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Convex Datacenter
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  • #13
    Banido Avatar de ojaneri
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    Ae,

    Edintruder, vou discordar..o lastro ajuda sim, claro, desde que não seja exagerado.

    Na areia fofa é muito comum em picapes a traseira ficar deslizando em falso, patinando legal, enquanto a dianteira não consegue ´puxar´ a caminhoneta. Com um lastro, voce tem maior peso na traseira, fazendo que o patinamento seja menor, e a tração traseira empurre a picape.

    Quer ver algo bem interessante? Nas dunas, tente subir um pedaço normalmente, e depois tente de ré...voce vai ver que com ré, fica sensivelmente mais fácil! Mas isso para areias fofas, geralmente aquelas mais brancas...as mais escuras (molhadas ou mais ´preguentas´) as vezes o lastro atrapalha.

    Na areia, eu ando com os Firestone Firehawk com 15 lbs a 20lbs em cada, e tem dado conta do recado legal. Mas lembrem-se que pneus mais carecas, com menos gomos, e mais largos são melhores na areia...por isso que os street dão show nos at e mud, na areia.

    Teve algum tópico que eu dei umas dicas, mas uma das principais é não ficar parado. Se você precisar usar marchas mais baixas e reduzida, use-as sem preocupação. Eu costumo andar até de 4a ou 5a na reduzida da Ranger, e vou baixando conforme a necessidade. Evite freadas e arrancadas bruscas.

    Outra coisa legal, é se por um acaso voce atolar, não saia feito doido pisando no acelerador, só vai cavar mais. Faça assim, engate a 4x4 LOW, e desligue o carro. Depois, engate a primeira, tire o pé da embreagem, e ligue o carro, deixe ele ir sozinho, só controlando no acelerador... verão que dá pra escapar de enrascadas legais assim!

  • #14
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    Sujeres ligar com a marcha engatada no meio de areia pesada? Não força muito o arranque? A bateria tem que estar muito boa. Eu tb ando com a reduzida em marchas longas na Ranger. Normalmente em areião eu ando muito em 2a e 3a em 4x4 low. Confesso que nuinca usei lastro, jogo direto o 4x4 e mando bala!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #15
    Banido Avatar de ojaneri
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    Edintruder, isso mesmo, deixe o motor de arranque levar o carro! Você vai se espantar...
    Em carros diesel, como a bateria é pouco exigida e geralmente o carro roda muito, as baterias quase sempre estão em excelentes estados.

    E quanto ao lastro, faça uma tentativa! Coloque um saco de areia de uns 50kgs atrás na caçamba, bem perto da porta da caçamba...eu creio que voce nao vai querer tirar mais de lá! Ate para o asfalto ajuda nas curvas!

  • #16
    ojaneri, eu uso, e como vc disse mesmo no asfalto ajuda muito, em curvas e até pra passar as maledetas lombadas.

    []'s

  • #17
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    Ojaneri,

    gostei dessa idéia...............vi uma hilux hoje com 2 sacos atrás e de fora, parecia que pulava menos......

  • #18
    Banido Avatar de ojaneri
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    Legal é a ideia do Markito, creio eu, que era adaptar um tanque dágua como lastro...voce enchia ele de água, e se precisasse de água ou menos peso no meio da trilha/acampamento/passeio, era so abrir uma torneirinha...

  • #19
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    Ou então colocava cerveja, o problema é que ia acabar antes do fim da trilha..........

  • #20
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    To gostando muito desse topico ... principalmente pq não tenho experiência em Dunas, areia d praia e etc. Continuem postando tdo o q sabem q to fazendo uma cartilha ..rs.. to brincando.

    Agora .. sobre essa dica abaixo do ojaneri ... não so já ouvi falar nisso, como tbm ja vi diversas pessoas fazendo isso principalmente nos testes da L-200, Ranger e frontier que eu fiz na pista de teste.

    Citação Postado originalmente por ojaneri
    Faça assim, engate a 4x4 LOW, e desligue o carro. Depois, engate a primeira, tire o pé da embreagem, e ligue o carro, deixe ele ir sozinho, só controlando no acelerador... verão que dá pra escapar de enrascadas legais assim!
    Apos ter terminado de andar na pista, perguntei aos pilotos o pq de ter feito tal atitude de desligar o motor, engatar a 1° marcha e ligar o carro novamente com a Low acionada e eles falaram d diversos casos e situações que isso seria uma boa saída, como por exemplo o caso q o ojaneri comenta.

    Perguntei sobre o desgaste do equipamento ... e tdos disseram que os carros estão preparados para isso. Lembrando q fiz isso no final do ano passado com carros zerados.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #21
    Banido Avatar de ojaneri
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    Citação Postado originalmente por Pequeno jr
    To gostando muito desse topico ... principalmente pq não tenho experiência em Dunas, areia d praia e etc. Continuem postando tdo o q sabem q to fazendo uma cartilha ..rs.. to brincando.

    Agora .. sobre essa dica abaixo do ojaneri ... não so já ouvi falar nisso, como tbm ja vi diversas pessoas fazendo isso principalmente nos testes da L-200, Ranger e frontier que eu fiz na pista de teste.

    Citação Postado originalmente por ojaneri
    Faça assim, engate a 4x4 LOW, e desligue o carro. Depois, engate a primeira, tire o pé da embreagem, e ligue o carro, deixe ele ir sozinho, só controlando no acelerador... verão que dá pra escapar de enrascadas legais assim!
    Apos ter terminado de andar na pista, perguntei aos pilotos o pq de ter feito tal atitude de desligar o motor, engatar a 1° marcha e ligar o carro novamente com a Low acionada e eles falaram d diversos casos e situações que isso seria uma boa saída, como por exemplo o caso q o ojaneri comenta.

    Perguntei sobre o desgaste do equipamento ... e tdos disseram que os carros estão preparados para isso. Lembrando q fiz isso no final do ano passado com carros zerados.
    Morando tão perto de praias, e rodeado delas, acho que pelo menos alguma coisa deu para aprender

    Quanto ao desgaste, é praticamente nulo, a não ser a bateria que vai ser mais requisitada, mas se ela estiver OK, não vejo problemas, até pq voce vai estar reduzido, diminuindo ainda mais o desgaste.

    Isso é muito válido na areia fofa (não testei em outros locais), pois em algumas situações, se você sair acelerando, os pneus irão patinar e você vai ficar mais enterrado ainda! Principalmente se você tiver pneus agressivos, como os MUD's. Ja vi Troller cepar (encostar os dois eixos na areia) em alguns segundos com pneus muds, tentando sair acelerando feito doido, e cavando como um tatu!

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