A conversa encerrou, mas o tópico pode ser útil a alguém com dúvidas sobre legalização.
Eu não converti o motor, mas alterei a capacidade de ocupantes para 7 lugares.
Seguindo o que a legislação determina, não tem essa de dificuldade com as alterações. As dores de cabeça é de depois do serviço feito, apresentar o carro a vistoria do Inmetro e lá tomar conhecimento dos detalhes exigidos - esses detalhes não constam em normas do Detran.
Antes de realizar o serviço de alteração, vá ao Inmetro e questione sobre os detalhes a serem seguidos para aprovação do trampo. Daí sim, o processo se torna simples.
Esse ponto que o Alessandro levantou é fato. Na inspeção do Inmetro, eles avaliam muitas outras coisas além da alteração. Na suspensão, eles olham alinhamento de faróis, freios, distribuição do peso entre todas as rodas e toda a geometria da suspensão assim como o funcionamento dos amortecedores.
Alteração de combustível eles fazem todos os testes de poluentes, ruídos, distribuição do peso entra as rodas.
Nessa conversão de passageiros eles devem fazer a avaliação dos freios, suspensão, faróis e itens de segurança.