x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27

Tópico: Turbina no Q20b

  • #1
    Usuário Avatar de JOÃO R.
    Entrada
    05/05/2009
    Local
    Triunfo/RS
    Idade
    44
    Posts
    821
    Agradecimentos: 0

    Turbina no Q20b




    Olá senhores, existem vários tópicos discutindo sobre este motor, mas não achei um que explicasse minha dúvida... e tb para deixar como arquivo de pesquisa.

    1-Qual a(s) turbina(s) que podem ser usadas no Q20b?
    2-Qual a melhor?
    3-Quais as que vcs usam atualmente?
    4-E as recondicionadas?
    5-Como se interpreta aqueles valores (.42/.48 ???)

    [] turbinados...
    Toyota Hilux 4x4 Aut. 2011 - REBOCADORA
    Engesa F1 86 Q20B Turbo Diesel - LAGARTAURO

  • #2
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
    Entrada
    06/04/2008
    Local
    UNAÍ/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,079
    Agradecimento: 1
    Fala João:
    Vamos por partes:
    1- AS turbinas que podem ser usadas no seu motor são(de acordo recomendação do fabricante das mesmas);
    1.1 - GARRETT TA 31 - PN 704904-5001S
    1.2 -BORG - S2A-101 -PN 197332
    2- Eu usaria a GARRETT TA 31 - PM 465837-5004S VALVULADA.
    Vou mandar este post e a noite completo a resposta, pois vai acabar minha bateria, e estou no campo(hora de almoço), tenho sinal de net, mas não tenho energia.
    Até mais.
    Sérgio Augusto

  • #3
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
    Entrada
    06/04/2008
    Local
    UNAÍ/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,079
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    Fala João:
    Vamos por partes:
    1- AS turbinas que podem ser usadas no seu motor são(de acordo recomendação do fabricante das mesmas);
    1.1 - GARRETT TA 31 - PN 704904-5001S
    1.2 -BORG - S2A-101 -PN 197332
    2- Eu usaria a GARRETT TA 31 - PN 465837-5004S VALVULADA. Vou mandar este post e a noite completo a resposta, pois vai acabar minha bateria, e estou no campo(hora de almoço), tenho sinal de net, mas não tenho energia.
    Até mais.
    Sérgio Augusto
    João:
    Continuando, a TA 31 Valvulada, é mais moderna que as TA31, que equipavam originalmente este motor, pela inclusão da WASTEGATE, fato que favorece o torque em baixas RPM, sendo da mesma "linha" Outra que, dependendo da praparaçào do motor,(bomba e bicos), poderia ser usada, é a BW K16(ótima turbina).
    Quanto as turbinas que a galera está usando, vamos ver se alguem informa, pois como eu nào tenho este motor, não sei as que estão usando
    "Aqueles valores" .42,.63, etc, é a expressão da RELAÇÃO ENTRE A ÁREA DA VOLUTA(CARCAÇA) da TURBINA, E O RAIO DA MESMA, partindo do centro do CARACOL(eixo) ao CENTRO DA ÁREA POR ONDE PASSA O AR(CARACOL FRIO) ou GASES(CARACOL QUENTE), onde aquela constante é a divisão desta área pelo raio(por isso a expressão A/R= área sobre raio). Veja os anexos que vai entender
    Resumindo, quanto menor o A/R, mais rápido a turbina enche, porém provoca perda de rendimento alta, e quanto maior o A/R, maior LAG, mas tem-se bom rendimento em alta.
    Abraço
    Sérgio
    PS: Vai no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ghlight=turbos , que tem estas respostas. A tempos.
    Turbina no Q20b Arquivos Anexos

  • #4
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    SERGIO AUGUSTO!

    Sempre muito técnico e preciso em suas rspostas!!!!

    Muito bom!

    Abraços.

    Kim.

  • #5
    Usuário Avatar de JOÃO R.
    Entrada
    05/05/2009
    Local
    Triunfo/RS
    Idade
    44
    Posts
    821
    Agradecimentos: 0
    Que AULA, muito bom...
    Valeu Sergio...
    Toyota Hilux 4x4 Aut. 2011 - REBOCADORA
    Engesa F1 86 Q20B Turbo Diesel - LAGARTAURO

  • #6
    Usuário Avatar de JOÃO R.
    Entrada
    05/05/2009
    Local
    Triunfo/RS
    Idade
    44
    Posts
    821
    Agradecimentos: 0
    Então essas turbinas de geometria variável (TGV) na realidade é o AR que varia???

