x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
  • #1

    Escapamento e Abafador p/ ENGESA FI 4cc




    Olá pessoal,

    Qual o abafador ideal para o engesa fase 1, motor original de 4cc? É necessário mais de um abafador?

    Existe alguma tubulação de escapamento de outro veículo mais adequada para o engesa (tipo "plug and play")? Ou será preciso levar a original na oficina pra montar outra?

    Obrigado!
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    54
    Posts
    10,357
    Agradecimento: 1
    Sobral!

    Eu e o Caveso discutimos sobre isso.

    O que terá que usar é o abafador do comodoro 4cil, se colocar o do 6cil ficarioa melhor, mais é mais caro.

    O engesa deve ter um suporte original no chassis em baixo do banco do mkotorista, isso no FI.

    Pode usar a tubulação do opala, ou canos de 2".

    Abraços.

    Kim.

  • #3

    Opções

    Mestre Kim,

    Levei o engesa numa oficina especializada em preparação de motores, que tbm faz descargas dimensionadas.

    Conversei com o mecânico sobre a sua idéia... O cara gostou, mas tbm deu outra opção: de instalar o abafador do Santana, que segundo ele reduz o ruído mais que a do opala.

    O que eu quero é "calar a viatura", deixar o mais silenciosa possível!

    O que vc acha? Se o CAVESO tbm puder dar uma opinião será legal.

    Abração!


    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Sobral!

    Eu e o Caveso discutimos sobre isso.

    O que terá que usar é o abafador do comodoro 4cil, se colocar o do 6cil ficarioa melhor, mais é mais caro.

    O engesa deve ter um suporte original no chassis em baixo do banco do mkotorista, isso no FI.

    Pode usar a tubulação do opala, ou canos de 2".

    Abraços.

    Kim.

  • #4
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    54
    Posts
    10,357
    Agradecimento: 1
    Opa Sobral!

    Vamos aos abafadores.

    O do opala, é sistema de galeria com barreiras, onde não há lã de vidro em seu interior.

    O sistema do santana (penso em se tratar do último do sistema do veículo), é de barreira com lã de vidro, onde não há galeria, o cano é direto, mais todo furado, tipo tela.

    Os dois tem a capacidade de exaustão parecidas, sendo que assim, não haverá problema de "enforcar" o motor e ocasionar o super aquecimento.

    Na minha opinião, o único problema do santana é o acumulo de água na lã, fazendo que o mesmo apodreça logo. (de 1 a 2 anos)

    Tanto é isso, que os originais de fábrica eram feitos em aço inox, onde o carro acabava e o escapamento não.
    Existe ate hoje alguns santanas com o abafador original.

    Bem , mais tanto com um como com o outro, ficará bem servido e silencioso.

    Pode colocar tranquilo, e somente ele, não necessitra mais nenhuma peça.

    Abraços.

    Kim.

  • #5
    Pronto Kim... Muito obrigado!
    Agora já posso mandar bronca, mais tranquilo...


    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Opa Sobral!

    Vamos aos abafadores.

    O do opala, é sistema de galeria com barreiras, onde não há lã de vidro em seu interior.

    O sistema do santana (penso em se tratar do último do sistema do veículo), é de barreira com lã de vidro, onde não há galeria, o cano é direto, mais todo furado, tipo tela.

    Os dois tem a capacidade de exaustão parecidas, sendo que assim, não haverá problema de "enforcar" o motor e ocasionar o super aquecimento.

    Na minha opinião, o único problema do santana é o acumulo de água na lã, fazendo que o mesmo apodreça logo. (de 1 a 2 anos)

    Tanto é isso, que os originais de fábrica eram feitos em aço inox, onde o carro acabava e o escapamento não.
    Existe ate hoje alguns santanas com o abafador original.

    Bem , mais tanto com um como com o outro, ficará bem servido e silencioso.

    Pode colocar tranquilo, e somente ele, não necessitra mais nenhuma peça.

    Abraços.

    Kim.

