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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Ricardo Piovan
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    Molas Rota 4x4 - Engesa 6 cilindros gasolina




    Fala pessoal, blz ??

    Conversei com o pessoal da Rota 4x4 para compra das molas do Engesa 6 cil.

    As molas dianteiras para o gasolina possuem 11 elos, 120 mm de diâmetro, 425 mm de altura e fios de 14,80 mm de espessura.

    Minha dúvida: Quando instaladas num Engesa 6 cil, alguém sabe me informar qual a altura que elas ficam ????

    Essas molas fornecem um bom curso de suspensão quando usadas junto com amoretcedores do MB 608 ou MB 1113 ???

    Um grande abraço a todos.
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    - Engesa Fase 2: todo desmontado .....

  • #2
    Usuário Avatar de MaGao
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    qual o peso do motor de 6cil ?
    eu uso no meu a diesel as molas especiais deles.. ficaram muito boas!

    amortecedores uso com MB1113..

    Abraços,

  • #3
    Usuário Avatar de Ricardo Piovan
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    Fala Magao, tudo bem ?

    Tentei dar uma pesquisada na net sobre o peso do 6 cilindros, e pelo que encontrei, está entre 150 - 180 kg ( bem preciso !! kkkkk ). Me disseram também que é aprox. o mesmo peso de um MWM 2.8

    Agora to com medo de instalar essas molas e ficar curto em curso de suspensão ..... e o que eu quero na verdade é curso !!!

    Quanto de altura ficaram suas molas especiais ( 450 mm de altura com fio de 15,80 mm certo ??? ) depois de instaladas, com o peso da vtr ???

    Abração
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  • #4
    Usuário Avatar de Kim
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    Ricardo!

    Para ter um bom curso, estava usando molas da Pampa.

    Na foto, uma comparação entre as molas da pampa e traseira do Corcel.
    Cada peça do piso tem 40cm x 40 cm.


    Aqui. instalando, com amortecedor do 1113.


    Aqui, como ficou.


    Motor 6cil + ar.

    Abraços.

    Kim.

  • #5
    Usuário Avatar de Ricardo Piovan
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    Grande Kim !!!!

    Eu pensei nessas molas, mas o amigo forista Juninho Bitencour ( CJ-5 Pitbull ) tá com uma configuração muito parecida que a minha no CJ dele, com suspa Engesa, parachoque de ferro, guincho, motor 6 cil. ..... blablabla .... e ele está usando essas molas de Pampa. Conversando com ele, disse que as molas são fracas pra essa configuração, dando fim de curso ( elo com elo ) toda hora !!! Chegou até a instalar uma outra mola dentro ....

    Então tava pensando mesmo nas molas da Rota, só que to curioso pra saber quanto que as molas longas do diesel abaixam com o peso da vtr.

    Tem tb as molas do Landau, como vc me disse, mas acho que vão ficar muito duras no Pé Grande ....

    Abração
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  • #6
    Usuário Avatar de Kim
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    Grande Ricardo!

    Sobre as molas dianteiras, se as do opala dão batente, então, observe a espessura do fio.
    Pampa é 145mm.
    Landau dianteira 165mm.
    Engesa traseira 155mm.

    Então, deve procurar uma entre 150mm a 160mm de fio.

    Pena que as traseiras do engesa são curtas, pois tem 380mm e 8 elos.

    Abraços.

    Kim.

  • #7
    Usuário Avatar de MaGao
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    Citação Postado originalmente por Ricardo Piovan Ver Post
    Fala Magao, tudo bem ?

    Tentei dar uma pesquisada na net sobre o peso do 6 cilindros, e pelo que encontrei, está entre 150 - 180 kg ( bem preciso !! kkkkk ). Me disseram também que é aprox. o mesmo peso de um MWM 2.8

    Agora to com medo de instalar essas molas e ficar curto em curso de suspensão ..... e o que eu quero na verdade é curso !!!

    Quanto de altura ficaram suas molas especiais ( 450 mm de altura com fio de 15,80 mm certo ??? ) depois de instaladas, com o peso da vtr ???

    Abração
    Fala Ricardo,

    tava meio afastado hehe

    não cheguei a medir elas.. mais cederam pouco... chuto ai uns 390mm so sei que meu carro ficou mais muito muitooo mais confortavel em relação as que eu tinha que eram de landau..

    Abraços,

  • #8
    Usuário Avatar de Rodrigo Ielpo Bastos
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    Ricardo se seu carro funcionava bemm com essas molas e voce nao trocou motor ou acrescentou outros acessorios, talvez seja importante manter a espessura pois suas molas devem estar cansadas. por isso batem elo com elo as molas iguais porem zero KM nao bateram


    Rodrigo Bastos

  • #9
    Usuário Avatar de FernandoPedro
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    Ricardo,
    Como te disse na MP, as molas dianteiras ficaram com +- 40cm e as trazeiras estão com +- 37cm.Pelo que eu verifiquei elas não batem elo, não achei nenhuma marcar entre eles, mas desse jeito a trazeira ficou um pouquinho mais baixa que a dianteira.
    Abs

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Rodrigo Ielpo Bastos Ver Post
    Ricardo se seu carro funcionava bemm com essas molas e voce nao trocou motor ou acrescentou outros acessorios, talvez seja importante manter a espessura pois suas molas devem estar cansadas. por isso batem elo com elo as molas iguais porem zero KM nao bateram


    Rodrigo Bastos
    RODRIGO IELPO BASTOS

    Qdo comprei o ENGESA 4cc e andei com ele um bom tempo , depois que coloquei o MWM 2.8 que tem paraticamente o mesmo peso do opala 6cc a frente batia elo com elo , daí qdo estive pessoalmente com o ÍGOR na ROTA 4X4 , perguntei a ele o que deveria fazer , ele me sugeriu as molas ESPECIAIS que são usadas nos ENGESAS com motor OPALA 6cc , comprei as 4 molas com ele .

    Logo pensei que as molas que veio no ENGESA estavam realmente CANSADAS , e para minha surpresa , após 6 meses de uso as molas ESPECIAIS estavam da mesma altura das molas que eu havia retirado e BATIA ELO COM ELO .

    FOI POR ÍSTO QUE RESOLVÍ A PARTIR PARA AS MOLAS DIANTEIRAS COM FIO DE 15,8mm IGUAIS AS TRASEIRAS , QUE ELES CHAMAM DE 16mm E RESOLVÍ EM DEFINITIVO ESTE PROBLEMA DE MOLAS BATEREM ELO COM ELO . AGORA PASSO EM DEPRESSÕES E/OU VALETAS E NÃO BATE NADA .

    A ÚNICA RESSALVA QUE FAÇO É DE QUE AS MOLAS QUE COMPREI PARA A TRASEIRA SÃO DE 49cm E AS DIANTEIRAS COM 41cm E A FRENTE FICOU UM POUCO , LEVEMENTE MAIS ALTA , NESTE CASO AS MOLAS DIANTEIRAS DEVERIAM TER 39CM PARA FICAR COMO DEVE , ou seja com a frente ligeiramente mais baixa , como em todos os carros de fábrica .

    ABRAÇO

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