Sei lá, qual o uso do seu carro? Quantos mil km tem o motor da sua Ranger?
Já fiz um punhado de motores na minha vida e na minha experiência, não fazer a parte de baixo pode representar uma economia ou uma despesa a mais e explico:
Se você estiver com a parte de baixo mais ou menos e trocar aneis, pode representar um maior esforço sobre o bronzinamento e ai começar a bater. Já fiz parte de pistão com troca de aneis, mantendo o bronzinamento e deu certo em um motor (um Ford Genesis 3.3L) e no outro, o motor estourou embaixo com menos de 100 horas (era um Perkins A3.151).
Não sei, se aceita um palpite....se você vai ficar com a Ranger, faça um serviço completo. Não significa dar passe no virabrequim (se ele estiver bom, uma polida resolve tudo. Ai coloca bronzinamento bom, pistões de primeira linha, aneis, um bom mecanico que monte o motor de maneira caprichada, faz um amaciamento bem feito e fica tudo em ordem. Se não faltar agua e a lubrificação for boa tem motor para mais 500 mil km.