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  • #1

    Question Ajuda: Turbina APL-240 X TB-4215




    PessoALL,

    Bom dia!

    Preciso de ajuda e informações sobre as seguintes turbinas Garrett

    APL-240 e TB-4125.

    O ponto é o seguinte:

    Antes:

    Turbina TB-4215, pneus com 33x12,5R15, BI original, desgastada e sem LDA
    Consumo urbano na casa de 7-8 km/L e rodoviário na casa dos 10-11km/L

    Hoje:

    Turbina APL-240, pneus 235/85R16 recapados (= 33x9,5), BI toda refeita e COM LDA, Bicos NOVOS e recentemente calibrados.
    Consumo urbano entre 4,5-5,5 km/L e rodoviário entre 7,5-9,0 km/L

    Já tentamos de tudo junto a BI para otimizar o consumo, e apesar de uma leve melhora na média de estrada, na cidade o consumo está péssimo.

    Nas duas configurações o desempenho, arrancada, retomadas e valocidade final da F-1000 são comparáveis para não dizer "os mesmos".

    Estou praticamente partindo para retificar a TB e voltar ela para o motor, mas antes disto gostaria de entender se toda esta diferença de CONSUMO pode ser basicamente em decorrência da Turbina.

    De antemão agradeço a qualquer ajuda!

    Abraços

    Eddie
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #2
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
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    Fala Eddie:
    A principio, estando a turbina ok,(ja que é nova), em tese o alto consumo não seria culpa dela, a não ser que estivesse "alimentando" pouco, mas voce teria muita fumaça, ou está fumaceando além do "normal"? Voce fala que trocou os bicos, qual marca usou, qual o modelo que usou? E como diz que já tentou de tudo com a BI, retirou de novo, os bicos "novos" pra verificar a calibragem, pulverização? A APL 240 ,sei que é da FAMILIA TA 31, e é recomendada para varios diesel na faixa de 4 L e a TB4125, é indicada em motores na faixa de 4L, até 100 cv, e a APL é recomendada até 120 cv,nestes motores(diesel na faixa de 4L.) A que está usando foi colocada 0Km?
    Se de tudo, pensar em trocar de turbo, não tiver jeito(espere mais opiniões), opte por uma VALVULADA(com WASTEGATE), a TA 31 preparada para o MWM 4.10(135 cv) e D229-4, da F1000 HIGH PERFORMANCE, é uma boa pedida, ou veja com seu meca, a possibilidade(obviamente se precisar mexer mesmo na turbina), se daria pra colocar o conjunto rotativo 409172-5145S(TA 31 do VW 8.150), já que sua APL é da familia TA 31.
    Abraço
    Sérgio.
    4X4 Brasil

  • #3
    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    PessoALL,


    Antes:

    e sem LDA

    Hoje:

    COM LDA,
    apostaria 50 $ no lda . Pede pro mecanico isolar a LDA , e anda ate poder fazer uma media.
    RAM 2500 - 2017

  • #4
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Antes:

    Turbina TB-4215, pneus com 33x12,5R15, BI original, desgastada e sem LDA
    Consumo urbano na casa de 7-8 km/L e rodoviário na casa dos 10-11km/L

    Hoje:

    Turbina APL-240, pneus 235/85R16 recapados (= 33x9,5), BI toda refeita e COM LDA, Bicos NOVOS e recentemente calibrados.
    Consumo urbano entre 4,5-5,5 km/L e rodoviário entre 7,5-9,0 km/L
    O Francês deu com força eihn?!!

    Mudanças que deveriam melhorar o consumo:
    1-Pneus
    2-Revisão na BI
    3-Bicos novos

    Quanto a turbina não tenho idéia, vc tem/tinha manômetro na turbina?
    As duas são turbinas "normais" com WG? Quais são as diferenças entre as duas turbinas?

    Eu apostaria em algum ajuste envolvendo a pressão inicial da turbina X LDA.
    Uma mola um "pouquinho mais dura" na LDA, umas voltinhas a mais no regulagem da mínima, ou coisa do gênero.

