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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de ruaneres
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    Semi Eixo Engesa !




    Olá pessoal !

    Gostaria de saber como que funciona essa questão de bloqueio, flutuante, o que isso interfere no engesa tal, qual é diferença desse bloqueio, 100%, 75% como que funciona essa questão ?

    Oque significa isso ?

    Qual é o melhor ??

    Algum dos senhores poderia mim explicar ?


    Grato !

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
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    Opa ruaneres!

    Bem, são duas coisas distintas o que está perguntando.

    Bloqueio:

    É um sistema, que é usado no sistema de diferencial (a bola do eixo), tem como função, transmitir o torque do motor de forma igual aos dois pneus.

    O engesa, originalmente saia de fábrica, com sistema de diferencial simples/comum, onde há caixa satélite, e dentro dela o sistema de planetária.
    Esse sistema faz girar somente a roda que está sem tração em um caso que se exija tração. (gramados, lama...)
    Todo veículo basicamente é assim. (vamos deixar de lado o sistema da fiat)

    O sistema 75%, apareceu nas F1000, depois nas D20, hoje Ranger e S10 (mais não em todos modelos)
    Tem a caixa satélite, mais dentro há um sistema de moas e discos, que passam a escorregar somente depois de um certo "peso", por isso 75%, serve para fazer curvas dentro da cidade com suavidade.

    O sistema 100%, é aquele que não escorrega, quando bloqueia, ou vai, ou quebra, pronto.
    Se fizer uma curva no asfalto, um pneu traseiro vai arrastar, no barro, talvez virará a direção, e o jipe irá reto!
    Divide-se em selecionável, ARB e Macrotorque, sendo o primeiro a ar (tem compressor) e o segundo a cabo, serve para uso misto, ou seja, pode usar no dia a dia.
    Também há os automáticos, como o Kaiser, que bloqueia quando o sistema é exigido. (me desculpe se esqueci alguma marca)

    Semi-eixo:
    Semi-flutuante, é aquele que a F100, Ranger, S10, dentre outra usam, inclusive o engesa original.
    Neste sistema, é o eixo que segura a roda e campana, só há um rolamento que segura todo, se quebra, a roda cai.

    Flutuante, é o sistema que a F350, Toyota, todos os caminhões usam.
    O sistema de pneu, é preso ao diferencial por meio de um cubo, como no sistema dianteiro.
    O eixo tem somente a função de transmitir o torque do sistema de diferencial para o sistema de roda/pneu.

    Bem, basicamente é isso.

    Abraços.

    Kim.

  • #3
    Usuário Avatar de ruaneres
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    Então !

    Qual é o melhor sitema desse para ser utilizado no engesa ??


    Obrigado parcero !!

  • #4
    Usuário Avatar de MaGao
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    Citação Postado originalmente por ruaneres Ver Post
    Então !

    Qual é o melhor sitema desse para ser utilizado no engesa ??


    Obrigado parcero !!

    Poem Flutuantes..

    quanto ao bloqueio.. vai depender das trilha/passeios que vc faz..

    aqui pra mim no nordeste não tenho necessidade de utilizar bloqueio.. visto que é areia e lama leve.. hehe

    Abraços,

  • #5
    Usuário Avatar de Kim
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    Para segurança, o sistema flutuante, pois evita que a roda caia!

    Para divertimento, o bloqueio.

  • #6
    Usuário Avatar de ruaneres
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    Então galera qual é a diferença entre o flutuante e o bloqueio ??

    Quais são as suas vantagens e desvantagens ??

    Abração a todos !!!!

  • #7
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    AMIGO RUANRES

    O meu amigo KIM , já te respondeu , SÓ QUE PELA RESPOSTA DO KIM QUE FOI MUITO CLARO E TECNICO , NÃO FICOU MUITO CLARO PARA UMA PESSOA QUE NÃO ENTENDE MUITO DE 4X4 , ou seja , o amigo KIM esclareceu muito bem para mim e para vc não disse muita coisa , desculpe KIM pela intromissão .

    Mas vamos lá :

    Vc não tem como comparar FLUTUANTE COM BLOQUEIO , uma coisa é uma coisa , e outra coisa é outra coisa .

    Tentando esclarecer com mais CLAREZA ( olha só que puta de pleonasmo ) :

    FLUTUANTE : é um mecanismo que utilizamos na extremidade do tubo do eixo do diferencial , ou seja na ponta do eixo onde fica fixado as rodas para que a roda não caia qdo quebra um semieixo .

    BLOQUEIO : é um mecanismo que utilizamos no centro do tubo do diferencial , ou seja na bola do diferencial para que uma roda não patine qdo ela esta num buraco ou melhor : que qdo uma roda esta num buraco ou num lugar que escorregue com facilidade , fazer com que a outra roda que esta no lugar firme sem escorrregar girar fazendo o carro sair do lugar .

    O bloqueio de 75% a meu ver por esperiencia própria que tem na minha SW4 não vejo diferença , ou seja acho que não ajuda em nada , o melhor para mim seria um bloqueio 100% que faz as duas rodas traseiras girarem juntas como se tivessem fixadas num eixo rígido , independente se tem uma pendurada ou não , que neste caso tem 2 modelos um que funciona o tempo todo que é o ENSIMEC full lock IV , tem outras marcas tb , e o MACROTORQUE que para mim é o melhor pq vc pode acionar ele só qdo precisar .

    LOGO : EIXO FLUTUANTE é uma coisa e BLOQUEIO DE DIFERENCIAL é outra coisa .

