x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1
    Usuário
    Entrada
    23/11/2016
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    41
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Troca dos lubrificantes da Ranger 4x4 2010




    Boa tarde. Apesar de acompanhar há mais tempo o site, fiz meu cadastro agora.
    Tenho dúvidas sobre quais lubrificantes usar nos eixos e caixas da Ranger 4x4 diesel 2010.
    No manual diz que:
    - eixo TRASEIRO é o 75w90 API GL5 + aditivo (mas também pode ser 85w140 sem aditivo? Desde que seja GL5?)
    - eixo DIANTEIRO é o 80w90 (mas não diz se é GL5 ou GL4, etc)
    - caixa 4x4 transf. é o Mercon V (achei na concessionária)

    Vcs podem me ajudar? Até na internet é difícil de entender. Alguns dizem que no eixo DIANTEIRO pode ser qualquer SAE 80w90,
    seja GL5 ou não.

    Agradeço desde já.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    02/06/2012
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    96
    Agradecimentos: 3
    Amigos,
    Resolvi tentar pegar uma carona neste que é o mais recente tópico sobre o assunto, acreditando que será vantajoso para ambos, pois também venho ensaiando a troca dos lubrificantes da minha Ford Ranger XL 3.0 PSE 4x4 CS TB Diesel 2009.

    Após ler uns 12 tópicos aqui no fórum sobre o assunto, sendo a maioria datados antes de 2011, somados ao meu défice técnico, acabei ficando com mais dúvidas e espantado com a divergência de afirmações e indicações.

    Tendo em vista as informações especificadas pelo manual de 2009 da minha viatura, e as tecnologias empregadas nos atuais lubrificantes, algum forista poderia fazer a grande gentileza de indicar os produtos da atualidade que poderiam ser utilizados?

    -------------------
    DADOS RETIRADOS DO MANUAL (2009):

    Caixa de mudanças (4x2)
    - Texamatic 7045E Especificação Ford WSA-M2C195-A (2,8L a 3,0L)

    Caixa de transferência (4WD)
    - MERCON V (1,1L a 1,3L)

    Eixo dianteiro (4WD)
    - SAE 80W90 Especificação Ford WSL-M2C191-A (1,4L)

    Eixo Traseiro (4WD) Anti-derrapante
    - SAE 75W90 API GL5 EP (1,52L) + Aditivo Sturaco 7098 EST-M2C118-A (0,08L)
    -------------------

    Antecipo agradecimentos por ajuda.

  • #3

  • #4
    Usuário
    Entrada
    02/06/2012
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    96
    Agradecimentos: 3
    Obrigado por responder, Imperador!
    Eu já havia lido todo o tópico indicado, porém me mantive com dúvidas, além de achar que as informações poderiam estar desatualizadas. No momento que busco o produto para comprar acabo esbarrando em diversas variantes do mesmo produto. Por exemplo:

    Para a Caixa de transferência:
    ATF D/M Mobil Dexron III - Fluído De Transmissão Automática
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...M#&gid=1&pid=2

    - Pode ser utilizado em cambio mecânico?
    - O anuncio diz ser "DEXRON III H". Esse "H" é compatível?
    - O anúncio também diz ser "MERCON", mas o manual indica "MERCON V". Neste caso o "V" é relevante?

    Quanto ao Eixo Dianteiro (4WD):
    - Pode ser usado óleo GL5 EP, desde que seja 80w90?

    Quanto ao óleo ideal para o Eixo Traseiro (4WD) Anti-derrapante:
    - Basta ser 85w140 GL5?
    - Todo GL5 é EP, ou além de GL5 ainda precisa ter a característica EP?
    - E quanto ao fato anti-derrapante? Sendo GL5 EP já é para anti-derrapante certo? Ou devo buscar a especificação autoblocante/LSD/anti-derrapante/tração positiva?

    E a Caixa de mudanças (4x2):
    - O manual indica Texamatic 7045E. O anúncio (http://produto.mercadolivre.com.br/M...dexron-iii-_JM) diz que esse óleo é o Dexron III, ou seja é o mesmo da cx de transferência? Ou volto a questionar se todo Dexron III é igual?

    E quanto a serem sintéticos, semi-sintéticos ou minerais, tanto faz? Ou qual seria indicado para cada componente?

    Talvez eu esteja com dúvidas consideradas ridículas pela maioria, mas dadas tantas opções no mercado, tendo diversas nomenclaturas e apresentadas informações divergentes aqui mesmo no fórum, gostaria de conseguir comprar os óleos ideais para a minha caminhonete. Sabendo que depois disso tudo ainda vou ter a difícil tarefa de achar um mecânico para realizar o trabalho de forma eficiente e caprichosa, penso em desistir pelo cansaço e falta de conhecimento, e acabar levando a viatura numa concessionária, onde não verei o trabalho sendo realizado e nunca terei certeza dos óleos que foram colocados.

    De qualquer maneira, fiz uma compilação do tópico que você indicou, mantendo somente posts relacionados às cxs de MUDANÇAS e TRANSFERÊNCIA, e eixos DIANTEIROS e TRASEIROS, na ordem que foram postados, para tentarmos tirar um melhor proveito.


    ------------------------------------

    Postado por: Imperador

    Transmissão:
    Ipiranga Isamatic III

    Diferencial Dianteiro:
    Texaco TGF 80W90
    Ipiranga Ultragear LS 80W90

    Diferencial Traseiro:
    Texato Multigear LS SAE 85W140
    Ipiranga Ipirgerol GL5 85W140

    ------------------------------------

    Postado por: dsamaz

    sobre meu questionamento anterior neste tópico, de como retirar o óleo da CT da ranger, informo-vos que, com as dicas aqui postadas, foi fácil.
    É só retirar 4 parafusos (chave 13mm) que segura uma espécie de contra-peso da CT (próximo ao motor elétrico do 4x4). O bujão fica escondido lá atrás.
    O óleo da minha ainda estava novo... Mas, é bom retirar e colocar um mercon "zerado".

    ------------------------------------

    Postado por: Eder Simões

    sses aí são os melhores e mais usados....
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Motor: Lubrax Top Turbo, Lubrax Extra Turbo ou Ipiranga Brutus T5

    Transmissão: Ipiranga Isamatic III

    Diferencial Dianteiro: Texaco TGF 80W90 e Ipiranga Ultragear LS 80W90

    Diferencial Traseiro: Texato Multigear LS SAE 85W140 e Ipiranga Ipirgerol GL5 85W140

    ------------------------------------

    Postado por: Imperador

    Memória pode falhar, mas:
    a) Diferenciais e CT devem ser trocados a cada 40.000km
    b) Caixa de marcha a cada 60.000km.

    ------------------------------------

    Postado por: Walter L. L. Casitta

    Diferencial pode deixar pra 100.000Km, a menos que esteja contaminado com água...

    ------------------------------------

    Postado por: fabaumm

    Imperator, comprei oleo TEXACO TGF para diferencial dianteiro...
    mas na especificação dele não deve ser usado em diferenciais, é para transmissão.
    da uma olhada -> http://www.bastida.com.uy/productos/web/pdf/Tgf.pdf
    ta escrito "TGF Óleo de Engrenagem não deve ser utilizado emdiferenciais convencionais ou autoblocantes."

    ------------------------------------

    Postado por: Daniel Shimomoto

    Para o diferencial dianteiro da Ranger a recomendação mínima é GL-4.

    Eu coloquei na minha Ranger o Valvoline HP Gearoil SAE 80W90 API-GL-5, apto para aguentar extremas pressões de trabalho e velocidades sem perder o "filme" de lubrificante nas engrenagens. Pode ser colocado o GL-4 de elevadas pressões e velocidades moderadas de trabalho, mas um nivel superior não atrapalha em nada, apenas ajuda.

    ------------------------------------

    Postado por: babaumm

    Fica ai a dica para o pessoal que for trocar o oléo, pq na primeira pagina deste POST o Imperador! sem querer comenta que no diferencial dianteiro usar este TEXACO TGF 80w90, sendo que é para câmbio.

