x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 15

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de ruaneres
    Entrada
    31/10/2009
    Local
    Carapicuiba/SP
    Idade
    34
    Posts
    59
    Agradecimentos: 0

    Semi Eixo Engesa !




    Olá pessoal !

    Gostaria de saber como que funciona essa questão de bloqueio, flutuante, o que isso interfere no engesa tal, qual é diferença desse bloqueio, 100%, 75% como que funciona essa questão ?

    Oque significa isso ?

    Qual é o melhor ??

    Algum dos senhores poderia mim explicar ?


    Grato !

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    54
    Posts
    10,357
    Agradecimento: 1
    Opa ruaneres!

    Bem, são duas coisas distintas o que está perguntando.

    Bloqueio:

    É um sistema, que é usado no sistema de diferencial (a bola do eixo), tem como função, transmitir o torque do motor de forma igual aos dois pneus.

    O engesa, originalmente saia de fábrica, com sistema de diferencial simples/comum, onde há caixa satélite, e dentro dela o sistema de planetária.
    Esse sistema faz girar somente a roda que está sem tração em um caso que se exija tração. (gramados, lama...)
    Todo veículo basicamente é assim. (vamos deixar de lado o sistema da fiat)

    O sistema 75%, apareceu nas F1000, depois nas D20, hoje Ranger e S10 (mais não em todos modelos)
    Tem a caixa satélite, mais dentro há um sistema de moas e discos, que passam a escorregar somente depois de um certo "peso", por isso 75%, serve para fazer curvas dentro da cidade com suavidade.

    O sistema 100%, é aquele que não escorrega, quando bloqueia, ou vai, ou quebra, pronto.
    Se fizer uma curva no asfalto, um pneu traseiro vai arrastar, no barro, talvez virará a direção, e o jipe irá reto!
    Divide-se em selecionável, ARB e Macrotorque, sendo o primeiro a ar (tem compressor) e o segundo a cabo, serve para uso misto, ou seja, pode usar no dia a dia.
    Também há os automáticos, como o Kaiser, que bloqueia quando o sistema é exigido. (me desculpe se esqueci alguma marca)

    Semi-eixo:
    Semi-flutuante, é aquele que a F100, Ranger, S10, dentre outra usam, inclusive o engesa original.
    Neste sistema, é o eixo que segura a roda e campana, só há um rolamento que segura todo, se quebra, a roda cai.

    Flutuante, é o sistema que a F350, Toyota, todos os caminhões usam.
    O sistema de pneu, é preso ao diferencial por meio de um cubo, como no sistema dianteiro.
    O eixo tem somente a função de transmitir o torque do sistema de diferencial para o sistema de roda/pneu.

    Bem, basicamente é isso.

    Abraços.

    Kim.

  • #3
    Usuário Avatar de ruaneres
    Entrada
    31/10/2009
    Local
    Carapicuiba/SP
    Idade
    34
    Posts
    59
    Agradecimentos: 0
    Então !

    Qual é o melhor sitema desse para ser utilizado no engesa ??


    Obrigado parcero !!

  • #4
    Usuário Avatar de MaGao
    Entrada
    26/02/2008
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    42
    Posts
    2,780
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ruaneres Ver Post
    Então !

    Qual é o melhor sitema desse para ser utilizado no engesa ??


    Obrigado parcero !!

    Poem Flutuantes..

    quanto ao bloqueio.. vai depender das trilha/passeios que vc faz..

    aqui pra mim no nordeste não tenho necessidade de utilizar bloqueio.. visto que é areia e lama leve.. hehe

    Abraços,

  • #5
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    54
    Posts
    10,357
    Agradecimento: 1
    Para segurança, o sistema flutuante, pois evita que a roda caia!

    Para divertimento, o bloqueio.

  • #6
    Usuário Avatar de ruaneres
    Entrada
    31/10/2009
    Local
    Carapicuiba/SP
    Idade
    34
    Posts
    59
    Agradecimentos: 0
    Então galera qual é a diferença entre o flutuante e o bloqueio ??

    Quais são as suas vantagens e desvantagens ??

    Abração a todos !!!!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    72
    Posts
    9,629
    Agradecimentos: 10
    AMIGO RUANRES

    O meu amigo KIM , já te respondeu , SÓ QUE PELA RESPOSTA DO KIM QUE FOI MUITO CLARO E TECNICO , NÃO FICOU MUITO CLARO PARA UMA PESSOA QUE NÃO ENTENDE MUITO DE 4X4 , ou seja , o amigo KIM esclareceu muito bem para mim e para vc não disse muita coisa , desculpe KIM pela intromissão .

    Mas vamos lá :

    Vc não tem como comparar FLUTUANTE COM BLOQUEIO , uma coisa é uma coisa , e outra coisa é outra coisa .

    Tentando esclarecer com mais CLAREZA ( olha só que puta de pleonasmo ) :

    FLUTUANTE : é um mecanismo que utilizamos na extremidade do tubo do eixo do diferencial , ou seja na ponta do eixo onde fica fixado as rodas para que a roda não caia qdo quebra um semieixo .

    BLOQUEIO : é um mecanismo que utilizamos no centro do tubo do diferencial , ou seja na bola do diferencial para que uma roda não patine qdo ela esta num buraco ou melhor : que qdo uma roda esta num buraco ou num lugar que escorregue com facilidade , fazer com que a outra roda que esta no lugar firme sem escorrregar girar fazendo o carro sair do lugar .

    O bloqueio de 75% a meu ver por esperiencia própria que tem na minha SW4 não vejo diferença , ou seja acho que não ajuda em nada , o melhor para mim seria um bloqueio 100% que faz as duas rodas traseiras girarem juntas como se tivessem fixadas num eixo rígido , independente se tem uma pendurada ou não , que neste caso tem 2 modelos um que funciona o tempo todo que é o ENSIMEC full lock IV , tem outras marcas tb , e o MACROTORQUE que para mim é o melhor pq vc pode acionar ele só qdo precisar .

    LOGO : EIXO FLUTUANTE é uma coisa e BLOQUEIO DE DIFERENCIAL é outra coisa .

    Seria a mesma coisa que vc perguntar qual a diferença entre VIDRO ELÉTRICO e AR CONDICIONADO .

    ABRAÇÃO
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade