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Convex Datacenter
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  • #1
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    Ranger 98 195.000km Qual óleo usar?




    Pessoal, recentemente adquirida, não sei a procedencia da troca de óleo do motor (a unica coisa que eu achei foi uma troca que duraria até 191mil km), visto isso, estou pensando em trocar o óleo, até porque esse carnaval vou rodar 1200km ... com a nega véia.

    Qual vocês indicam e costumam usar? Qual é o que a concessionária indica? E a marca do filtro?

    Abraçoooo
    Ranger XLT 98 Maxion 2.5 185.000km azul original

  • #2
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Resposta simples e rapida para uma picape comprada usada

    -> Troque todos os filtros - Diesel, ar e óleo de motor
    -> óleo de motor: Qualquer um desde que de boa marca e que seja API-CI-4. Faça isso e seja feliz. Praticamente 90% dos produtos tem viscosidade SAE 15W40

    Concessinário manda colocar o Motorcraft (antigamente, fabricado pela Texaco - Era o Ursa com embalagem Ford) mas existe marcas excepcionais:

    - Mobil Delvac (acho que é API-CH-4 - também serve)
    - BR Lubrax Top Turbo
    - Shell Rimula da lata preta
    - Ipiranga Brutus Alta Performace
    - Texaco Ursa TDX

    Meu conselho é: Como vc comprou um carro e não tem certeza da procedência, coloque um lubrificante BOM com filtro novo e rode. Depois de uns 5 mil km, troque de novo o lubrificante e o filtro e ai parta para as trocas especificadas pelo fabricante.

    Um abraço
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #3
    Usuário Avatar de Pedro Eduardo Patussi
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    Daniel disse tudo....

    só vale lembrar... não cai na conversa de mecanico ou frentista... q vão tentar te impurrar oleo mais grosso...dizendo q o motor ja é bem rodado....

    oleo mais grosso somente se o motor estiver com vazamento...e vc queira por um tempo "tampar o sol com a peneira" kkkkkkk

    se eu fosse vc...ja q acabou de comprar a pickup manda fazer um revisão completa...e trocar todos oleos...motor,cambio,diferencial,caixa de transferencia se for 4x4... diferencial dianteiro... engraxar as cruzetas caso não esteje com originais blindadas...
    e revisar os freios...

    sempre q acabou de comprar veiculo faço isso... como meu pai dizia... maldito homem q confia no homem... e não confio msm q o antigo dono falar q esta com todos oleos novos...
    Ranger XLT CD 2.8 4x4 2003
    NEW
    - Comet GTR 250cc; Perda Total - Ranger XLT 1999 CD 4x4 4.0 v6; Ex - Silverado 1997

  • #4
    Usuário Avatar de Imperador!
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    O Mobil Delvac MX é API CI-4.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #5
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    CruzXLT

    Recomendações para sua Ranger:

    Motor - Lubrificante para motores diesel viscosidade SAE 15W40 e classificação de desempenho API-CI-4
    Transmissão Mazda (2,8L) e Caixa de Transferência BorgWarner 1354 (1,1L) - Lubrificante ATF DEXRON III (JAMAIS colocar ATF comum, Tipo A. Sua Ranger até aceita o DEXRON II mas a diferença de preços não compensa)
    Diferencial Visteon 8.8 (traseiro) - Lubrificante para engrenagens SAE 85W140 classe API-GL-5 (JAMAIS colocar GL-4)
    Diferencial Dianteiro Dana 35 - Lubrificante para engrenagens SAE 80W90 Classe API-GL-5 (1,4L)
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #6
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Marcas de Lubrificante diesel SAE15W40 API-CI-4:

    Castrol - Tection Global
    Texaco - Ursa Premium TDX SAE 15W40
    Mobil Delvac MX 15W40
    Shell Rimula RT4
    Lubrax Top Turbo
    Valvoline All Fleet Plus
    Ipiranga Brutus Alta Performace
    _________________________________________________
    Um comentário ADICIONAL refere-se a atual especificação (moderna por sinal) de lubrificantes API-CJ-4!

    Esta é a classificação MAIS MODERNA em termos de caracteristicas do lubrificantes (poder de limpeza do motor, estabilidade, formação de pelicula, etc. etc.etc.), ENTRETANTO é importantissimo salientar que esta classificação só apresenta TODO o potencial no caso de alimentação do motor por diesel S50!

    Com diesel S500 ele ATÉ pode ser usado e ele oferece excelente proteção mas o prazo de troca tem que ser reduzido pois trata-se de um produto voltado para o emprego em motores queimando diesel de baixos teorres de enxofre.

    Portanto ATENÇÃO E CUIDADO COM A EMPURROTERAPIA DOS FRENTISTAS!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #7
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    shinomoto, tu trabalha com lubs!
    ... Meu "parente" que trabalha com rolamentos também entendia pra caramba!
    Ranger XLT 98 Maxion 2.5 185.000km azul original

  • #8
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    certamente antes de colocar vou mandar a marca e especificações se o que estão me empurrando presta.
    Ranger XLT 98 Maxion 2.5 185.000km azul original

  • #9
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    Desculpe perguntar na resposta mas não consegui encontrar onde posso perguntar e sou novo aqui.

    Boa noite amigos, tenho uma ranger xlt 2009 gasolina 4x2, do nada começou sair muito óleo pelo respiro do diferencial, percebi depois de muita procura que ali na ponta do respiro existe uma válvula que a ford não tem, resolvi colocar uma que o pessoal põe que é a do UNO dá certo desde que vc não ande muito rápido na estrada , senão vaza pelo respiro.
    Agora estou na 3a. troca do óleo do diferencial, o ultimo que coloquei foi 75w 90 gl que o mecânico falou ser o apropriado, e continua vazando, será que devo colocar o SL 90w 140? Sinceramente estou cansado de trocar o óleo além de ter gasto uns R$320,00 só em óleo , se puderem me ajudar , Agradeço. Como sei se o cambio da minha caminhonete é progressivo?

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