Postado originalmente por
fernando hirooka
Saudações amigo Henrique e Ben Hur!
Primeiramente muito prazer e desculpe o jeito. Já posso dizer que me sinto bem vindo agora e espero ter a chance de poder compartilhar minhas experiências com os demais. Vlw msm pelas postagens

Bom, no meu caso, eu me auto classificaria de iniciante, ou menos. Na vdd sou bem leigo no assunto, principalmente na pratica. Tratando se de 4x4, é minha primeira viatura. Já tive uma S10 cs 2.2 gas. justamente pela minha famosa impaciência em não esperar ter condição de comprar a tão sonhada ranger cd diesel 4x4. Estou apaixonado pelo carro. Sem comparação! Realizei a 2 meses a aquisição e já tive esse transtorno com a tração.
Atendendo nosso amigo Ben Hur, com muita disposição rsrs. Tentarei expor o ocorrido.
Relatando o que estava acontecendo ao mecânico, trocamos o motor elétrico da caixa. Apesar de funcionar bem as passagens das trações 4x2 p/ 4x4 e 4x4L o problema ainda ocorria. E foi piorando e questão de minutos andando com a viatura. A unica tração que funcionava era a 4x4L (o que me permitiu chegar até a mecânica e internar). Sem mais opções foi necessário abrir a CT e constatar as seguintes avarias:
O garfo de metal com as ligas (ou terminais) bem gastos, tipo comidos mesmo (segue foto). Uma trava do eixo quebrada, algumas engrenagens gastas devido ao pó de ferro que se misturava ao óleo (segundo o meca, o óleo parecia ser diferente do recomendado pelo fabricante).
Por sorte havia uma CT de outra ranger 2010. Qual o dono havia trocado inteira após partir o eixo principal dela. Mas, não consegui negociar as peças que precisava, fui obrigado a comprar a CT por completa. O proprietário queria R$2.500,00 e depois de muita choradeira rsrs, saiu por R$2000,00 heheh e ainda ganhei a qtde certa do óleo. A MDO ficou em 350 pila totalizando R$2350,00.
Em fim, apos juntarmos as partes boas de ambas CTs e formamos uma nova, o resultado foi satisfatório. Ficou tudo ok, as 3 trações e as respectivas passagens em funcionamento. (tomara que estejam entendo minha linguagem)
OBS: Para uma melhor compreensão, tentarei anexar 2 fotos que acabei de tirar.

Espero ter sido útil, forte abraço e um excelente domingo!!