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  • #1
    Usuário Avatar de rfdex
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    Volante direção F1000 - como retirá-lo?




    Amigos, o título já diz tudo. Estou precisando retirar o volante de direção da F-1000 para "alinhar" melhor. Tentei retirar a tampa da buzina, mas parece que não sai. Alguém sabe o procedimento? Obrigado.

    Raphael
    F-1000 97 cab dupla MWM
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  • #2
    Usuário Avatar de luizmarco
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    rfdex, a tampa ou melhor, o botão da buzina sai sim, não é exatamente a parte que vc vê que sai, mas o conjunto todo, que fica encaixado no volante, vc usa uma chave de fenda. procura na net a imagem do botão da buzina da f1000 para ter uma ideia melhor. agora retirar a peça e desligar os dois fios é a parte facil, dificil é sacar o volante. apos retirar a porca, com uma chave de encaixe, acho que de 24 mm, geralmente o volante fica preso no frisado da coluna. existe uma ferramenta especifica para sacar ele. o ideal é ir onde faz alinhamento de direção e mandar alguem fazer, pq se não tiver as ferramentas fica dificil ... abraço.

  • #3
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    Realmente, o ideal é levar num lugar de alinhamento e pagar para fazer o serviço caso não tenhas a chave.
    Primeiro mete a chave de fenda num dos cantos de baixo do botão da buzina. Tem que tirar a base de plástico junto.
    Depois de sacado tu afrouxas o parafuso deixando ele no lugar, bem na beira da rosca. Puxa o volante com força e pode para alguém bater com um martelo por trás usando um pedaço de madeira para não estragar o volante. Cuidado para não estragar o painel. Depois que o volante soltar é só tirar a porca e sacar ele fora.
    Caso não solte, será necessário o uso de um extrator. Eu fiz um quando tirei pela primeira vez. Pega dois parafusos que sirvam nos furos do lado da porca. nesse caso tens que tirar a porca toda.
    Pega uma chapa pequena de ferro e aparafusa esses 2 parafusos (tem que ser compridos) no volante. E no centro dessa chapa de ferro tu transpassa um pedaço de barra rosqueada com uma porca por trás. Tu vai puxando a base de ferro pela porca na barra rosqueada, e os parafusos irão puxar o volante. Tu vai dando pressão e de vez em quando tu bates com o martelo na madeira por trás para ver se solta mais fácil.

    Depois de tirar da primeira vez, as próximas sairão muito mais fácil.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    Usuário Avatar de Ramon Pires
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    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Amigos, o título já diz tudo. Estou precisando retirar o volante de direção da F-1000 para "alinhar" melhor. Tentei retirar a tampa da buzina, mas parece que não sai. Alguém sabe o procedimento? Obrigado.

    Raphael
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    Nao precisa tirar o volante, faz o ajuste nas estrias do setor, é mais facil, só cuida p nao deixar frouxo, senao o bicho pega!!!
    É um parafuso 13mm...
    F-1000 4x4 TDi

  • #5
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    Isso mesmo. Na minha eu tive que soltar o setor com uma chave 16mm para ter recurso de espaço para soltar o estriado.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Usuário Avatar de luizmarco
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    Citação Postado originalmente por Ramon Pires Ver Post
    Nao precisa tirar o volante, faz o ajuste nas estrias do setor, é mais facil, só cuida p nao deixar frouxo, senao o bicho pega!!!
    É um parafuso 13mm...

    tambem dá certo.

    mas ainda acho que se tiver as ferramentas tirar o volante é menos trabalhoso.

    o cara ve a posição ideal do volante, depois vai numa oficina de alinhamento, deixa o volante na posição e pede para o cara acertar a posição dele, como trabalham com isso, fazem num piscar de olho. dependendo do mecanico, é só deixar umas dilmas para a cerveja ...

  • #7
    Usuário Avatar de rfdex
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    Amigos, muito obrigado. Eu já tinha tentado regular pelas estrias na barra, porém houve a necessidade de afrouxar o próprio setor para terminar o serviço, daí resolvi abortar e tentar alinhar pelo volante mesmo. Vou partir por este caminho. Ainda acho mais fácil fabricar o extrator em casa (tenho uma oficina própria - solda, furadeira bancada, lixadeira, policorte, etc) a retirar o setor de direção ou levar em algum lugar. Infelizmente aqui em Brasília existem pouquíssimas pessoas/oficinas que trabalham com zelo, atenção e honestidade, principalmente quando se trata de acabamento. Prefiro eu mesmo fazer!!! Abraços

    Raphael
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  • #8
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
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    Outra opção e levar para o alinhamento e fazer eles trabalharem direito. No alinhamento dá pra deixar o volante certinho e só fazer direito.

  • #9
    Usuário Avatar de rfdex
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    Amigos, obrigado pelas dicas. Tentei retirar o volante hoje à tarde, mas não obtive sucesso. Fabriquei um extrator. Estava tão arroxado que um parafuso de aço entortou e não sacou o volante do eixo. Acabou que afrouxei a barra próximo ao setor de direção e consegui fazer o alinhamento por ali. Obrigado.

    Raphael
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  • #10
    Eu fui mexer nisso uma vez,parece que nunca ficava reto o volante... e realmente nao ficava,tinha algo gasto no acoplamento lá embaixo perto do motor,troquei o que tava gasto agora nunca mais deu problema.
    S-10 pitbull / ...loading...
    ex: F-1000 XLT,
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  • #11
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    Na minha soldei o acoplamento. Até hoje não coloquei novo. O ruim é que transmite parte da vibração do chassis direto para o volante. Relaxei nisso.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #12
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Na minha soldei o acoplamento. Até hoje não coloquei novo. O ruim é que transmite parte da vibração do chassis direto para o volante. Relaxei nisso.

    Edin,me passa mais dados sobre o que tu fez,vou dar a dica pro mecanico... abraço.
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