  • #5

    Garret Turbina TA31 ou APL240

    Tio Eddie.
    Essa TA31, apesar de ter sido desenvolvida para as F-1000/4000 é menor que TB-4125 aplicadas nos MWM 229-4.
    Não sei não, mas a diferença no consumo não deveria ser tão grande como está ocorrendo com a sua.
    Qual é a idade da sua Milona ?

    Anthon
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário Avatar de Kim
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    O motor foi revisado a algumas páginas passadas!

    Olha, vou corroborar com o Dalmolin.

    Mudou depois da instalação do LDA.

  • #7
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Tio Eddie.
    Essa TA31, apesar de ter sido desenvolvida para as F-1000/4000 é menor que TB-4125 aplicadas nos MWM 229-4.
    Não sei não, mas a diferença no consumo não deveria ser tão grande como está ocorrendo com a sua.
    Qual é a idade da sua Milona ?

    Anthon
    Anthon,

    De fato a APL (TA31) é menor que a TB e aparentemente enche mais rápido.
    A Milona é de nov/93
    Fiz motor em jul/ago de 2007 trocando os kits e revisando a parte de baixo. Nesta ocasião já estava equipado com a TB e a BI não tinha LDA. 33" e cheguei a rodar 1300 km com um tanque (110L).

    Dalmolin,

    Hoje cedo estava conversando com o dono da oficina e o LDA foi uma das coisas que veio a baila. Se eu levar a BI para a bancada ele roda e volta a TB como era.

    Tyler,

    Desde que comprei a Milona em 2006 tenho manômetro de turbo instaldo.
    Depois da TA31 troquei o manômetro por um de 2kg, ambos cronomac.

    Sergio,

    A TB foi colocada zerada em 2006 quano comprei a Milona assim como a TA31. a TB rodou 250 mil km antes de começar a travar os caracois e parar de comprimir.

    Os bicos atuais são DELPHI e foram colocados zero bala em janeiro junto com a revisão completa da BI e instalação do LDA.

    Foram recalibrados no começo deste mês e estava com pressão entre 190-210 bar - foram calibrados os 4 com 220 bar. Depois da recalibragem dos bicos o consumo foi pro saco e a marcha lenta parou de firmar

    Foi aberta a lenta do LDA e como não resolveu abrimos 1/2 volta da BI.

    no geral


    • Falta trocar a turbina mantendo a BI como está,
    • Tirar o LDA e testar com a TA31 mesmo
    • Tirar o LDA, voltar a BI para a regulagem "original" e usar a TB
    • Jogar tudo fora...

    Agradeço a ajuda até o momento e continuo ouvindo opiniões para não ficar brincando de montar e desmontar coisas a toa

    []s

    Eddie
    fuck the fuel economy
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  • #8
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    O motor foi revisado a algumas páginas passadas!

    Olha, vou corroborar com o Dalmolin.

    Mudou depois da instalação do LDA.
    Kim, foi LDA, revisão completa da BI e bicos novos, e logo que tudo ficou pronto, 2 dias depois a troca da turbina.

    Em tempo, já rodei uns 220-230 mil km depois que fiz o motor.

    []s
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #9
    Usuário Avatar de Miranda
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    Pra mim a causa é a APL.. turbina menor.. vive pressurizando. Isso num motor de litragem alta (3.9), com muito torque em baixa (LSD) + turbina pequena.. só consigo pensar nisso.
    A turbina ja deve ta tendo pressao em 1300rpm~1500 ..

  • #10
    Miranda,

    1300-1500 rpm, sem pisar entre 02-04 bar, se pisar de leve, entre 04-06 bar, se cutucar e deixar o giro ir pra casa de 2000 rpm vai pra 08-1,1bar..rsrsrs

    Sabe aquela coisa que "na hora que açulera chega que assubeia" ? está assim..rsrs

    []s
    fuck the fuel economy
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  • #11
    Usuário Avatar de Miranda
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    pois é.. eu acho que é isso..
    nao tem como usar uma turbina maior pra testar.. a 4125mesmo

  • #12
    Vou acabar trocando o miolo da TB e voltar ela pra ver o que dá
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

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