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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de julhos
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    Lightbulb Substituição dos rolamentos e retentores do eixo.




    Olá pessoal, beleza?
    Queria mais uma vez pedir a ajuda de todos e aproveitar para fazer uma sugestão. Gostaria de sugerir postarmos o “como fazer” de alguns reparos e modificações simples. A meu ver, isso seria de grande importância para os proprietários que estejam interessados em mexer, ou tentar mexer , em seus carros, mesmo que sejam apenas pequenos reparos ou modificações. Não existe nenhum jeito melhor de conhecermos verdadeiramente nossos veículos que não realmente pondo a mão neles. Posso parecer louco, mais para mim, mexer e conhecer meu carro é gratificante e um prazer.


    Agora lá vai a minha dúvida:

    Semana passada desmontei o diferencial traseiro do meu engesa fase 1 (dana 44) para tentar instalar um bloqueio, que infelizmente não coube (mais isso já é outro tópico). Bem, após remover os semi-eixos percebi que os “quatro” retentores (não tenho certeza se todos são realmente retentores) do eixo traseiro estão avariados. Dois que ficam fixados no interior extremo do eixo, atrás do berço dos rolamentos, e dois que ficam nos semi-eixos, após o rolamento e os prisioneiros (esses últimos parecem ser mais uma proteção para evitar a entrada de sedimentos nos rolamentos, do que realmente um retentor).
    Minha idéia é realizar a substituição de todos eles, no entanto nunca realizei tal serviço e gostaria de algumas dicas.
    - Primeiro, é possível realizar esse serviço em casa, sem ferramentas especiais? Pois para retira os semi-eixos, foi extremamente simples, sendo necessário apenas soltar quatro parafusos e puxá-los para fora.
    - Como retiro esse retentor que fica na extremidade da carcaça do eixo (pois ele nem mexe)? É na "brabeza" ou tem alguma técnica?

    - Como retiro o rolamento e esse tal “retentor” do semi-eixo, pois na frente deles tem um “prisioneiro” (que nem mexe!)? Tem que aquecer a peça?

    Seguem algumas fotos para exemplificar minhas dúvidas:
    4X4 Brasil
    -Troller T4 (Fandangos)-Laranja,Trepator 35",Px Cobra & LSD.
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  • #2
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    Como retirá-los?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00326.jpg  
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  • #3
    Usuário Avatar de julhos
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    Retentor interno extremo da carcaça do eixo!
    Essa foto é somente um exemplo! Não é um dana 44!!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -ponte-nua.jpg  
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  • #4
    Usuário Avatar de julhos
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    Realmente não existe nenhum retentor interno nesta posição?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -p3290017.jpg  
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  • #5
    Julhos, se não me engano nesta posição citada por ultimo existe uma bucha que centraliza e apoia mais o semi-eixo. os retentores estão somente na extremidade dos eixos. e na verdade eu achava que era somente um retentor por roda...
    espero que os amigos que ainda usem este sistema possam lhe ajudar.
    abraços!!!

  • #6
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Julhos , é uma atividade bem saudável essa de fazer vc mesmo , mas se vc tiver com dúvida pode levar o eixo num meca de confiança só pra ele trocar os rolamentos e os retentores pq essa luva dá trabalho pra colocar , só com prensa e tem que aquecer , mas de preferencia em óleo ...
    Se vc quiser tirar a luva , faça 2 furos no sentido longitudinal e com talhadeira e marreta bate forte entre os furos , cria uma trinca e a luva sai ... , esse retentor da carcaça tem 2 jeitos de tirar , um é detonando ele com uma chave de fenda e outro é tirando cx satelite e colocando um ferro de 3/8 ou 1/2 de construção atravessando o diferencial pra bater e sacar , aí sai inteiro ... é importante marcar os grampos que prendem os rolamentos da cx satelite antes de desmontar pra montar na mesma posição .
    a luva do eixo é o calcanhar de aquiles desse sistema semi eixo , se vc colocar a luva aquecida demais passa calor pro eixo e altera suas propriedades , tem que entrar aquecida o suficiente pra que consiga instalar usando a prensa , se alterar as propriedades do eixo ele pode romper e a roda ganha vida pra sair por aí , se a luva entrar sem intereferencia tb a roda pode sair por aí ... por isso que acho melhor vc levar os semi eixos num meca que mexa com jipes e picapes e ja está acostumado com essa montagem , nada impede que vc faça , mas tem que saber o que está fazendo ...
    Do lado da cx satelite não tem nada mesmo , nem retentor nem guia ...

    qqer duvida tem muitos mestres aqui no forum que vão te ajudar , sou mais mexanico que mecanico ... rsrs ...

    abs ... Edu
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    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

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