Postado originalmente por
Edintruder
Paulo, dois pontos para avaliares. Manda conferir o ponto fino da bomba injetora. É na polia da correi dentada, tem 3 parafusos em furos oblongos que servem para ajustar o ponto fino de injeção. Muitos mecânicos trocam a correia dentada e não fazem esse ajuste, deixando o motor muito preso, embora no ponto...
Outro aspecto é a saúde da bomba injetora. Esse modelo de bomba apresenta um desgaste acentuado cedo demais, e se foi usado o famigerado diesel S-10 ela com certeza está implorando por um reparo. O diagnóstico é simples, ela tem que ligar fácil e tem que passar dos 140km/h muito fácil e rápido. Confere o ponto fino de forma que ela responda ao acelerador como um motor a gasolina e depois faz o teste de rodovia. Bomba boa faz o 2.5 acelerar de 160 a 165km/h na boa.
Outro detalhe é a pressão da turbina, então antes de gastar em qualquer coisa, instala um manômetro de admissão de 2Bar e veja como está. Originalmente ela tem que trabalhar com 1,15bar, e com simpes ajuste pode ir a 1,3Bar. Evita elevar a pressão alem dos 1,3 pois começa a gerar restrição e turbulência, reduzindo a potência em rpm mais alta.
Na minha ex-Ranger, eu andava com o débito aberto em 4 voltas. Rodei assim por 4 anos.