    Seria a mesma coisa que vc perguntar qual a diferença entre VIDRO ELÉTRICO e AR CONDICIONADO .

    ABRAÇÃO
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de Kim
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    Seria a mesma coisa que vc perguntar qual a diferença entre VIDRO ELÉTRICO e AR CONDICIONADO .
    Muito bom!

    Gostei muito da comparação.


  • #9
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    O bloqueio de 75% a meu ver por esperiencia própria que tem na minha SW4 não vejo diferença , ou seja acho que não ajuda em nada ...
    O Bloqueio 75% vem nos Dana 44.3 , trabalha com discos de fricção , o problema é que os discos desgastam e perdem o atrito ficando como um diferencial comum , tem que trocar os discos qdo perde a eficiência ...

    Concordo com vc Doctor , vi o bloqueio da Macrotorque do BOR e é show , usa cabo de aço pra acionar e uma mola pra desacionar ... muito simples e eficiente ... usando só pra vtr que ta instalado , sem querer puxar outra vtr encalhada , não tem como quebrar nada ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #10
    Usuário Avatar de ruaneres
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    Agora entendi !!!

    Mas assim, da pra usar os o flutuante e o bloqueio 100% num memso diferencial ou é um ou outro ????


    Falow Abração !!!

  • #11
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    Citação Postado originalmente por ruaneres Ver Post
    Agora entendi !!!

    Mas assim, da pra usar os o flutuante e o bloqueio 100% num memso diferencial ou é um ou outro ????


    Falow Abração !!!
    AMIGO RUANERES

    Vou te responder LEEEGAAAL .

    Da pra vc usar num carro o VIDRO ELÉTRICO E O AR CONDICIONADO ? Ou vc tem que usar só o VIDRO ELÉTRICO ou só o AR CONDICIONADO .

    CABEÇUDO ? Como falei uma coisa funciona independente da outra .

    Amigo RUANERES , estou brincando , já tive e já passei por várias dúvidas em 4x4 e na vida em sí , na faculdade então nem se fala , e na minha época de faculdade , toda vez que perguntava uma dúvida , SÓ LEVAVA ESPORRO DO PROFESSOR e nem por ísto deixava de perguntar , NÃO TEM QUE TER VERGONHA DE PERGUNTAR , no seu caso , mesmo com a explicação do KIM e pensei que havia esclarecido com a minha explicação , mas vejo que vc ainda não entendeu o que é BLOQUEIO DE DIFERENCIAL e EIXO FLUTUANTE .

    Sei que com simples palavras fica difícil de uma pessoa ou qualquer pessoa VISUALIZAR UMA COISA QUE É EXPLICADA EM PALAVRAS , seria muito bom , ou seria melhor vc estar com uma pessoa da sua cidade que conhece BLOQUEIO DE DIFERENCIAL e EIXO FLUTUANTE para explicar pra vc mostrando as peças , aí sim vc irá entender rapidinho .

    Não fique triste com esta minha observação , mas se vc não encontrar ninguem que possa te explicar melhor ao vivo , mostrando as peças , NÓS TODOS DAQUI DO FORUM VAMOS TENTAR TE MOSTRAR COM MAIS CLAREZA o que é EIXO FLUTUANTE e o que BLOQUEIO DE DIFERENCIAL .

    RESUMINDO :

    Vc pode num mesmo carro usar um BLOQUEIO no seu diferencial traseiro , no dianteiro tb pode , mas normalmente não é preciso e vc tambem pode colocar no mesmo carro que esta com BLOQUEIO NO DIFERENCIAL um EIXO FLUTUANTE .

    O BLOQUEIO DO DIFERENCIAL é para o carro sair com mais facilidade do atoleiro .O BLOQUEIO ajuda vc a sair do enrosco

    O EIXO FLUTUANTE é para não deixar a roda cair e causar um desastre grave caso o semieixo quebre . O EIXO FLUTUANTE ajuda a sua segurança e a segurança da sua família .

    RUANERES , pergunta até vc entender REALMENTE , pois a pior coisa do mundo é vc conversar com as pessoas e não entender o que as pessoas estão dizendo , NÃO DESISTA DE PERGUNTAR NUNCA AMIGO ,estamos aqui pra ísto .

    Como sofrí na minha formação profissional , NÃO GOSTO DE DEIXAR OS OUTROS SOFREREM COMO SOFRÍ , atualmente , tenho trabalhado no hospital com academicos e a PRIMEIRA COISA QUE DIGO PARA ELES É : " SEMPRE PERGUNTE O QUE VCS NÃO SABEM , MESMO QUE A PERGUNTA PAREÇA FÁCIL OU IMBECIL , NÃO DEIXE DE PERGUNTAR " , sempre digo ísto no primeiro dia deles , pois assim eles não vão embora com DÚVIDAS . No caso , se eles tiverem vergonha de perguntar uma PERGUNTA que podem achar que seja fácil demais , MAS ELES NÃO SABEM ? Acabam indo embora sem saber . "TEM QUE PERGUNTAR" , fique a vontade .


    ABRAÇÃO , qualquer dúvida é só perguntar .
    4X4 Brasil

  • #12
    Usuário Avatar de ruaneres
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    Opa agora sim deu uma clareada no assunto !

    entendi perfeitamente essa questão entre bloqueio e eixo flutuante !!!

    e o bloqueio de 75% como que ele funciona ??

    Abração galera !!!!

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