Powered by vBulletin

Substituição dos rolamentos e retentores do eixo.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
  • 25/05/2010, 18:16
    RogérioNunes
    1 Anexo(s)
    Na montagem do retentor recomendo que vc encontre algo que tenha o mesmo diâmetro externo do retentor para facilitar a instalação.POde ser uma chave soquete ou um tubo desde que não tenha a superfície que entrará em contato com o retentor irregular.
    Qto a esquentar ou não, fica a seu critério...mas leia o manual da HDS MecPar fabricante de semi eixos na página 18.
    O kit vem com rolamento e trava somente.
    Mais uma recomendação, se for usar aquela ferramenta de precisão,MARTELO e talhadeira pra tentar remover o rolamento, use óculos de segurança pois o rolamento estilhaça e pode te ferir.
    No mais, boa sorte aí.

abraços
  • 25/05/2010, 18:40
    Eduardo Velo
    Costumo levar os semi eixos num meca que mexe com picapes pra fazer esse trampo pq não tenho prensa , já tentamos colocar a frio e a prensa de 15 Ton. não conseguiu , tivemos que aquecer em óleo , aí entrou , com muita interferencia , mas entrou ... qdo tem que trocar os rolam. tras. é complicado , o eixo diant. é muito mais fácil de dar manutenção ... pra entrar as capas é o contrario , vão pro Freezer ...

Bom Julhos , agora é contigo camarada , passarinho que come pedra ...

abs ... Edu
  • 25/05/2010, 19:00
    RogérioNunes
    É isso aí Edu, o trampo tem seus mistérios.Tenho uma prensa de 15 Ton. modificada para ganhar mais altura e sempre montei os rolamentos e a trava a frio, certa vez esquentei e na hora de prensar deformou a trava e não serviu mais.Acho que pela falta de padronização e materiais diferentes acontece essas coisas...vai saber.

Citação:

Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Costumo levar os semi eixos num meca que mexe com picapes pra fazer esse trampo pq não tenho prensa , já tentamos colocar a frio e a prensa de 15 Ton. não conseguiu , tivemos que aquecer em óleo , aí entrou , com muita interferencia , mas entrou ... qdo tem que trocar os rolam. tras. é complicado , o eixo diant. é muito mais fácil de dar manutenção ... pra entrar as capas é o contrario , vão pro Freezer ...

Bom Julhos , agora é contigo camarada , passarinho que come pedra ...

abs ... Edu

• 25/05/2010, 19:04
    RogérioNunes
    Fala João, BLZ?
    Meu kamarada, depois de um certo tempo isso acaba virando rotina mas mesmo assim ainda encontro algumas situações que dão trabalho mesmo.

abraço!

Citação:

Postado originalmente por JOÃO R. Ver Post
    Quem sabe tecla ao vivo... ótima aula, mas isso é pra você, Roger, que pode e sabe fazer... que p... trabalhão.... nada como um bom mecânico e o "mexânico" como eu nesta hora fica olhando e dizendo: éééé.....
    Abração.

• 25/05/2010, 20:22
    julhos
    Alguém sabe o numero do Kit completo de um desses fabricantes de melhor qualidade? Assim evito comprar o kit errado, pois acho que existem vários kits para Danna 44 de acordo com o modelo. :pensativo:

Outra coisa, na minha última mensagem acho que fiz menção ao retentor errado. Na verdade gostaria de saber como sacar o retentor que vai na ponta do eixo, atrás ou em cima (sei lá!) da luva do eixo (não tenho certeza se esse é o nome correto), mas é o que fica nas extremidades da carcaça do eixo. Preciso mexer nas luvas ou é só puxar com a mão e colocar o outro? Alguém sabe o número desse retentor também?
    Pois para falar a verdade o meu rolamento e a trava estão em ótimo estado, o problema esta nesse retentor na ponta da carcaça do eixo (que esta completamente avariado) e a proteção / retentor do semi eixo que esta quebrada. Assim vou trocar logo tudo, já que terei que desmontar mesmo.
  • 26/05/2010, 18:44
    guilhermeabreu
    CARO AMIGO JULHOS