    ------------------------------------

    Postado por: Daniel Shimomoto

    O TGF 80W90 não é o correto para a transmissão. O da Trnasmisssão é o ATF DEXRON III.

    Apenas recaptulando os lubrificantes recomendados;

    Eixo Dianteiro: SAE 80W90 API GL-4 ou Superior
    Cambio EATON/Mazda e caixa de transferencia: Lubrificante da classe ATF classificação GM DEXRON III ou superior.
    Eixo Traseiro: ORIGINAL FORD - SAE 75W90 Sintético API-GL-5 + 0.8L Sturacco

    Alternativa: óleo de boa procedencia API GL-5 SAE 75W90 Sintetico, 75W90 Sintético API GL-5 aditivado para eixos de deslizamento limitado (A Valvoline faz um produto assim) ou SAE 85W140 API GL-5 (O Dana 44 do Troller vem com essa ultima opção)

    Na ultima troca coloquei nos eixos dianteiro e traseiro o Valvoline API GL-5 SAE 80W90 (lembrando que o meu Dana 44, o tracklock já era) e no cambio, coloquei o Texaco 7045E DEXRON III

    ------------------------------------

    Postado por: Imperador

    Os aditivos não são necessários desde que você já coloque o óleo aditivado (especial para diferenciais LSD). Isso tem escrito no rótulo do óleo normalmente. Use o 85w140 LS

    ------------------------------------

    Postado por: LeoLeone

    Não se pode misturar óleo de base mineral com sintético.

    ------------------------------------

    Postado por: Imperador

    Quanto a cx de transmissão, pode colocar Dexron III, pois ele tem características superiores ao óleo recomendado no manual.

    Sobre a troca do óleos dos diferenciais, é preciso desmontá-los e aplicar silicone cinza ou preto para juntas, pois os diferenciais da Ranger não tem bujão.

    ------------------------------------

    Postado por: Papa

    Troca de tipo ou marca de óleo é recomendado a troca total ou seja tira todo o antigo para colocar o novo na Ranger os diferenciais trazeiro e dianteiro da tração não tem bujão tem de tirar a tampa drenar e recolocar conforme falou o Imperador colocando o óleo pelo orificio que também define o nivel no caso da caixa de marchas tem bujão e o óleo é diferente segundo o manual

    ------------------------------------

  • #5
    Usuário
    Entrada
    02/06/2012
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    96
    Agradecimentos: 3
    Luciano Passos,
    Quando definir os óleos que irá utilizar, por favor compartilhe.
    Numa imaginei que seria tão difícil. kkkkk

  • #6
    Usuário
    Entrada
    02/06/2012
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    96
    Agradecimentos: 3
    Bom, comprei os seguintes óleos:

    Caixa de Mudanças:
    - EATON Óleo Original para Caixas de Câmbio - Transmissão Leve
    3 x 1 Litro

    Caixa de Transferência:
    - MOBIL DEXRON-VI ATF
    2 x 1 Litro

    Eixo Dianteiro:
    - LUBRAX 80W90 GL-5
    2 x 1 Litro

    Eixo Traseiro:
    - TEXACO MULTIGEAR 85W140 GL-5 EP LS
    2 x 1 Litro


    Ficou faltando fazer a troca do óleo no Eixo Dianteiro, pois não consegui entender como acessar o bendito para realizar a troca. Vou levar para algum mecânico.


    Para fazer a troca do óleo da Caixa de Transferência, tive que retirar um contrapeso que fica na frente.

    Os óleos do Eixo Traseiro e Caixa de Mudanças foram tranquilos de trocar.
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 21
      Última resposta: 06/01/2018, 13:53
    2. Troca do Volante do Motor - Frontier 2.5 2010
      Por Rafael_Pitangui no fórum Nissan
      Respostas: 5
      Última resposta: 18/12/2015, 12:04
    3. Respostas: 4
      Última resposta: 13/07/2013, 18:12
    4. Troca de pneus da l200 savana 2010
      Por Jon_offroad no fórum Mitsubishi
      Respostas: 4
      Última resposta: 26/04/2013, 10:28

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade