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    Corrigir Agua Arrefecimento




    Recentemente adquiri uma Ranger XLT 98 2.5 turbodiesel . Como leigo, peguei a estrada, e na volta, ao fazer uma ultrapassagem, em torno das 4000rpm, a turbina espirroue começou a zunir, a mangueira da turbina se soltou, só de botar o olho já identifiquei o erro, coloquei a mangueira novamente e apertei a presilha, voltei colocando o mínimo de pressão para não soltá-la novamente (seguindo instruções meu consultor e padrinho - mecânico do departamento de esgotos de Porto Alegre).

    Porém o problema não é esse, não observei o nível da agua em nenhum momento, ao chegar em porto alegre, quando fui veirficar o nível eis que me deparo com o reservatório cheio.... de vento.
    Então comprei aquelas aguas desmineralizadas(não tenho certeza se é assim), comprei 4 litros e até comprei um fluido de arrefecimento (coloquei uma quantidade insperceptivel)... ao terminar o processo de completar o reservarótio, o mesmo continou vazio, e como se não bastasse o susto, estava vazando deliberadamente, quase mijando.
    Resolvi então completar com agua da torneira, para evitar que o fluido causasse outros vazamentos, caso o antigo dono viesse fazendo uso de cloro para completar a agua. Após 10 minutos enchendo o reservatório com mangueira e 5 minutos rodando, o reservatório estava vazio novamente (provavelmente por estar completando os espaços vazios, mas a caminhonete mija agua mesmo assim) completei-lo novamente e ao chegar ao meu destino, a desliguei, quando liguei denovo não vazou e o nível estava como havia deixado, voltou a vazar quando liguei e desliguei o ar condicionado propositalmente.

    Não sei o que esta acontecendo... estou muito apreensivo a temperatura da agua não sobe, fica estavel após aquecer, porém a colméia mais da frente fumega um pouco depois de um tempo parado no transito, notavel apenas ao abrir o capo.
    Alguém sabe o que esta acontecendo... se foi k-h-da do antigo dono; se foi, gostaria de completar com agua menos agressiva em termos de corrosão.

    (desculpem pela biblia, como leigo estou desesperado)
    Ranger XLT 98 Maxion 2.5 185.000km azul original

  • #2

    Sistema de arrefecimento e turbina.

    Pelo jeito a sua picape deve estar precisando de uma revisão geral.

    No caso da turbina, você deve verificar de as abraçadeiras estão bem colocadas.
    Melhor retirar todos os tubos que entram e saem da turbina da o coller, também aquele da válvula PCV(respiro do motor), e aquela que sai do filtro de ar e vai para a turbina. Aproveita e veja se o filtro não está muito sujo; se estiver troca por um novo. Notar quando retirar a mangueira que sai debaixo do coller(lado do motorista) se ela está com óleo; se estiver, esse óleo é devido a condensação dos vapores de óleo que vem do respiro. Vai ter que lavar tudo; de preferência com detergente puro e água.
    Depois, retire todos os tubos do sistema de arrefecimento. Comesse soltando a abraçadeira do tubo que sai debaixo da colméia, assim esgota todo a água do radiador. Vai ser preciso colocar 50% que você pode comprar nos revendedores MWM. Como o volume do sistema de arrefecimento são uns 12 litros, vai precisar colocar 6 litros de aditivo e seis litros de água destilada.
    Depois de de tudo colocado no lugar e cheio com o motor ligado, se ainda houver vazamento de água e não for pelas mangueiras e bomba de água, verificar se sai de alguns dos selos rompidos do motor(isso é mais difícil de acontecer, mas acontece depois de algum tempo em que não se usou aditivo e água com altoe teores de sais.
    Também verifique se a válvula termostática não está travada, pois ela regula o fluxo de água de arref. do motor. E por último, verifique se a ventoinha está com o acoplamento viscoso func. perfeitamente.
    Nota: Quando tirar a mangueira da turbina que vai para o filtro de ar verifique se as palhetas da turbina não estão com muita folga.
    Qualquer coisa, a gente ajuda no que pode.
    Abração

    Anthom

  • #3
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    Complementando...
    Primeiro você tem que eliminar qualquer especie de vazamento que possa ter no teu carro. Bota pressão no sistema, troca a tampa do reservatório de expansão e corrige esse problema.
    Depois você faz o que o Anthoniusnikos falou. Você também a opção de usar o aditivo concentrado da MWM (1L de aditivo para 30L de água - logo, você deve usar meia garrafa de água). Mas lembre-se que antes de fazer isso você deve dar um flush no sistema de arrefecimento para não ter risco de provocar corrosão em razão da mistura de aditivos...
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
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  • #4
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    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Complementando...
    Primeiro você tem que eliminar qualquer especie de vazamento que possa ter no teu carro. Bota pressão no sistema, troca a tampa do reservatório de expansão e corrige esse problema.
    Depois você faz o que o Anthoniusnikos falou. Você também a opção de usar o aditivo concentrado da MWM (1L de aditivo para 30L de água - logo, você deve usar meia garrafa de água). Mas lembre-se que antes de fazer isso você deve dar um flush no sistema de arrefecimento para não ter risco de provocar corrosão em razão da mistura de aditivos...
    Imperador, essa é minha idéia, dar uma limpada no arrefecimento como um todo e colocar um fluido "responsa" pra ficar. Só que antes disso eu tenho que me certificar do que se trata esse vazamento! Mas ja me fica a dica sobre qual fluido usar: o aditivo da mwm na proporção que eu tiver que abastecer! Valeu!
    Ranger XLT 98 Maxion 2.5 185.000km azul original

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Pelo jeito a sua picape deve estar precisando de uma revisão geral.

    No caso da turbina, você deve verificar de as abraçadeiras estão bem colocadas.
    Melhor retirar todos os tubos que entram e saem da turbina da o coller, também aquele da válvula PCV(respiro do motor), e aquela que sai do filtro de ar e vai para a turbina. Aproveita e veja se o filtro não está muito sujo; se estiver troca por um novo. Notar quando retirar a mangueira que sai debaixo do coller(lado do motorista) se ela está com óleo; se estiver, esse óleo é devido a condensação dos vapores de óleo que vem do respiro. Vai ter que lavar tudo; de preferência com detergente puro e água.
    Depois, retire todos os tubos do sistema de arrefecimento. Comesse soltando a abraçadeira do tubo que sai debaixo da colméia, assim esgota todo a água do radiador. Vai ser preciso colocar 50% que você pode comprar nos revendedores MWM. Como o volume do sistema de arrefecimento são uns 12 litros, vai precisar colocar 6 litros de aditivo e seis litros de água destilada.
    Depois de de tudo colocado no lugar e cheio com o motor ligado, se ainda houver vazamento de água e não for pelas mangueiras e bomba de água, verificar se sai de alguns dos selos rompidos do motor(isso é mais difícil de acontecer, mas acontece depois de algum tempo em que não se usou aditivo e água com altoe teores de sais.
    Também verifique se a válvula termostática não está travada, pois ela regula o fluxo de água de arref. do motor. E por último, verifique se a ventoinha está com o acoplamento viscoso func. perfeitamente.
    Nota: Quando tirar a mangueira da turbina que vai para o filtro de ar verifique se as palhetas da turbina não estão com muita folga.
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    Abração

    Anthom
    Anth... minha viatura antes dessa era um gol quadrado (gts) 1.8.. e em ap como todos sabem, era BARBADA dar essa esmiuçada no motor, agora com a Ranger não estou nem um pouco familiarizado, dai complica... mas com certeza a geral do filtro de ar e das palhetas da turbina eu consigo fazer. Não tenho certeza, mas acho que a troca do óleo expirou fazem 3mil km, então vou ter que providenciar isso também. Desde já agradecido, principalmente pela disponibilidade fora de série!
    Ranger XLT 98 Maxion 2.5 185.000km azul original

