KKKKKK. ai caraio!!!!
Então tem dois tipos de Pitman da D-20, vc sabe diser o ano do seu pitma Erkison?
No meu caso, não usa essa porca em baixo e sim um parafuso na lateral.
Versão Imprimível
KKKKKK. ai caraio!!!!
Então tem dois tipos de Pitman da D-20, vc sabe diser o ano do seu pitma Erkison?
No meu caso, não usa essa porca em baixo e sim um parafuso na lateral.
Elmer,
o pitman do engesa nao é reto??
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...0&d=1265811681
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...1&d=1265811696
eu preciso de um inclinado para baixo... pra minimizar o angulo da barra de direção - e quem sabe nao precisar fazer o hi-steer.
o do troller diesel eu acho que o estriado nao bate.. lembrando que minha cx de direção é a ZF do Omega.
Tem outro modelo de pitman do engesa que recebe o amortecedor de direção no corpo do pitman, este é bem mais reforçado e é curvado, vou fazer uma foto aqui e mando jaja.
Creio que a DH do Troller diesel seja a mesma do omega, já andei olhando em alguns e não vi diferença significativa.
[]'s
Pessoal,
acabei usando o pitman da F1000. o estriado é igual ao da caixa ZF de omega / Opala; ele é inclinado para baixo e o furo do terminal de direção tem maior diametro e tem mais material em volta caso precisa abrir mais um pouco.
Seguem fotos.
Colega ressucitando o topico gostaria de saber mesmo qual braço pitman vc usou na cx do omega pois to precisando de um com aquela curvatura para melhorar o angulo da barra , vc disse da F1000 mas fui em uma loja não deu certo, algum colega poderia me dar uma dica.
Grato
Olá caros amigos.
Estou colocando direção hidráulica no Xará. Ocorre que estou realizando esta tarefa sozinho, pois aqui na Bahia os MEXÂNICOS, metem a mão no seu bolso literalmente.
Estou tendo algumas dificuldades, principalmente com o braço pitman do opala que veio na caixa ZF, aquele que prende com parafuso, pois quando coloco o braço pitman na posição correta ele fica fora do angulo da ponteira, acho o pitman original do engesa bem mais seguro, porém não tem como fixar. Outra dificuldade é em relação a posição do radiador, pois tive que retirar a base que prende a haste que fixa o radiador, será que posicionando o radiador uma pouco para lateral oposta à caixa terá problema? Amanhã colocarei FOTINHAS.
Grande abraço para todos.
Carlão.
ADVOGADONETO
Poucos dados , poucos dados , como não lí tópicos anteriors , seu carro é um ENGESA ????
No meu , como fiz várias mudanças inclusive na altura do ENGESA , adaptei um PITMAN PARRUDO de um trator , comprei no ferro velho tinha um monte lá , recortei todo ( troquei a extria , cortei na altura pq era muito alto e acrescentei no comprimento pq o ENGESA girava pouco ou seja : tem 03 soldas/emendas ) , como ele é muito parrudo , e fiz com um EXCELENTE SOLDADOR , na realidade fiz um PITMAN que ficou próprio para meu ENGESA vc olhando não diz que foi soldado , tem fotos lá no FROTA 4X4 do CORAÇÃO VALENTE , paguei R$50,00 no PITMAN DO TRATOR no ferro velho .
DENILSOM , esta resposta serve como resposta pra vc tb .
ABRAÇO
Olá Dr. Gulherme.
O XARÁ em um Engesa fase II, ano 89/89.
É com muita satisfação que recebo sua sugestão.
Hoje fui no torneiro e fiz o corte e solda da barra da direção, acontece que o carro ficou com pouco jogo em um dos lados. A direção também não ficou lá essas coisas, acho inclusive que ficou tão pesada quanto a mecânica, mas tudo isso é questão de ajustes. Em relação ao PITMAN acho que vou seguir sua sugestão. Vou procurar um bem parrudo e fazer adaptações necessárias.
Att. Carlão.
Grande abraço.
CARO AMIGO ADVOGADONETO
Não tem de que , é um prazer estar podendo ajudar os amigos daqui , mas se vc colocou a D.H. do opala , como direção hidráulica , não é lá estas coisas não , não que seja ruim , é que ela não fica tão leve mesmo não , no meu tinha uma desta , mas depois que troquei pela da S-10 ficou bem leve . MAS COM CERTEZA ABSOLUTA A DIR. HIDR. DO OPALA FICA BEM MAIS LEVE DO QUE UMA MECANICA , deve ter alguma coisa de errado na sua aí .
Qto ao jogo , de virar pouco e mais para um lado do que o outro , tem solução , o meu ficou assim e o ROGERIO corrigiu este defeito , para girar mais tem que crescer no comprimento e para fazer o jogo igual para os dois lados , vc tem que colocar o volante no meio , ou seja gira o jogo todo para um lado e vira todo para o outro e veja qtas voltas deu , se foi 4 voltas , o meio é em duas voltas , aí sim vc coloca o braço do pitman na posição paralela do chassi , ísto em caso de vc fazer a troca da extria , se não precisar de fazer a troca , a extria do pitman só entra em uma posição que é a correta , eu tive problema pq qdo fiz a adaptação da DH da S-10 a caixa ficou inclinada com relação ao chassi e o ROGERIO NUNES fez a correção da posição .
Em adaptações , pra tudo tem jeito .
Sugiro a vc procurar aí em Salvador um desmanche de tratores , pois com certeza vc encontrará um pitman parrudo lá como eu encontrei aqui , vc viu o pitman que eu comprei de trator no ferro velho daqui ?????
ABRAÇÃO
Caro amigo Dr. Guilherme.
Muito obrigado pelas dicas e pela paciência.
Quando você fale em crescer o comprimento, é em relação ao pitman? A minha caixa mecânica antiga o pitman era preso com uma porca, essa nova que coloquei é presa com parafuso. Ocorre que a posição do pitman não fica paralelo ao chassi, será que terei que mandar usinar, abrindo rosca no eixo da caixa nova para poder colocar o braço pitman original do Engesa, pois acho ele bem parrudo e tem a vantagem do furo do amortecedor de direção.Anexo 320269Anexo 320270Anexo 320271Anexo 320272Anexo 320273Observe as fotos, pois o braço do opala não fica certo para colocar o parafuso no guia, tive que colocar parafuso menor com porca, ele só fica certo apontando para frente do carro, mas o jogo da direção fica contrário.Gra
Grande abraço meu amigo.
Att. Carlão.