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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário
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    29/07/2012
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    vale do ribeira/SP
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    Ranger 2.5 4x4 01/01 - tração/cambio?




    Boa noite a todos! Sou novo como membro mas sempre, sempre passo por aqui e geralmente encontro posts bem uteis do pessoal.
    Desta vez, por mais que tentei procurar, não achei algo solucionador desta vez. Desde ja, minhas sinceras desculpas se por acaso ja houver post parecido.
    Baum... la vai! Tenho a picape a pouco tempo e desde a compra ela veio com o motor de tração fora, ou seja no porta luvas. Disseram que seria só recoloca lo. Pois bem, feito então, não sei o que houve, mas na hora de voltar a tração em modo 4x2, parecia não ter completada gerando um transtorno, ficando sem a marcha ré (engatava mas não andava) e a primeira marcha tb parecia estar com o mesmo sintoma. Retirei novamente o motor da tração e o mesmo permaneceu no porta luvas (pensei... mês que vem vou atras de algum mecânico competente para executar os testes. Mas, em uma viagem ocorreu algo inesperado!!! Algo que não achei aqui, algo que quase me fez borrar as calças no horário de pico em SP. Onde eu mais precisava velocidade em 5a marcha, um ruido incrivelmente alto, similar a uma furadeira em modo martelete na parede dura. Escapou a quinta fazendo esse ruido horrível! Madrugada, Regis Bitencourt (serra) e tals... famila a bordo, tentei prosseguir acreditando na bichinha. Foi, aconteceu de novo algumas vezes, eu tipo que diminuia a veloc. mantendo em ponto morto ate o ruido "sumir" o mesmo aconteceu na 4a marcha tb.
    Voltei chegamos em casa, uma semana sem estrada mas rodando normal na cidade não ocorreu mais. Hoje em uma tentativa de fazer um passeio de despedida de ferias da minha filha, aconteceu novamente!! Só que, desta vez em todas as marchas (lembrando o motor de acionamento da tração no porta luvas). Meia volta, para casa e no caminho percebi que ocorria o ruido qdo tirava o pe do acelerador (sem pisar na embreagem parecia estar desengrenado), acelerando engrenava e normalizava.
    Chegando em casa, com a ajuda de um alicate, voltei a chave da tração apontando o 4H (não andei no low li as recomendações antes mesmo de comprar a picape) e no 4x4 andou bem!! ate a ré, tirava o pé do acelerador e tinha o retrocesso normal (tipo freio motor) tudo ok!! com o alicate novamente voltei a chave para 4x2 e voltou o ruido, sem freio motor, sem ré... Poxa! to triste!! Espero ter sucesso na recuperação dela. Amanha indo pra ver se encontro algum especialista por perto.
    Mas agradeço geral pela atenção e um forte abraço aos picapeiros de plantão!!

  • #2
    Usuário
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    29/07/2012
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    vale do ribeira/SP
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    Unhappy Apostando na CT...

    Provavelmente irão condenar minha CT, o que me intriga é o fato de andar bem na 4H... sera que nao estou conseguindo achar o ponto certo da posição 4x2? Uma dica dos veteranos seria ótimo antes de ir ao meca e levar aquela facada!
    Realmente, é como dizem...a ranger faz a gente estudar rsrs

  • #3
    Usuário
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    29/07/2012
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    vale do ribeira/SP
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    Thumbs down Solved!!

    Problema resolvido, minha picape agora esta filé e a tração funcionando perfeitamente...
    Agradeço de coração todos os posts de ajuda que tive aqui! Se não fosse o conhecimento dessa gente tão "caridosa" eu nem sei o que seria de mim hein! kkkkkkkk Mas, quem sabe um dia,em outra era, eu volte acreditar neste fórum novamente.
    Forte abraço!