  • #6
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0

    Smile

    Citação Postado originalmente por Sobral - ENGESA Ver Post
    Pronto Kim... Muito obrigado!
    Agora já posso mandar bronca, mais tranquilo...
    Sobral,
    Depois conta como ficou. O meu é 6 cil, mas não está com ronco bonito. Tem barulho chato. Qq receita é bem vinda.
    obrigado e um abraço
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #7
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    54
    Posts
    10,357
    Agradecimento: 1
    Luca!

    Mesmo sendo 6 cil, pode usar o do santana também, mais lembrando que deverá exigir o do 2.0.

    Mesmo sendo 2.0, e o 6cil 4.1, como citei anteriormente, o abafador do santana tem passagem direta.

    Abraços.

    Kim.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    19/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    460
    Agradecimentos: 0
    Pitacos do Ralado....

    Mais um ponto de vista: Quando comprei meu engesa, era 4cc álcool e tinha apenas um roncador, tipo de caminhão... era muuuuuito legal pra Azaração, porém como utilizava como carro do dia-a-dia isso se tornou meio incomodo ( pra patroa, pois a saida era bem na orelha dela ).

    Depois que o escape quebrou perto do coletor resolvi fazer um TODO novo e completo: utilizei os 2 abafadores originais do opala e a tubulação foi feita de acordo com o meu carro - um abafador ficava embaixo do meu banco, e o outro ficava entre a travessa tubular traseira e o assoalho do banco traseiro, e depois a ponta saia perto do ponto de fixação do suporte de estepe... orém isso só foi possivel pois o meu engesa está com calços de 7 cm. O carro parecia a caravam do velho... nem dava pra saber se estava ligada ou não. As vezes em trilha o povo falava pra eu ligar o carro e ele já estava ligado. UM LUXO SÓ!!!

    Atualmente coloquei um motor 6cc e tive que trocar o escapamento, coloquei apenas um abafador e a saída da descarga esta virada para a porta do passageiro novamente, pois a sinfonia de um 6cc é uma delícia de ouvir.

    Abraçones

    RALADO

  • #9
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0

    Smile

    Citação Postado originalmente por Kim
    Luca! Mesmo sendo 6 cil, pode usar o do santana também, mais lembrando que deverá exigir o do 2.0. Mesmo sendo 2.0, e o 6cil 4.1, como citei anteriormente, o abafador do santana tem passagem direta...
    Kim,
    Agradeço a receita. Gostaria de ouvir o ronco do motor, mas não o barulho. Somente um abafador, resolve?
    []´s

    Citação Postado originalmente por Ralado/SP
    ... coloquei apenas um abafador e a saída da descarga esta virada para a porta do passageiro novamente, pois a sinfonia de um 6cc é uma delícia de ouvir.
    Ralado,
    Você usou abafador de Opalosauro? Grato pela ajuda.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #10
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    54
    Posts
    10,357
    Agradecimento: 1
    Opa Luca!

    Sendo um dois dois que foram mencionados anteriormente, pode colocar um só sem problemas!

    Ficará um barulho agradavel.

    Abraços.

    Kim.

  • #11
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0

    Smile

    Citação Postado originalmente por Kim
    ...Sendo um dois dois que foram mencionados anteriormente, pode colocar um só sem problemas! Ficará um barulho agradavel...
    Valeu, mestre. "Barulho agradável" parece música.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #12
    Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    50
    Posts
    1,894
    Agradecimentos: 0
    Aproveitando o assunto e consultando a opinião dos especialistas.

    tenho um motor opala 4c 2.7 álcool no meu jpx...esse motor tá bem taxado, com válvulas maiores, comando e coletor dimensionado.....hoje, ele roda com um 446 improvisado até entrar a injeção.

    o escapamento está original do jpx, não sei qual o abafador que está lá, acho que é de marea. a saída do escapamento está ao lado da t-case e o barulho, é um caso a parte, é possível ouvir o carro chegar uns 3 ou 4 quarteirões antes....um barulho insuportável...

    aí pergunto, esse abafador de comodoro vai restringir o meu motor (assumindo esse problema do abafador de santana 2.0)? tava querendo um carro mais silencioso....

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade