Bem, são duas coisas distintas o que está perguntando.
Bloqueio:
É um sistema, que é usado no sistema de diferencial (a bola do eixo), tem como função, transmitir o torque do motor de forma igual aos dois pneus.
O engesa, originalmente saia de fábrica, com sistema de diferencial simples/comum, onde há caixa satélite, e dentro dela o sistema de planetária.
Esse sistema faz girar somente a roda que está sem tração em um caso que se exija tração. (gramados, lama...)
Todo veículo basicamente é assim. (vamos deixar de lado o sistema da fiat)
O sistema 75%, apareceu nas F1000, depois nas D20, hoje Ranger e S10 (mais não em todos modelos)
Tem a caixa satélite, mais dentro há um sistema de moas e discos, que passam a escorregar somente depois de um certo "peso", por isso 75%, serve para fazer curvas dentro da cidade com suavidade.
O sistema 100%, é aquele que não escorrega, quando bloqueia, ou vai, ou quebra, pronto.
Se fizer uma curva no asfalto, um pneu traseiro vai arrastar, no barro, talvez virará a direção, e o jipe irá reto!
Divide-se em selecionável, ARB e Macrotorque, sendo o primeiro a ar (tem compressor) e o segundo a cabo, serve para uso misto, ou seja, pode usar no dia a dia.
Também há os automáticos, como o Kaiser, que bloqueia quando o sistema é exigido. (me desculpe se esqueci alguma marca)
Semi-eixo:
Semi-flutuante, é aquele que a F100, Ranger, S10, dentre outra usam, inclusive o engesa original.
Neste sistema, é o eixo que segura a roda e campana, só há um rolamento que segura todo, se quebra, a roda cai.
Flutuante, é o sistema que a F350, Toyota, todos os caminhões usam.
O sistema de pneu, é preso ao diferencial por meio de um cubo, como no sistema dianteiro.
O eixo tem somente a função de transmitir o torque do sistema de diferencial para o sistema de roda/pneu.
Bem, basicamente é isso.
Abraços.
Kim.