  • #4
    Usuário Avatar de Henrique B
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    05/10/2010
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    Meu caro, não tire conclusões prévias sobre as coisas.
    Se ninguém respondeu, é porque não tínhamos conhecimentos do que poderia estar ocorrendo, já que ocorria um problema, que podia ser solucionado mexendo em outra coisa (não engatava algumas marchas, e resolvia mudando a posição da tração).
    No começo é meio difícil familiarizar com o ambiente daqui, mas o que seria do fim, se não existisse o início?
    Pense bem meu amigo, estamos aqui para compartilhar conhecimentos, mas tudo na medida do possível.
    Abs.
    Henrique
    EX: RANGER CD, XL, 4X4, 2002 2.8 PS + TGV, DIRETÃO, PENTE NA TURBINA
    VW-8.120 MWM X-10 (Freio motor deixando rastro)
    MB-709 Originalzinho


  • #5
    Usuário
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    29/07/2012
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    vale do ribeira/SP
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    Ola Henrique!
    Foi com muita satisfação que li sua msg e confesso que achava que o tópico terminasse sem resposta alguma rsrs
    Como esperado do pessoal de MG... sempre acolhedor : )
    Tem toda razão, sobre tudo. Talvez, tive dificuldade de expressar. Não queria uma solução, porém, ao menos uma pequena interatividade tipo: "Um alô", "lascou se", "o problema é a repimboca da parafuseta" (kkkkk), sei lá! qualquer coisa. Mas no fim, deu certo! Tive pelo menos uma resposta e o tópico já ficou mais interessante haha. Com certeza, já mudei o conceito.
    Longe de qualquer pressão ou exigência, agradeço muito por ter se importado com a aflição de um companheiro.
    Abração e um excelete fds.
    Fernando

  • #6
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
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    12/03/2011
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    Fernando, boa tarde.
    Me uno ao Henrique para comentar a respeito da filosofia do forum. Em mesmo gosto de dar pitacos, mas quando percebo algum detalhe do qual me dei conta e o dono do tópico ainda não viu, ou que algum membro mais experiente ainda não comentou.
    Também tenho ranger a pouco tempo (aprox. 2 anos) e aprendo muito aqui, e alguns tópicos que abri não tiveram resposta. Entenda, não é falta de vontade de ajudar, é porque ninguém que teve tempo de passar por aqui conseguiu pensar em algo.
    Acompanho seu tópico desde que abriste ele na esperança de aprender algo também, andei estudando a CT e traduzi um manual para ela e postei aqui para aqueles que de repente leram o original e ficou pendente alguma coisa, assim como outro membro postou até vídeo no youtube de quando desmontou a dele. Enfim...
    ... posto isso, e já que resolveste o problema, que tal juntar-se ao espírito do forum e compartilhar a causa do problema e a solução encontrada?
    ... para mim seria útil, porque estou com um problema de sinal de engate da 4x4L e quem sabe fizeste algo no teu atuador que me ajude... pois já desmontei ele, limpei, remontei, ajustei, e estou procurando motivos pra não sair medindo continuidade de fio carro afora, pois estou sem tempo para fazer isso, queria ver se tinha alguma solução de preguiçoso primeiro.

  • #7
    Usuário Avatar de Henrique B
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    05/10/2010
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    Fernando.
    Aqui no fórum, existem os mais experientes, os que entendem um pouco (que é o meu caso), e quem tá entrando no ramo, e nem sabe como funciona um sistema 4x4.
    Quando eu tinha minha S10, não fazia ideia de como tudo funcionava, e graças a deus, não tive o azar de algo dar problema, pois se não estaria ferrado.
    Já com a ranger, eu tentei pesquisar sobre antes de comprar (inclusive queria uma l200, mas o pessoal aqui do fórum, aconselhou a mudar de opção), e resolvi optar pela ranger.
    Após a compra, fiquei muito satisfeito, e vi que aqui no fórum só tem fera, então comecei expor minhas dúvidas, problemas e soluções, e também aprofundar no assunto, e entender tudo sobre minha viatura.
    Confesso q no começo era difícil expor as coisas, mas logo fui pegando o jeito.
    Hoje, o pouco conhecimento que eu tenho, devo tudo aos membros aqui do fórum, graças à paciência de explicar problemas, soluções, etc.
    Infelizmente, você teve o azar de expor uma coisa meio incomum, que realmente, seria muito difícil alguém fazer ideia do que seria, causando esse não sucesso do tópico, e como o Bravo (qual é o seu nome mesmo "bravo"?) disse, nós que somos um meio termo, deixamos pros mais experientes opinarem, pra não sair falando besteira.
    Me desculpe ao tamanho do texto, mas quero apenas lhe passar uma melhor ideia de como funciona o sistema aqui.
    Um abraço
    Henrique
    EX: RANGER CD, XL, 4X4, 2002 2.8 PS + TGV, DIRETÃO, PENTE NA TURBINA
    VW-8.120 MWM X-10 (Freio motor deixando rastro)
    MB-709 Originalzinho


