Boa tarde galera, sou novo por aki mais estou no mesmo barco que vcs ( estou adiquirindo uma F1000 97 XLT 2.5 MAXION HSD 4 x 2 TUBO ), mais em varias pesquisas que fiz todos falam que esse motor não e tão bom mais vou tentar e me preparar pra quando acontecer o pior ( fundir ) trocar por outro. E também estou querendo levantar a minha gostei muito dos comentários de vcs.
Cara, esse motor não é ruim não. O povo fala sem saber. Lê um parágrafo em alguma revista ou site e sai disparando asneira. O Maxion 2.5, já equipou a ranger (queimada no mercado por causa da S10 2.5), a S10, (queimadíssima), a Land Rover, (bem vista no mercado) e Sprinter (não muito queimada). Para estrada, na F1000, acho ele bom. E é mais moderno em tecnologia que o 229 e o X10. MASSSS.... dá muito mais manutenção que o MWM 229 ou X10. Sem contar o custo de manutenção, tb bem mais elevado que dos outros motores que equiparam a F1000. Entretanto são motores bem diferentes. Os 229 então, é bem tratorzão, o 2.5 Maxion é mais carro de passeio. Todavia, vc tem que se lembrar que se for vender um dia, passará pela experiência de ter que aguentar muita gente torcer o bico pro Maxion 2.5: "Ihhh!! 2.5, to fora!"
Pelo preço de uma 97 2.5, vc pega uma 94/95 MWM 229. Eu faria isso, por questão de não ter dor de cabeça, se precisar vender o carro. Se for comprar pra ficar eternamente com ele, não vai levar muita carga, ou tá kgando mesmo pra venda.... vai de 2.5. O melhor mesmo é o X10, mas essas são bem mais caras.
Abco. Espero ter ajudado.
Boa tarde galera, sou novo por aki mais estou no mesmo barco que vcs ( estou adiquirindo uma F1000 97 XLT 2.5 MAXION HSD 4 x 2 TUBO ), mais em varias pesquisas que fiz todos falam que esse motor não e tão bom mais vou tentar e me preparar pra quando acontecer o pior ( fundir ) trocar por outro. E também estou querendo levantar a minha gostei muito dos comentários de vcs.
Amigo, eu deixaria este motor, porém quando aparecer problema e necessitar retífica, faria um upgrade nele para 2.8, como os donos de Rangers e Land Rovers costumam fazer. Vira outro motor!!! Dê uma pesquisada pelo fórum que achará tópicos assim. Se precisar de um ótimo e honesto mecânico diesel aqui em Brasília (coisa muito rara!!!), só falar que passo o contato. Abraço!
Fernando,
Essa F1000 mesmo com 2.5, podes transformar em 4x4 muito fácil. O 2.5 é um baita motor, e entre as F1000 diesel originais, são as que mais andam no asfalto. O caminho é esse mesmo, transformar em 2.8 ou colocar um 2.8 Power Stroke ou ainda colocar o MWM Sprint 2.8. Qualquer opção é muito boa.
Para transformar em 4x4, por ser muito mais leve que a F1000 com MWM, é só colocar eixo dianteiro da F75, porém tem que mandar virar as mangas para a bola ficar na esquerda, coloca caixa de marchas e transferência da Ranger e pronto. Acionamento manual da easy traction e fica tão boa quanto uma f1000 4x4 com MWM.
Esse motor tem uns melindres apenas, mas nunca aceita a opinião de mecânico dizendo que tem que fazer retífica. Muitos motores HSD foram condenados por merdânicos por intercooler furado, mangueira furada, bomba de vácuo com problemas, válvula pcv entupida ou turbina estourada que eles não tiveram competência para encontrar antes de abrir o motor todo.
Se quiser, tem umas dicas e passos do BL 3" que fiz na Minha F1000 Miranda, se quiser ajudo, dou dicas, só não passe de 3", o meu só precisou alongar o trambulador, a coluna de direção não precisou. Abraços.