  • #6
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    Citação Postado originalmente por cruzxlt Ver Post
    Imperador, essa é minha idéia, dar uma limpada no arrefecimento como um todo e colocar um fluido "responsa" pra ficar. Só que antes disso eu tenho que me certificar do que se trata esse vazamento! Mas ja me fica a dica sobre qual fluido usar: o aditivo da mwm na proporção que eu tiver que abastecer! Valeu!
    Atenção:
    Depois que você eliminar o vazamento, você tem que dar um flush no sistema. A mistura de aditivos (mesmo que mínima) provoca corrosão galvânica.
    Sobre os aditivos, a MWM vende de dois tipos: o diluído (que você deverá usar 50%/50%) e o concentrado (que é 1L de aditivo para 30L de água). O uso dos dois é diferente, pois no segundo você só comprará uma garrafa de aditivo e usará aproximadamente 1/3 dela.
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  • #7
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    Pessoal, me estendi demais descrevendo o problema. Vamos direto ao assunto pra deixar de lado soluções paliativas!
    Estou completando o liquido de arrefecimento com agua da torneira, porque quero ter certeza de que a agua que esta vazando é proveniente do mesmo (ainda tenho esperanças de que não seja).
    Porém após postar aqui, completei mais um vez o reservatório, e manobrando o carro em marcha lenta, notei que vazou um catatau de agua que eu não tenho certeza da procedencia. Ela pinga do pézinho da colméia mais da frente, até onde eu sabia não é a do radiador.
    O vazamento está mesmo ligado com o líquido do reservatório que esta sempre baixando?
    A tampa pode ter a ver com isso? Pois quando andei com a tampa frouxa propositalemnte o liquido não baixou..
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por cruzxlt Ver Post
    A tampa pode ter a ver com isso? Pois quando andei com a tampa frouxa propositalemnte o liquido não baixou..
    Não baixou porque sem a tampa o sistema não ficou pressurizado. Feche bem o reservatório e identifique onde vaza.

  • #9
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    Aqui em POA tem um pessoal da loja Quevedo radiadores que tem uma boa fama (nem sei se pode fazer esse tipo de propaganda aqui no forum, caso contrario ja peço desculpas a moderação). Vou postar aqui em virtude daqueles que possam estar acompanhando ou ter problema similar futuramente.

    Levei hoje la para eles darem uma olhada, ele bateu o olho e ja encontrou dois furos no meu radiador, e me mostrou, cotou em menos de 200 realetas o reparo, e fica pronto no mesmo dia, futuramente vou trocar o radiador todo (principalmente se els condenarem-o). Isso se for só esse o vazamento.

    Galera, sem palavras para agradecer a boa vontade de vocês!
    Ranger XLT 98 Maxion 2.5 185.000km azul original

  • #10
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    Não deixa de fazer o teste de pressão no sistema, pra evitar de deixar passar outros vazamentos...
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  • #11
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    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Não deixa de fazer o teste de pressão no sistema, pra evitar de deixar passar outros vazamentos...
    Tá certo! Vou pedir pra eles fazerem o teste!

    Abraço Imperador!
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  • #12
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    Citação Postado originalmente por cruzxlt Ver Post
    Aqui em POA tem um pessoal da loja Quevedo radiadores que tem uma boa fama (nem sei se pode fazer esse tipo de propaganda aqui no forum, caso contrario ja peço desculpas a moderação). Vou postar aqui em virtude daqueles que possam estar acompanhando ou ter problema similar futuramente.

    Levei hoje la para eles darem uma olhada, ele bateu o olho e ja encontrou dois furos no meu radiador, e me mostrou, cotou em menos de 200 realetas o reparo, e fica pronto no mesmo dia, futuramente vou trocar o radiador todo (principalmente se els condenarem-o). Isso se for só esse o vazamento.

    Galera, sem palavras para agradecer a boa vontade de vocês!
    Ó, ali na Otto Niemeyer tem um tio que arruma radiadores também, é barateiro e até hoje o único que repara/cola bicos de acoplamento de mangueiras quebrados. Se precisar, é só chegar lá e perguntar, todo mundo conhece.

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