  • #8
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
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    12/03/2011
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    Citação Postado originalmente por Henrique B Ver Post
    Fernando.
    Aqui no fórum, existem os mais experientes, os que entendem um pouco (que é o meu caso), e quem tá entrando no ramo, e nem sabe como funciona um sistema 4x4.
    Quando eu tinha minha S10, não fazia ideia de como tudo funcionava, e graças a deus, não tive o azar de algo dar problema, pois se não estaria ferrado.
    Já com a ranger, eu tentei pesquisar sobre antes de comprar (inclusive queria uma l200, mas o pessoal aqui do fórum, aconselhou a mudar de opção), e resolvi optar pela ranger.
    Após a compra, fiquei muito satisfeito, e vi que aqui no fórum só tem fera, então comecei expor minhas dúvidas, problemas e soluções, e também aprofundar no assunto, e entender tudo sobre minha viatura.
    Confesso q no começo era difícil expor as coisas, mas logo fui pegando o jeito.
    Hoje, o pouco conhecimento que eu tenho, devo tudo aos membros aqui do fórum, graças à paciência de explicar problemas, soluções, etc.
    Infelizmente, você teve o azar de expor uma coisa meio incomum, que realmente, seria muito difícil alguém fazer ideia do que seria, causando esse não sucesso do tópico, e como o Bravo (qual é o seu nome mesmo "bravo"?) disse, nós que somos um meio termo, deixamos pros mais experientes opinarem, pra não sair falando besteira.
    Me desculpe ao tamanho do texto, mas quero apenas lhe passar uma melhor ideia de como funciona o sistema aqui.
    Um abraço
    Henrique
    Prazer Henrique... meu nome é Ben Hur, criei o username aqui no forum e depois não achei mais onde mudar nome de avatar nem algo do tipo, daí ficou...

  • #9
    Usuário
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    29/07/2012
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    vale do ribeira/SP
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    Saudações amigo Henrique e Ben Hur!
    Primeiramente muito prazer e desculpe o jeito. Já posso dizer que me sinto bem vindo agora e espero ter a chance de poder compartilhar minhas experiências com os demais. Vlw msm pelas postagens
    Bom, no meu caso, eu me auto classificaria de iniciante, ou menos. Na vdd sou bem leigo no assunto, principalmente na pratica. Tratando se de 4x4, é minha primeira viatura. Já tive uma S10 cs 2.2 gas. justamente pela minha famosa impaciência em não esperar ter condição de comprar a tão sonhada ranger cd diesel 4x4. Estou apaixonado pelo carro. Sem comparação! Realizei a 2 meses a aquisição e já tive esse transtorno com a tração.
    Atendendo nosso amigo Ben Hur, com muita disposição rsrs. Tentarei expor o ocorrido.
    Relatando o que estava acontecendo ao mecânico, trocamos o motor elétrico da caixa. Apesar de funcionar bem as passagens das trações 4x2 p/ 4x4 e 4x4L o problema ainda ocorria. E foi piorando e questão de minutos andando com a viatura. A unica tração que funcionava era a 4x4L (o que me permitiu chegar até a mecânica e internar). Sem mais opções foi necessário abrir a CT e constatar as seguintes avarias:
    O garfo de metal com as ligas (ou terminais) bem gastos, tipo comidos mesmo (segue foto). Uma trava do eixo quebrada, algumas engrenagens gastas devido ao pó de ferro que se misturava ao óleo (segundo o meca, o óleo parecia ser diferente do recomendado pelo fabricante).
    Por sorte havia uma CT de outra ranger 2010. Qual o dono havia trocado inteira após partir o eixo principal dela. Mas, não consegui negociar as peças que precisava, fui obrigado a comprar a CT por completa. O proprietário queria R$2.500,00 e depois de muita choradeira rsrs, saiu por R$2000,00 heheh e ainda ganhei a qtde certa do óleo. A MDO ficou em 350 pila totalizando R$2350,00.


    Em fim, apos juntarmos as partes boas de ambas CTs e formamos uma nova, o resultado foi satisfatório. Ficou tudo ok, as 3 trações e as respectivas passagens em funcionamento. (tomara que estejam entendo minha linguagem)
    OBS: Para uma melhor compreensão, tentarei anexar 2 fotos que acabei de tirar.