Eu gosto de mexer nas coisas em casa , MAS ÍSTO QUE VC QUER FAZER SEM EXPERIENCIA NENHUMA E SEM TER VISTO NINGUEM FAZER , VC VAI SE FERRAR , não que eu ache que vc não tenha a capacidade de fazer , OBSERVE AS PALAVRAS DO EDU VELO , que é um dos caras que mais fazem manutenções em casa e neste caso de TROCAR ROLAMENTO TRASEIRO E SEUS RETENTORES , ELE LEVA PRUM MECA FAZER , o ROGER NUNES tem falado algo a respeito , eu digo VC VAI SE FERRAR e ter um PREJÚ NA CERTA , pode até colocar ,MAS SE FICAR COM O ROLAMENTO MAL ACENTADO , rapidinho o rolamento vai pro saco e CORRE UM GRANDE RISCO DO SEMI-EIXO QUEBRAR A RODA CAIR E VC SOFRER UM GRAVE ACIDENTE .

AGORA : VC DECIDE , é só um conselho de uma cara que já caiu a roda por causa desta bosta de sistema de rolamento de eixo semi flutuante com rodas largonas com off set bem negativo e pneus 33" ou maiores .

Vai ter gente aqui dizendo que tem ísto tudo e nunca aconteceu nada NUNCA QUEBROU SEMI-EIXO , SÓ ESTOU DIZENDO O QUE ACONTECEU COMIGO , não houví falar não , ACONTECEU COMIGO .

Se conselho valesse alguma coisa SERIA VENDIDO e não dado , mesmo assim te dou um conselho de graça : LEVA ESTE EIXO PARA UM MECA FAZER ESTE TRAMPO AMIGO .

Tem tantas outras coisas que vc poderá fazer em casa , mas ÍSTO , DEIXA PRO MECA FAZER .

ABRAÇÃO
  • 30/05/2010, 13:19
    julhos
    Citação:

Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    CARO AMIGO JULHOS

Eu gosto de mexer nas coisas em casa , MAS ÍSTO QUE VC QUER FAZER SEM EXPERIENCIA NENHUMA E SEM TER VISTO NINGUEM FAZER , VC VAI SE FERRAR , não que eu ache que vc não tenha a capacidade de fazer , OBSERVE AS PALAVRAS DO EDU VELO , que é um dos caras que mais fazem manutenções em casa e neste caso de TROCAR ROLAMENTO TRASEIRO E SEUS RETENTORES , ELE LEVA PRUM MECA FAZER , o ROGER NUNES tem falado algo a respeito , eu digo VC VAI SE FERRAR e ter um PREJÚ NA CERTA , pode até colocar ,MAS SE FICAR COM O ROLAMENTO MAL ACENTADO , rapidinho o rolamento vai pro saco e CORRE UM GRANDE RISCO DO SEMI-EIXO QUEBRAR A RODA CAIR E VC SOFRER UM GRAVE ACIDENTE .

AGORA : VC DECIDE , é só um conselho de uma cara que já caiu a roda por causa desta bosta de sistema de rolamento de eixo semi flutuante com rodas largonas com off set bem negativo e pneus 33" ou maiores .

Vai ter gente aqui dizendo que tem ísto tudo e nunca aconteceu nada NUNCA QUEBROU SEMI-EIXO , SÓ ESTOU DIZENDO O QUE ACONTECEU COMIGO , não houví falar não , ACONTECEU COMIGO .

Se conselho valesse alguma coisa SERIA VENDIDO e não dado , mesmo assim te dou um conselho de graça : LEVA ESTE EIXO PARA UM MECA FAZER ESTE TRAMPO AMIGO .

Tem tantas outras coisas que vc poderá fazer em casa , mas ÍSTO , DEIXA PRO MECA FAZER .

ABRAÇÃO

Olá Guilherme, tudo bem com vc?
    Realmente lhe agradeço pelo conselho e preocupação, mas como me conheço bem, não irei sossegar enquanto eu mesmo não fizer esse reparo. :parede:

