Se conseguir cortar o barulho avisa pra gente!!!!
Versão Imprimível
Pois é..... muita gente não sabe o que fazer quando a luz do Check Engine acende.
No painel do veículo, existe uma luz de advertência com o texto "Check Engine". Qdo ela se acende ou pisca durante o uso normal do carro, é uma indicação de erro detectado pelo computador da injeção. Essa mesma luz pode ser usada para decifrar o que pode estar errado!
Tá!!!! Mas e dai?? O que posso fazer para saber qual o problema do meu carro????
Estou enviando um documento .doc onde explico o que fazer para que você (sem usar equipamento de Scanner) possa descobrir erros notificados pelo módulo de injeção eletrônica EEC-IV nas Ford Explorers/Rangers americanas/Mazdas Navajos até 1994. Neste mesmo documento ha 1 tabela com os codigos de erros, outra com os indicadores de possiveis soluções.
Mãos a obra então.
Anexo 406766
cara, excelente documento!
vou imprimir e deixar no porta luvas!
Hudson,
Se a sugestão que eu te dei não resolver o problema dos vidros você vai ter que procurar um mecanico de portas. Agora... o proposito deste topico é de por a MÃO NA MASSA...... Se você mesmo quer resolver o problema estou anexando um tutorial sobre como desmontar os motores da maquina de vidros. Tente... e você vai ver que não é nada assim tão dificil...
Abraços
Anexo 406930
Caros amigos,
Com o tempo o painel de instrumentos começa a falhar e algumas luzes começam a não ascender.
Para consertar a gente geralmente gasta uma fortuna e nem sempre fica do jeito que queremos.
Ai vai um tutorial que explica como desmontar o painel de instrumentos para se ter acesso ao sistema de iluminação.
O tutorial mostra também como refazer soldas trincadas nas placas de circuito impresso de alguns instrumentos afim de faze-los voltar a funcionar.
Muito facil de fazer mesmo.... mamão com açucar!!
Abraços do Lincoln
Anexo 407312
Bom dia amigo,
Estou pensando em substituir o Eixo trazeiro D35 do meu wrangler pelo ford 8.8 da Explorer...
Gostaria de saber se o eixo trazeiro da explorer 4x2 e o da 4x4 sao iguais ? ambos sao ford 8.8 31 estrias?
Abração
Léo
Léo,
Qual o motivo da substituição?
Você quer uma relação mais alongada para andar na cidade?
Você pretende usar pouco o seu Troller nas trilhas?
As EXPLORER até 97 (até onde sei) usam o diferencial traseiro da Ford 8.8" tanto no 4x2 quanto no 4x4. Este diferencial foi desenvolvido para uso nos MUSTANGs (V6 e V8) antigos e fez tanto sucesso que foi usado em outros modelos que precisavam de um diferencial "semi-bloqueado".
Dentro do diferencial (atras das engrenagens satelites) existe um conjunto de discos de fricção que promovem o acionamento conjunto das duas rodas traseiras sem que você precise aciona-los. A força do V6 ou V8 é melhor distruibuido para as duas rodas traseiras.
Prós : Diferencial muito resistente e moderno com baixa manutenção (quando usado em cidade e estradas de terra comum).
Contra: Diferencial pouco eficiente de alta manutenção quando usado em trilhas. E tem outro problema.... este tipo de diferencial "semi bloqueado" assusta 95% dos mecanicos que mexem com isso.
(quando aparecer outro diferencial com essa molinha ai no meio eu digo que não sei mecher!!!- palavras do cara que trocou os discos de fricção do meu)
Pra você entender um pouco mais sobre o assunto baixe o .doc sobre o seu diferencial no inicio deste post e veja as figuras abaixo.
Abraços
E ai tche,
Obrigado pela explicação !!!
É o seguinte, Esse dana 35 é original do meu Wrangler, tambem possui esse sistema de discos de fricção... A troca do dana pelo Ford seria apenas pela robustez do eixo 8.8 pois como utilizo pneus 33" recapados, meu jipe é manual e eu gosto de acelerar, a probabilidade de quebra com o D35 é bem maior em relaçao ao eixo Ford. Basicamente seria esse o motivo da troca.
Outra vantagem é que ele possui 31 estrias no semi eixo e freio a disco, já o dana 35 possui 27E e nao tem freio a disco....
Agora, a parte de manutençao dos eixos...
Retentores e rolamentos, se acha com facilidade ? preço bom ?
Abraço
Boa a troca então... em se tratando de robustez e resitencia o 8.8" é a melhor opção desde que o diferencial esteja realmente em bom estado.
Se o diferencial estiver montado suspenda o veiculo e puche/empurre a roda pra dentro e para fora em busca de folgas. Se ao puchar o semi eixo se delocar para fora fazendo um tuc.... você vai ter que colocar um KIT de discos de atrito novos ou um espaçador na medida que acabe com a folga.
Retentores e rolamentos você encontra nas principais capitais ou importados com agilidade.
Abraços
Desmanchei meu painel de instrumentos para tirar a poeira acumulada e descobrir o porque o mostrador de voltagem da bateria estava travada e porque o mostrador de temperatura estava indicando que o carro estava trabalhando bem abaixo da temperatura normal. Descobri que a agulha do voltimetro estava agarrada agarrada no protetor interno do painel e que o medidor de temperatura do motor estava funcionando certo. De quebra descobri que ninha luz de check Engine estava com mal contato e logo apos limpar me deparei com fo tato de que após algum tempo após ligado a citada luz acende. Vixi... la vou eu fazer um Scanner manual.
abraços
Agora que ja sabemos como fazer o SCANNER manualmente vamos dar uma olhada nos sensores que compoem o sistema. Achei este site na internet que pode ser muito util na hora de descobrir o que o tal CODIGO que o computador está informando significa.
Fuel Injection Technical Library
abraços
Tive serios PROBLEMAS DE AQUECIMENTO quando comprei a minha EXPLORER/94.
Era só pegar um pouco mais de transito que ela começava a esquentar até o ponteiro chegar no VERMELHO.
A primeira coisa que fiz foi uma troca total da agua do radiador. Caracas!!!! Saiu mais ferrugem de lá do que agua. (o ponto de ebulição da agua baixa quando esta suja).
A limpeza foi feita através das 2 mangueiras que fazem o aquecimento interno do veículo. (depois posto um tutorial sobre o assunto)
Adicionei 150 ml de querozene na agua nova e rodei por 2 dias assim. (o querozene ajuda a aglutinar a ferrugem)
Esvaziei o radiador e novamente ferrugem. Repeti o procedimento e só ai a agua começou a sair mais limpa.
Troquei a agua do radiador (em baixa temperatura) por mais 2 vezes adicionando 1/2 colher de bicabornato de sodio na ultima substituição (bicabornato neutraliza a acidez reduzindo a oxidação/ferrugem) e a minha EXPLO começou a rodar muito macio e sem aquecimentos.
Mas infelizmente não era só sujeira. Com o tempo comecei a observar que meu radiador estava suando (microvazamentos nas laterais) isso sem falar que a tampa estava já defeituosa e não conseguia vedar o suficiente.
Troquei a tampa e mandei varetar e substituir as borrachas laterais do radiador e hoje rodo com ela sem problemas.
Ha de se observar também que um motor cansado (folgas no cilindro aumentam o atrito e consequentemente a temperatura do conjunto), A/C e o cambio automático interferem diretamente no sistema de arrefecimento.
Comece pelo radiador e vá avaliando o resto devagar.
Abraços