    -ct-f01-modified.jpg-ct-f02-modified.jpg

    Espero ter sido útil, forte abraço e um excelente domingo!!

  • #10
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
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    12/03/2011
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    Porto Alegre/RS
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    Agradecimentos: 5
    Obrigado por compartilhar. Então teve quebra de garfo é? Bem... daí não tem jeito mesmo, que bom que tinha outra à mão pra de duas fazer uma. Me surpreenddeu a outra que partiu o eixo, putz, a galera aí força hein? kkkkk

  • #11
    Usuário Avatar de Ramon Pires
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    24/08/2010
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    Citação Postado originalmente por fernando hirooka Ver Post
    Saudações amigo Henrique e Ben Hur!
    Primeiramente muito prazer e desculpe o jeito. Já posso dizer que me sinto bem vindo agora e espero ter a chance de poder compartilhar minhas experiências com os demais. Vlw msm pelas postagens
    Bom, no meu caso, eu me auto classificaria de iniciante, ou menos. Na vdd sou bem leigo no assunto, principalmente na pratica. Tratando se de 4x4, é minha primeira viatura. Já tive uma S10 cs 2.2 gas. justamente pela minha famosa impaciência em não esperar ter condição de comprar a tão sonhada ranger cd diesel 4x4. Estou apaixonado pelo carro. Sem comparação! Realizei a 2 meses a aquisição e já tive esse transtorno com a tração.
    Atendendo nosso amigo Ben Hur, com muita disposição rsrs. Tentarei expor o ocorrido.
    Relatando o que estava acontecendo ao mecânico, trocamos o motor elétrico da caixa. Apesar de funcionar bem as passagens das trações 4x2 p/ 4x4 e 4x4L o problema ainda ocorria. E foi piorando e questão de minutos andando com a viatura. A unica tração que funcionava era a 4x4L (o que me permitiu chegar até a mecânica e internar). Sem mais opções foi necessário abrir a CT e constatar as seguintes avarias:
    O garfo de metal com as ligas (ou terminais) bem gastos, tipo comidos mesmo (segue foto). Uma trava do eixo quebrada, algumas engrenagens gastas devido ao pó de ferro que se misturava ao óleo (segundo o meca, o óleo parecia ser diferente do recomendado pelo fabricante).
    Por sorte havia uma CT de outra ranger 2010. Qual o dono havia trocado inteira após partir o eixo principal dela. Mas, não consegui negociar as peças que precisava, fui obrigado a comprar a CT por completa. O proprietário queria R$2.500,00 e depois de muita choradeira rsrs, saiu por R$2000,00 heheh e ainda ganhei a qtde certa do óleo. A MDO ficou em 350 pila totalizando R$2350,00.


    Em fim, apos juntarmos as partes boas de ambas CTs e formamos uma nova, o resultado foi satisfatório. Ficou tudo ok, as 3 trações e as respectivas passagens em funcionamento. (tomara que estejam entendo minha linguagem)
    OBS: Para uma melhor compreensão, tentarei anexar 2 fotos que acabei de tirar.

    -ct-f01-modified.jpg-ct-f02-modified.jpg

    Espero ter sido útil, forte abraço e um excelente domingo!!

    Esses estralos que vc ouviu uma vez quando tirei o motor de engate da reduzida e engatei manualmente a 4x4, quando forçejo mesmo, parecia q desengatava, deve te sido isso q aconteceu, só que eu nao forçei, ´dai engatei de novo no ponto certo.
    F-1000 4x4 TDi

  • #12
    Usuário Avatar de Henrique B
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    05/10/2010
    Local
    Divinópolis/MG
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    Citação Postado originalmente por BRAVOECONOVEMBER Ver Post
    Obrigado por compartilhar. Então teve quebra de garfo é? Bem... daí não tem jeito mesmo, que bom que tinha outra à mão pra de duas fazer uma. Me surpreenddeu a outra que partiu o eixo, putz, a galera aí força hein? kkkkk
    Também acho.
    Pegaram pesado
    EX: RANGER CD, XL, 4X4, 2002 2.8 PS + TGV, DIRETÃO, PENTE NA TURBINA
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