Bom dia Membros do 4x4!!
Tenho uma F1000 SR-XK, 91/92, cabine dupla, MWM-229, Turbinada (não original de fábrica) com intercooler.
Está com 125000Km.
Nunca necessitou mecânica de motor, caixa ou diferencial.
O mecânico que cuida dela afirma que o motor está muito bom, embora fumace quando fria. Assim que aquece, passa a exalar fumaça em pequena quantidade e de cor clara, o que parece ser normal para motores diesel.
Anda muito bem, com máxima perto de 150Km/h, limitada quando o indicador de pressão do turbo entra na faixa vermelha.
Seu consumo é de 10,5 a 11Km/litro quando desenvolvendo entre 100 e 120Km/h.
Porém, acho que o ruído do motor, propagado à parte interna do veículo, muito alto e chega a incomodar, principalmente quando desenvolvendo velocidades acima de 100Km/h.
Providências tomadas:
1- forrei a parte interna do capô do motor com feltro betumado.
2- coloquei uma camada extra de feltro sob o carpete, que se estende desde a base dos assentos dianteiros e console central até por trás do painel (local de difícil acesso, salvo desmontando o painel).
Acredito ter reduzido cerca de 20% o ruído que inicialmente ela tinha, mas ainda está, em minha opinião, além do suportável.
Alguém poderia apresentar outras formas para tentar reduzir o ruído mencionado acima?
Sérgio Soares