver os chicotes tb... Será que junta do cabeçote queimada pode ocasionar isto tb? Ela não baixa água nem óleo, nem mistura um com outro...quando funciona todos os cilindros, bem de vez enquando tá funcionando bem... O mecânico disse que não tem suspeita de cabeçote...mas acho que vai ser o caso... :(
não digo abrir a cabeça, só a tampa dela; Pra ver os comandos como estão.
Vc verificou se o mecanico ligou os cabos de vela na ordem certa ? As velas estão realmente boas? Testou trocar velas com outros cilindros pra ver se é sempre o mesmo que falha ?
Zeteccsw, pela sua descrição deu pra ver que você já procurou em todos os lugares de onde poderia estar partindo o problema. Mas ainda ha algumas opções a se averiguar. Uma que me ocorreu aqui foi: O seu motor foi fabricado em 1997 e se o veiculo não foi só seu de lá pra cá pode ter sido maltratado por outros proprietários.
Uma das piores coisas que um proprietário pode fazer contra o seu proprio motor é a troca inadequada do oleo lubrificante (tempo ou tipo). Quando um veiculo usa um oleo lubrificante muito alem do tempo descrito no manual o oleo acaba se tranformando em uma borra e acaba emperrando toda tubulação de lubrificação. Os tuchos hidraulicos de seu veiculo são os primeiros a serem afetados nesta condição. Antes de mandar abrir o seu motor pesquise mais sobre o assunto e verifique se o motor não está com um tic...tic...tic.... (tucho batendo). Sei que existe um produto fabricado pela Autoplast chamado Flushing Oil que permite a limpeza do sistema de lubrificação do motor sem que o motor seja aberto.
Abraços
A parta das velas ele disse iria tentar fazer hoje até isolar o cilindro que falha... A dúvida é se toda é sempre o mesmo cilindro... Sei que tá dando uma dor de cabeça danada... A inspeção do comando vou sugerir... Obrigado pela dica...
É uma das minhas preocupações... Pelo que andei olhando os tuchos deste motor são hidráulicos.... Ele não faz nenhum barulho de tucho seco ou mal ajustado, nem frio e nem em alta... O óleo parece que sobe rápido para o cabeçote, a partida tá bem aliviada... O motor está com 120.000Km originais, acredito eu, já que sou segundo dono, e ela tem algumas coisas críticas que denunciam a quilometragem, como amortecedores originais ainda (que preciso trocar...rs...)... Nas trocas que realizei até hoje, o óleo parece estar legal....Bom... acredito que falhar cilindro sem bater tucho não pode ter muita relação com o óleo, mas tu acha que uma sede de válvula ou válvula poderia estar empenada por conta do óleo sem apresentar barulho??? O mecânico fala toda hora pra eu desencanar do motor porque ele não apresenta nenhum sintoma de mal cuidado, e que o problema é de alimentação...Ele falou pra mim hj que o problema é tão simples que está difícil de achar... eu por mim, desmontava tudo e testava ítem por ítem em separado do carro... O problema é eu trabalhar no Rio e não poder acompanhar o trabalho de perto aqui em SP... Valeu pelas dicas amigo... Abs...
Amigo.... você já testou todo o sistema de alimentação não foi???
Olhou se alguma vela apresenta oxidação indicando queima ruin....
Trocou até as velas e os cabos de lugar para saber se mesmo novos vieram com defeito.....
Já até pensou em trocar novamente a bomba mesmo ela conseguindo dar os 3 bar....
Aposto que já pensou em trocar também as outras coisas que testou...
Tenho certeza de que procurou por entradas de vácuo no sistema de admissão.........
Não ta baixando agua e nem oleo..... (oleo eu duvido...he..h.e..h.e..h.e..)
Testou as bobinas e nada achou.....
Voltemos aos tuchos então:
O fluxo de oleo do motor é constante mas não é linear.
O oleo que circula pelo motor alimenta os tuchos individualmente.
Assim, o que acontece com um tucho não é sentido por outro.
A pressão interna do motor seria a mesma mesmo que um dos tuchos estivesse sofrendo alguma retenção (a agulha do medidor de KPA nem se daria ao trabalho de mover).
Bloqueado ou folgado no alojamento o tucho faria barulho (clic...clic....clic....) e provocaria pane no conjunto em que ele estivesse envolvido.
Agora vamos pensar o seguinte..... se o fluxo de oleo que alimenta 1 tucho (digamos que seja exatamente aquele relativo ao do cilindro que está falhando) for reduzido (borra nos canais ou mesmo no orificio que alimenta o tucho) o tucho irá trabalhar mal sem fazer um barulho sequer..... principalmente em alta rotação.
Para fazer alimpeza que citei você não vai precisar DESMANCHAR o motor, vai precisar apenas adicionar o liquido no oleo atual do seu motor e depois de alguns minutos de funcionamento trocar novamente todo o oleo e o filtro adicionando um aditivo (que me esqueci o nome) para criar uma camada de proteção extra já que o produto que indiquei e muito forte.
Seu motor é 97.... e pode ja ter acumulado sujeira o suficiente para estar apresentando o problema que voce citou.
Se não for isso mudamos de foco a nossa procura (tipo assim.... a gente visita uma mulher que eu conheço. Ela não é mecanica mas faz uns trabalhos incriveis usando velas.... galinhas pretas...cachaça ....he...h.e...h.e....)
Abraços
Huahuahuahau... A parte da mulher é interessante...rs... Bom, vamos proceder com o flush... mesmo que não seja o problema, como você mesmo disse é altamente recomendável para um motor com 16 anos de experiência...rs...
Tomara seja isto o problema... Eu só não tenho certeza se a falha é estática, em um cilindro só, ou se o cilindro muda...
Obrigado mesmo pelas dicas... Abraço!!!
É por ai mesmo....
Podemos realmente estar falando de cilindro"s". A limpeza que indiquei seria feita se seu motor fosse para uma retifica (limpeza quimica). Mas não queremos desmontar um bom motor sem ter certeza do problema né??? Faça a limpeza e não deixe de usar o aditivo no novo oleo.
Veja que não estamos tratando do problema apontado na DPFE que acredito ser outra coisa mas vamos por parte.
Abraços
ENFIM RESOLVIDO ! ! !
Galera, muito obrigado pelas dicas, mas fui enganado pela DPASCHOAL...
O que ocorre? Trabalho no Rio de Janeiro e só uso a Ranger nos FDS em SP... Assim que começou falhar cilindros, levei na DPASCHOAL para limpeza dos bicos... O carro melhorou um pouco, mas continuou com o defeito, depois piorou de novo...
Por este motivo, os bicos foi a ultima coisa que meu mecanico retirou do carro novamente, pois já tinham sidos verificados... Qual foi a surpresa???
O bico do terceiro cilindro travado + as 2 velas deste bico queimadas devido o bico não funcionar... As velas tb tinham sido trocadas juntamente com os cabos nesta ocasião, só que colocaram MAXI-CABOS. Agora aproveitei e já coloquei NKG.
Finalizando, gastei uma baita grana, tive muita dor de cabeça sem necessidade!!!
Problema resolvido!!!
Abraço!!!
Aqui na cidade a Dpaschoal está quase fechando as portas! Eu mesmo estou doido para abrir uma oficina e virar concorrente deles!
Quando comecei a ler esse tópico hoje pensei nos bicos, mas como constava a limpeza deles, fiquei imaginando junta queimada, cabeçote trincado ou tucho trancado. Mas felizmente foram só os bicos mesmo.