Tenho ciência dos riscos, no entanto mandar fazer esse serviço em um mecânico mão garante que o serviço fique melhor do que o feito por mim, até porque gosto muito de aprender e “tentar” e esse é um dos objetivos desse meu carro (puro entretenimento).
    Irei realizar o serviço assim que o meu carro sair da reforma, e se depois disso algo der errado, posso ficar tranqüilo pois saberei que a falha foi minha e fiz algo errado, e com certeza após tal ocorrido irei perturbá-los, todos do Fórum, para tentar descobrir a falha e fazer novamente... :grin: Até que um dia eu consiga, aprenda e possa ensinar a outros que por ventura estejam com alguma dúvida!
    Também já perdi a roda uma vez! Troquei as rodas de um dos meus ex-jeep (Mandei tirar o jogo para asfalto e colocar o jogo lameiro) e o mecânico simplesmente esqueceu e só colocou 1 parafuso em uma das minhas rodas. Mas como o serviço era extremamente simples e, para piorar a situação, ainda foi feito por um dos mecânicos de jeep mais conhecidos e experientes aqui do Rio de Janeiro, simplesmente não conferi. No entanto descobri em uma curva a uns 70Km/h em caminho da trilha!
    Talvez por esse fato, descobri que muitas vezes o simples capricho do dono, pode se igualar a experiência de bons mecânicos.

Mas de qualquer forma realmente sou grato por seu conselho e preocupação. Mesmo sendo negativo a realização do serviço, não deixa de ser mais uma dica, no entanto, escrita de outra forma: “- Preste muita atenção pois o serviço envolve um grande risco e precisa ser bem testado e avaliado!” :concordo:

Felicidades...
  • 30/05/2010, 13:57
    guilhermeabreu
    CARO AMIGO JULHOS

Em primeiro lugar meus parabens . ADMIRO MUITO A SUA CORAGEM E DISPOSIÇÃO .

Eu sempre fui arrojado e corajoso , mas na sua situação eu até poderia fazer tb , MAS DEPOIS DE VER ALGUM MECANICO FAZENDO .

LOGO :
    Se realmente esta disposto a fazer NÃO VOU FICAR TE AZARANDO , mas vai mais outra dica , como vc não vai fazer agora correndo , VÁ A UMA OFICINA DE UM AMIGO QUALQUER E DÊ UMA OLHADA NESTE SERVIÇO , se é que tenha este serviço pra ser feito nesta oficina lógico .

MAS VAI EM FRENTE , PORQUE NÃO É CERTO QUE DÊ ERRADO O SEU SERVIÇO , AINDA MAIS COM A DISPOSIÇÃO QUE VC ESTA , PELO CONTRÁRIO , " TEM TUDO PARA DAR CERTO " .

BOA SORTE NA EMPREITADA , é assim mesmo que passamos a conhecer melhor nossos 4x4 e ter experiencia pra contar para os outros .

Eu mesmo quase não tenho mais tempo e disposição física ( 57 anos , 1,80 m de altura e 115 kg ) , com estes dados meu corpo não responde mais aos meus impulsos da cabeça , mas disposição ainda tenho , mas sei tb que não dá mais para fazer estas coisas . Logo as coisas que posto aqui de minha experiencia é sempre de coisas que MANDO FAZER E ACOMPANHO TODOS OS DETALHES DA EXECUÇÃO DO SERVIÇO , seria como se eu mesmo tivesse fazendo .

ABRAÇÃO , VAI DAR CERTO COM CERTEZA .
  • 28/06/2010, 14:24
    Eduardo Velo
    Segue site com medidas de retentores para consulta ...

http://www.sesso.com.br/retentores.htm
  • 24/02/2011, 11:41
    julhos
    Olá galera, beleza?

Desculpe-me por estar ressuscitando esse tópico, no entanto a Sororoca já esta quase pronta e chegou o momento de colocar "a mão na massa" e dar um "valor" nesse meu diferencial traseiro.
    Aguardei até o momento pois o carro estava na pintura e outras coisas tiveram prioridade, no entanto com a chega dos bloqueios (ENSIMEC IV), vou aproveitar a oportunidade para cair dentro desse eixo traseiro e finalizá-lo.
    Eu gostaria de trocar todos os rolamentos e PRINCIPALMENTE os retentores, já que serei obrigado a substituir o rolamento original da caixa satélite por um do DANA 44 mais recente para acomodar o bloqueio (similar ao do Troller).
    Eu gostaria de uma ajudinha para conseguir os números de referência das marcas TINKEM ou KOYO, pois pretendo comprar todas as peças necessárias antes de propriamente abrir meu eixo! E como já descobri na pele, existem variações entre os diferenciais DANA 44!

PS: O meu carro esta com eixo original 1987.

Eu precisava descobrir o número de referência dos:
    - Kit de rolamentos (Rolamento + trava)
    - Retentor do rolamento (externo)
    - Retentor da manga de eixo.

Um grande abraço e desde já grato pelas dicas... :concordo:
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 20:01.