LUIS4X4 , é o que o KIM acabou de falar , é muito fácil para colocar molas maiores a única coisa que TEM QUE SER FEITA é corrigir o CÁSTER que tb não é muito difícil , mas tem que ser feito , SENÃO : com o CÁSTER fora do recomendado fica difícil a diribilidade , o ENGESA fica maluco em relação a andar em linha reta , ele fica querendo ír para um lado e para o outro sem que vc mexa na posição do volante , se vc for passar em um local estreito então vichemaria é uma agonia , SOFRÍ COM ÍSTO +- 3 ANOS , achava que não tinha jeito mais , aí o KIM fez a correção no dele , do jeito que ele inventou e eu fiz no meu do jeito que o ROGÉRIO NUNES inventou , mas o resultado foi o mesmo , CÁSTER CORRIGIDO , DIRIBILIDADE 100% NORMAL COMO EM QUALQUER CARRO .
Ta vendo KIM como eu expliquei ? , tomou quase uma página inteira , e vc com 4 palavras explicou tudo .
LUIS4X4 , na minha opinião , VALE A PENA COLOCAR MOLAS MAIORES .
Eu usava molas de 510mmcom fio 14, mais não havia guincho.
Não recomendo molas maiores devido a torção das buchas cogumelo.
Deve ter em mente que para sua configuração, deverá ter sustentação, então deverá ter molas com resistência maior, tendo então o fio de 15mm ou 16mm, com tamanho não maior a 500mm.
Com esse tamanho, o amortecedor pode ser o do Mercedes Bens 1113, que terá um bom curso, com um investimento de 110,00 por peça. (hoje)
Na minha opinião, mandaria confeccionar as molas, mais estas sendo progressiva, que lhe trará um conforto ainda maior.
veja no goolge, existem varias fabricas disponíveis.
Meu ENGESA tem motor MWM 2.8 turbo/intercooler com ar cond. , esta com molas maiores que mandei fazer as 4 molas com fio de 16mm que recomendo a todos , as dianteiras tem 40cm de comprimento e as traseiras 49cm de comprimento .
Acho que estas medidas ficaram SIMPLESMENTE ÓTIMAS , os amortecedores são os 4 do 1113 , que tb são ÓTIMOS .
Meu ENGESA tem motor MWM 2.8 turbo/intercooler com ar cond. , esta com molas maiores que mandei fazer as 4 molas com fio de 16mm que recomendo a todos , as dianteiras tem 40cm de comprimento e as traseiras 49cm de comprimento .
Acho que estas medidas ficaram SIMPLESMENTE ÓTIMAS , os amortecedores são os 4 do 1113 , que tb são ÓTIMOS .
Guilherme,
qual a quantidade de elos ficaram nas molas dianteiras e traseiras ??
que bom encontrar alguem que ja fez a troca, fez os testes e a melhor parte,
aprovou a troca das molas realizadas.
e muito bom bom saber dessas medidas,
pois estou iniciando uma reforma geral em minha Engesa
e estou procurando informações diversas, já testadas e aprovadas por quem já fez modificações.
isso ajuda a encurtar o caminho das pedras ...
valeu
[ ]s
AMIGO TUX
Acredito que tudo que vc pensar em colocar no seu ENGESA eu já coloquei no meu , como falei acima que fui o COBAIA dos ENGESAS , pq fui um dos primeiros a inventar melhorias de conforto e maior segurança e durabilidade em seus componentes .
Estou aqui para te ajudar a montar o seu de uma forma que gaste o mínimo possível sem ter que refazer alguma coisa , pq não deu certo , eu fiz muito disto e perdí muito dinheiro , e não quero que vcs passei por estes dissabores que eu passei , pode contar comigo sempre .
Dei a medida do comprimento , qto ao nº de elos e diametro , mantive o mesmo nº das molas originais , não me lembro direito , mas acho que são 10 elos na dianteira e 8 elos na traseira , mas o certo é vc qdo tirar contar e mandar fazer com o mesmo nº de eleos das suas . Se quizer tb colocar mais 1 elo em cada , pode tb , eu fiz com os mesmos números de elos das originais .