    [] curiosos...
    Toyota Hilux 4x4 Aut. 2011 - REBOCADORA
    Engesa F1 86 Q20B Turbo Diesel - LAGARTAURO

  • #7
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
    Entrada
    06/04/2008
    Local
    UNAÍ/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,079
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por JOÃO R. Ver Post
    Então essas turbinas de geometria variável (TGV) na realidade é o AR que varia???

    [] curiosos...
    FAla João:
    Na verdade o A/R não varia, o que acontece(explicando a grosso modo), é que na TGV, existem "palhetas" que através do funcionamento de uma haste, movida pela WASTEGATE, modificam sua posição (ou se movimentam), e com isto, fazem o fluxo de gases do escamento, se direcionarem mais ou menos, em direção( ou pra cima), do rotor da turbina(caracol quente), fazendo com que a medida que a pressão sobe, as palhetas vão desviando o fluxo dos gases, que estão pra cima do rotor, fazendo com que passem "em volta"do caracol quente, e saindo para o escapamento.
    Veja o link http://clube307.createforum.com/gera...vel-t1891.html , vai te ajudar a entender.
    Abraço
    Sérgio
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    joao

    as turbinas variaveis que o sergio citou são muito boas, mas não para o Q20B, pois o motor acaba por não aguentar tanta pressao, ela é usada nos Maxions S4T plus, pois foram desenhados para ser turbo, aneis pistoes etc, como só uso garret as apropriadas são as TB 42 OU as APL 240, ambas vendidas com seus respectivos Kits de turbinamento.

    assim um motor original suporta bem

    carlos sallespickup

  • #9
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    ah não aconselho recondicionado, tenho um pouco de preconceito, por ja ter tido problemas, quanto a numeração refere-se ao tamanho da parte quente e fria do caracol,

    veja este link abaixo que acho pertinente quanto ao turbinamento, ele refere-se ao motor MWM mas pode estender ao Q20B que a tese é a mesma, pois trata-se de motor originalmente sem turbo
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79651

    a disposição

    carlos sallespickup

  • #10
    Usuário Avatar de JOÃO R.
    Entrada
    05/05/2009
    Local
    Triunfo/RS
    Idade
    44
    Posts
    821
    Agradecimentos: 0
    Salles, o meca aqui deu boas referencias da oficina que faz isso por aqui... espero que tenha razão...
    A turbina que está no meu Q20B é essa da foto, não sei dizer qual é a especificação dela. ???
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Turbina no Q20b-dsc01506.jpg  
    Toyota Hilux 4x4 Aut. 2011 - REBOCADORA
    Engesa F1 86 Q20B Turbo Diesel - LAGARTAURO

  • #11
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    é essa mesmo, é uma TB 42 e pelo que vi estava num motor maxion S4, pode ser que vc precise apenas modificar a mangueira de retorno , mas isso seu meca tira de letra, pode por, e na minha opiniao não mexa na bomba injetora, pois ficara com força nas subidas e o consumo o mesmo

    carlos sallespickup

  • #12
    Usuário Avatar de CARLOS SIQUEIRA
    Entrada
    25/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    60
    Posts
    622
    Agradecimentos: 0
    João e Salles, instalei um Q20b em meu F1, que comprei do Afonso da TT4. Pedi para vir turbinado, e ele prontamente me atendeu, mas não informou qual turbina e de que carro. Ando normalmente com ele, e fiz algumas viagens/passeios. Optei por substituir a relação recomendada por ele, 3,54 (13x46), por 3,07 (14x43), e instalei a caixa de transferência da Band. Agora, a viatura está mais solta, e o motor trabalha em giro mais baixo, próximo dos 120 km/h, o que não ocorria antes. No momento, a turbina apresenta um pequeno vazamento, como visto na foto. Sondei com o mecânico se corria risco, e por garantia, recorri a uma oficina especializada, que disse ser da S-10, não ter muito perigo e cobraria R$ 580,00, com peças e mão de obra inclusas, para verificar o problema. Achei caro, e vou continuar andando assim e procurar outra, com preço melhor. Segue fotos.

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Turbina no Q20b-dsc01780.jpg   Turbina no Q20b-imagem-176.jpg   Turbina no Q20b-snorkel-003.jpg   Turbina no Q20b-snorkel-007.jpg   Turbina no Q20b-snorkel-008.jpg  
    EE4 F1 Q20bTD 86/D 44(3,07)flut.+bloq.+disco nas 4BBS+BF33"/ct Band:"MULO"
    Hilux SW4 3.0 TD 2000:"CRIÔLA" QRA - PU1MUL
    arieuqisolrac@gmail,com

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade