Até concordo com aumento do cardan feito por torneiro para carro de exclusivo de trilha, ou que rodem pouco.
Não sei se esse é seu objetivo com seu engesa, mas na minha camper mandei refazer os cardans numa loja especializada nisso. Lá eles não alongam o cardan não eles só diminuem, se você precisar aumentar eles usam um tubo novo, depois eles fazem o balanceamento e para isso é preciso colocar o fresado, a luva e as cruzetas para que ele faça o balanceamento do conjunto. Isso é bom porque evita aquela trepidação do cardan e com isso soltar algum parafuso que prende a cruzeta (já acontecu isso comigo).
Então, que é possível fazer essa operação no torno é, mas tudo vai depender da sua aplicação, como irei pegar muita estrada e dirijo em velocidades altas (100 Km/h - 120Km/h) prefiro ter segurança na minha transmissão.
Já se meu jipe fosse só para trilhas aonde a maior velocidade que você atinge é 40 Km/h usaria o serviço de um torneiro, mas mesmo assim evitaria alongá-lo com emenda, se precisasse alongar o cardan trocaria o tubo completo