Vamos por partes...
O fato de ela perder potencia e não andar... e quando vc liga ela volta ao normal.. ela está entrando em "Modo de Segurança" - a turbina não enche.. o giro não sobe..
Te recomendaria levar na Ford ou em alguma oficina Bosch ai na sua cidade. Esse carro não dá problema, mas quando dá, não é todo "profeta" que arruma ela. Existem oficinas ( mesmo da bosch ), mto grande e bem aparelhadas, mas geralmente por conta dos softwares que fazem a leitura desse carro serem muito caros, elas só compram alguns modulos, então dependendo do problema o software deles, não leem direito. A Ford geralmente tem os softwares completos, ai fica maior a chance de detectar o problema. Mesmo assim não é garantia de nada, pq dependendo do "Profeta" da Ford, tb não vai saber de p. nenhuma.
Agora quanto as valvulas, não manjo nada, o pessoal aqui logo vai te orientar melhor, mas mesmo não manjando ... vc acredita que a Ford faria um sistema desse ??? maçarico ??? picareta ?? fogo ?? pra tirar uma valvula ... sei lá ... se fosse eu nem voltava mais nesse cara... posso estar falando besteira.. como já disse não manjo.. mas não voltava lá mesmo...
E quando for arrumar.. se for valvula mesmo... veja com o pessoal aqui onde comprar... não sai comprando por ai.. logo de cara que vc vai tomar bica..
E fica frio que a camionete é boa pra c. .... a minha está com 156.000 kms e parece uma menina nova... tá voandooo... a sua ainda vai ter dar mta alegria...