Estou com essas molas no Fuzileiro.
Não vai ficar bom, pois, motorzão + guincho + um monte de parafernalha, vai dar batente de elo, como o Edu citou.
Agora no 4 cil ou 6 cil opala, é show!
Usava no Brancão.
Abraços.
Kim.
Versão Imprimível
Caro Reptil.
Quando comprei minha Camper 2 portas 6cc, ela estava com as molas originais cansadas e dava batente nos amortecedores, que eram maiores que os originais (1113). Pra não ter que trocar os amortecedores ou molas, resolvi fazer uma experiência e deu certo. Coloquei calços nas molas. 6 centimetros de altura na traseira e 3 cm na dianteira, cortei um "gomo" das borrachas dos batentes da dianteira e troquei os batentes traseiros por batentes de Currier. Ficou muito bom, tanto que já vendi a Camper pro meu irmão e esta assim até hoje.
Já a Camper diesel estava com molas de F1000. Parecia que nem tinha molas de tão duro. Quando passava nos quebra molas era um "soco" pra subir e outro pra descer. Nesta troquei as molas por molas do 6 cilindros gasolina por sugestão do Igor da Rota pois o motor MWM 2.8 equivale em peso com o 6 cc do Opala. Nesta diesel também coloquei calços , mas foi porque troquei os pneus por maiores e ficaram esbarrando no para-choque dianteiro e na caixa de rodas de trás. Ficou muito bom também, porém vou ter que acertar o caster pois passou a passarinhar.
Caramba, dei uma de Dr. Guilherme rsrsrs. Desculpe o excesso... :oops:
Fala aí Dr. Guilherme e Kim, blz?
Sem rasgação de seda, mas adimiro muito o vosso conhecimento da mecânica de nossas viaturas, sendo assim, aproveito para tirar uma dúvida.
Recentimente eu troquei as molas e amortecedores por aqueles da Rota "kit de molas e amortecedores especiais", ficaram ótimos na minha opinião, a viatura ficaou bem mais macia de se andar, porém como o engesa ficou mais alto ainda, aumentou o problema dele dançar mais, ficando mais difícil se segurá-lo, acho que é o famoso shimmi.
Ví os comentários e o album de fotos do Kim, falando sobre o acerto do caster, porém como sou leigo no assunto de mecânica, não consegui entender como devo proceder para acertar isso.
Em outro tópico, li sobre as posições paralelas da barra de suspensão e também sobre o braço pitiman, mas como vou deixar as barras paralelas sem diminuir a altura do engesa?
Desculpe-me se estou falando besteira, mas fiquei perdido neste assunto.
Ah... complementando, meu motor é 6 cilindros à alcool.
Abs.
Segue a foto
Fernando , vc vai ter que mexer mesmo , tanto na Panhard , como no eixo da dir. ( pitman ) no eixo da dir. o Dr Guilhereme deu uma boa solução , um Pitman maior , e na Panhard vc vai ter que aumentar o comprimento , na Rota tem panhar com ajuste pra esses casos ...
abs ... vou deixar pro Kim completar ...
Na minha opinião, comece com o cáster, depois vá fazendo o restante caso sinta necessário.
Olhe as fotos, leve-as a um meca, ele saberá o que fazer.
abraços.
Kim.
Kim.
Deixa ver se eu entendí, pra alinhar o caster terei que alterar também as barras longitudinais, conforme nas fotos?
Abs.
Se está usando eixo original não precisa mexer no caster , é fixo ...
Isso ... o Kim trocou o eixo diant. por isso teve que mexer no caster ... por suspender a vtr não carece mexer no caster ...
A barra de dir. do seu está com angulo muito forte , qto menor for o angulo melhor ... qto a panhard , qdo vc ergue a vtr vc tira a posição de trabalho do trem de arraste , fica desalinhado pq puxa as 2 panhards a diant. e a tras. , na rota 4x4 tinha panhard com ajuste , com rosca , não sei se ainda tem ... mas a barra roscada é do tipo da foto ... tem que alinhar com as panhards e depois ajustar a barra de dir. usando um ptiman maior ou mudando a posição do suporte , vc pode tb mudar a posição do suporte das panhards pra ajuste ...
abs ... Edu
Caro Guilherme,
Também não estou conseguindo mandar a MP... Meu e-mail é vinireptil@gmail.com
Abraço