A principio, estando a turbina ok,(ja que é nova), em tese o alto consumo não seria culpa dela, a não ser que estivesse "alimentando" pouco, mas voce teria muita fumaça, ou está fumaceando além do "normal"? Voce fala que trocou os bicos, qual marca usou, qual o modelo que usou? E como diz que já tentou de tudo com a BI, retirou de novo, os bicos "novos" pra verificar a calibragem, pulverização? A APL 240 ,sei que é da FAMILIA TA 31, e é recomendada para varios diesel na faixa de 4 L e a TB4125, é indicada em motores na faixa de 4L, até 100 cv, e a APL é recomendada até 120 cv,nestes motores(diesel na faixa de 4L.) A que está usando foi colocada 0Km?
Se de tudo, pensar em trocar de turbo, não tiver jeito(espere mais opiniões), opte por uma VALVULADA(com WASTEGATE), a TA 31 preparada para o MWM 4.10(135 cv) e D229-4, da F1000 HIGH PERFORMANCE, é uma boa pedida, ou veja com seu meca, a possibilidade(obviamente se precisar mexer mesmo na turbina), se daria pra colocar o conjunto rotativo 409172-5145S(TA 31 do VW 8.150), já que sua APL é da familia TA 31.
Abraço
Sérgio.