Powered by vBulletin

Relação 4.09 (11 x 45) - Camper 4x4

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 09/05/2009, 22:24
    rub
    Meu amigo Kim,

Obrigado pela explicação!
    O motor é um MWM 2.8 TD.
    Como alguns mecanicos me disseram que o lado de saida do cambio da Hilux SW4 3.0 TD era do lado esquerdo (possa ser que eu tenha confundido o lado que eles estavam mencionando, porque o lado esquerdo é quando eu estou dentro do carro e o lado direito é quando estou vendo o carro de frente), estava pensando na substituição do eixo dianteiro pelo Dana 44 para poder adicionar a reduzida na Camper.
    Desculpas por não ter sido claro!

Você sabe me dizer se existe diferença de lado na saida do T-Case da Hilux SRV coma Hilux SW4, ou são todos iguais?

Agora com essa posição e esclarecimento, já poderei usar o conjunto que eu tenho com a T-Case da Band e com isso o custo poderá ser reduzido.
    Porém parece que para instalar a T-Case da Band precisarei de uma flange ou algo parecido. Você saberia me dizer o que é preciso para instalar esta T-Case?
    Você sabe se existem fotos desta instalação neste Forum?

Na sua opinião qual dos dois é o melhor, mais resistente e com baixa manutenção (T-Case Band ou cambio Hilux)?

Obs. Obrigado pela dica da Equipeminas 4x4. Vou consulta-los!

Abraços,

Rubens

Citação:

Postado originalmente por Kim Ver Post
    Não entendi (?)

Bem, se for o caso do lado do cardam, o t-case da Hilux, é do mesmom lado do engesa (direito)

A equpiminas4x4 faz umas modificações nas alavancas que fica jóia, como também coloca, e também tem para venda.

Lembrando NÃO compre a de corrente, procure a com engrenagem.

O pessoal do clube da camper tem o conjunto da hilux para colocar, só não cabe no engesa FI, devido ao tamanho.

Quando estava projetando o TH180 (aut), iria colocar a t-case hilux, igual ao do engemátic do gnecchi.

Qual o motor que usa?

Se for diesel, coloque a relação que o Dr. Guilherme citou, fica muito bom.

Se for gasolina/álcool, sendo 6 cil, também pode ficar tranqüilo!

Abraços.

Kim.

• 09/05/2009, 22:30
    Kim
    Rub!

Tem uma t-case de band????

Cara, ela é o que há!!!

É quase o sonho de todo engeseiro!

Esquece a hilux se tem a da band.

A da band já é do lado direito!

Não lembro qual cambio tem, mais se for o 240V, já existe a falange.

Agora, se colocar a relação qie o Dr. Guilherme citou, com t-case da band, tá pronto!!!

Sem mais coisas a mexer.

Abraços.

Kim.
  • 09/05/2009, 23:31
    Rodrigo Ielpo Bastos
    Rub as hilux tem tcase com saida para os dois lados pelo que sei as SW4 sao sempre para a esquerda a minha é de uma 3,0 2006 SRV ela é para o lado direito e de engrenagens eu diria que é a ideal para essa adaptação.

um amigo adptou uma de SW4 com saida para o lado esquerdo e percebeu que é mais longa que a da SRV talvez pelo fato de i carro ser projetado mais para asfalto, talvez algum entendido de caixas de hilux possa elucidar isso pra nos.

quanto a flange eu fiz uma semelhante a vendida no clube da camper e ficou simples e funcional. vou arranjar umas fotos (so tenho dela no lugar)

a adaptação da tcase para o diferencial dianteiro não precisa fazer nada so uma flange pois o sistema de luva da hilux é um e o do dana 30 é cruzeta mas nada de dificil.

qualquer duvida é so dizer, trocar ideias so faz melhora-las.

Rodrigo Bastos
  • 10/05/2009, 00:23
    rub
    Kim,

Mais uma vez obrigado pela juda neste assunto!

Ainda não tenho a T-Case da Band. Mas agora eu vou procurar por ela.
    Você tem foto de uma T-Case desta ou algum site que eu possa ver?
    Ela possui algum código?
    Existem tipos diferentes de T-Case da Band pelo ano de fabricação ou todas elas são iguais?
    Você sabe qual é o preço médio de uma T-Case da Band?
    Você saberia me informar onde eu posso encontrar a flange para o T-Case da Band.
    Em relação a alavanca para engate do 4x4 ela possibilita o seguinte engate: 4x2 4x4 reduzida e o 4x4 normal?
    Estas alavancas já vem com o T-Case ou existe algum kit que eu devo comprar?

Só não tenho certeza se o cambio é o 240V. Ele tem a primeira para baixo e o engate dele está um pouco ruim. As vezes tenho que ficar procurando a marcha e o engate está um pouco duro. O óleo é novo.
    Não sei se o problema está no trambulador do cambio ou no sincronizado.

Sim, vou seguir o conselho do Dr. Guilherme!

Abs,

Rubens

Citação:

Postado originalmente por Kim Ver Post
    Rub!

Tem uma t-case de band????

Cara, ela é o que há!!!

É quase o sonho de todo engeseiro!

Esquece a hilux se tem a da band.

A da band já é do lado direito!

Não lembro qual cambio tem, mais se for o 240V, já existe a falange.

Agora, se colocar a relação qie o Dr. Guilherme citou, com t-case da band, tá pronto!!!

Sem mais coisas a mexer.

Abraços.

Kim.

• 10/05/2009, 00:31
    rub
    Rodrigo,

Obrigado pela explicação!
    Agora faz sentido quando me disseram que eu deveria trocar o diferencial com a bola para o lado esquerdo, talvez o mecanico que me informou não sabia que da SRV era para a direita.

Ficarei muito agradecido se você tiver a oportunidade de tirar fotos da adaptação que você fez.

Neste momento de procura toda informação será muito bem vinda.

Abraços,

Rubens

Citação:

Postado originalmente por Rodrigo Ielpo Bastos Ver Post
    Rub as hilux tem tcase com saida para os dois lados pelo que sei as SW4 sao sempre para a esquerda a minha é de uma 3,0 2006 SRV ela é para o lado direito e de engrenagens eu diria que é a ideal para essa adaptação.

um amigo adptou uma de SW4 com saida para o lado esquerdo e percebeu que é mais longa que a da SRV talvez pelo fato de i carro ser projetado mais para asfalto, talvez algum entendido de caixas de hilux possa elucidar isso pra nos.

quanto a flange eu fiz uma semelhante a vendida no clube da camper e ficou simples e funcional. vou arranjar umas fotos (so tenho dela no lugar)

a adaptação da tcase para o diferencial dianteiro não precisa fazer nada so uma flange pois o sistema de luva da hilux é um e o do dana 30 é cruzeta mas nada de dificil.

qualquer duvida é so dizer, trocar ideias so faz melhora-las.

Rodrigo Bastos

• 10/05/2009, 02:09
    guilhermeabreu
    AMIGO RUB

Olha eu aí de novo .

Qto ao ENGESA , o meu modestia a parte , estou com o TOP de linha na mecanica dele , não vejo nada melhor do que tem no meu , mas falta alguns reestruturações paramelhorar ainda , como o sistema de ARREFECIMENTO que no meu ainda esta deficitário .Não sei se vc já insatalou o motor MWM e se instalou o INTERCOOLER , e se o INTERCOOLER esta na frente do radiador , me responde estas pendencias para eu poder ajudar neste aspecto pra vc não ter que gastar 2 x .

Para poder te ajudar mais , da uma olhada no frota 4x4 como título do CORAÇÃO VALENTE vc verá muita coisa que fiz com toda a explicação .

O meu tem a T-CASE da BAND que cai como uma luva no ENGESA/CAMPER , tem sim o KIT do flange de adaptação para colocar esta T-CASE na caixa original 240V , tem dois tipos de KIT , um que é colcado uma luva extriada no eixo piloto , e outra que troca a engrenagem da T-CASE como o meu e do CARLOS SIQUEIRA foram feitos .

Como o KIM falou a T-CASE da HILUX não cabe no ENGESA pq é muito comprida , só da na CAMPER .

A relação 12x47 não fabrica mais , mas existe ainda nos ferrovelhos e aqui no forum vira e mexe tem gente vendendo . Acredito que o ÍGOR esta mandando fabricar a 10x39 para o DANA30 não sei , mas acredito que esteja mandando fazer tb a 12x47 , teria que perguntar a ele , pois esta relação ainda é muito usada nos ENGESAS/CAMPERS .

A T-CASE da BAND esta em torno de R$2.500,00 usada nos ferros-velhos , mas vc consegue montar uma nova com peças novas , aqui em Campos mesmo tem um amigo que tem uma loja de autopeças espcializada em BAND e disse recentemente que monta uma por +- este preço , posso ver com ele . Existe 3 modelos de T-CASE BAND , um das BANDS antigonas que não tem redução ( ESTA NÃO SERVE ) outa das BANDS menos antigas acho que de 84 até 93 se não me engano e outro modelo de 94 em diante , a diferença é mínima , qquer uma destas duas que vc achar pode comprar que vale a pena , sendo que se vc achar das BANDS mais nova é melhor lógico , não que a outra não sirva ou que seje fraca , a do meu acho que é da mais antiga , DURA UMA ETERNIDADE . As alavancas qdo vc compra no ferro velho , pode ser que venha e como pode ser que não venha , a do CARLOS SIQUEIRA por exemplo ,não veio e o ROGER fabricou , com ele aqui nada fica sem fazer ele dá um jeito em tudo . Mas aí em São Paulo , tem cara que faz ísto tudo e bem feito tb , como o NIVALDO MODENESE da JEGTEAM e o RICARDO FARIAS do CLUB DA CAMPER , gente finíssima , muito atencioso e competente . Mas se vc quizer trazer aqui no meu reduto em CAMPOS-RJ pra fazer com o ROGER NUNES será o maior prazer , aqui tudo fica mais barato e acho até que compensa a longa viagem .

Qdo vc faz uma adaptação desta , a parte mais fácil é de refazer o CARDÃ pois um lado , pega no diferencial DANA30 , mantem este lado sem mexer , do outro lado faz a adaptação para acoplar na T-CASE BAND , ísto é mole .

Tem fotos deste serviço todo no frota ou em tópicos específicos aqui no forum , vc tem que acabar com a preguiça e fuçar estes assuntos aqui , tem tudo que eu fiz no meu ENGESA , é só procurar , mas mesmo vc não achando eu ajudo a vc procurar , pode contar sempre com todos nós e o KIM é o nosso GURU MOR DOS ENGESAS AQUI DO FORUM .

O KIT do flange de adaptação comprei na PIRADÍESEL veio completo o KIT , mas INFELIZMENTE eles mudaram o KIT e veio faltando um monte de coisas , pois o CARLOS SIQUEIRA seguiu a minha dica de comprar lá e eles omitiram as coisas que mandou faltando e a chapa que no meu era de aço a dele veio de alumínio fundido muito mal acabado . Eu paguei na época +- 1 ano R$1.200,00 , o CARLOS SIQUEIRA comprou recentemente pelo mesmo preço , MAS VEIO FALTANDO PEÇAS QUE NO MEU VIERAM .

Mas a do meu foi fabricado pela ENFER , e o ÍGOR da ROTA 4X4 vende este KIT da ENFER igual ao meu , só que a que o ÍGOR vende é com uma BUCHA EXTRIADA para colocar no eixo piloto e a minha veio com uma engrenagem para ser trocada na T-CASE , teria que perguntar ao ÍGOR se a ENFER não fabrica esta ENGRENAGEM A SER TROCADA DA T-CASE , caso não tenha , eu compraria o KIT do ÍGOR e compraria a ENGRENAGEM na PIRADÍSEL , aí sim ficaria com um KIT IGUAL AO MEU .

Cansei por hoje , vou dormir e desculpe pela delonga , ninguem vai aguentar ler ísto tudo .

ABRAÇÃO
  • 10/05/2009, 09:33
    CARLOS SIQUEIRA
    3 Anexo(s)
    t-case toy
    Caro Rub, só para complementar o "relatório" do doctor Guilherme, acompanhe o serviço no tópico "PURO SANGUE", aberto pelo Rogério(ROGER NUNES). Comprei a t-case com o Renato da TRILHA & TRAÇÃO, aí em "Sampa" e o kit da PIRADIESEL, no qual vieram a engrenagem, com o encaixe do eixo piloto fundido em uma única peça e a flange em alumínio fundido para unir as caixas. Outra boa opção é o kit do Afonso da TT4, ele desenvolveu uma "luva" para adaptar o eixo piloto.

[]'s Carlos Siqueira
  • 10/05/2009, 13:50
    rub
    Meu amigo Guilherme,

Agora não tenho mais como errar no assunto de reduzida para Camper.
    Mais uma vez agradeço pelas dicas!

Já instalei o MWM, mas ainda não instalei o Intercooler. Pensei em coloca-lo na frente porém alem de ter que fazer cortes na parachoque para a passagem do ar, se no futuro eu for instalar um guincho ficarei sem espaço.

Pensei na instalação em cima do motor e para isso terei que fazer uma abertura na capô.

Na sua opinião qual é o melhor local para instalar o Intercooler na Camper, pensando na hipótese de instalar um quincho no futuro?

Abs,

Rubens
  • 10/05/2009, 13:52
    rub
    Carlos,

Obrigado pela informação bem como pelas fotos.

Abs,

Rubens
  • 10/05/2009, 17:40
    guilhermeabreu
    Intercooler
    Citação:

Postado originalmente por rub Ver Post
    Meu amigo Guilherme,

Agora não tenho mais como errar no assunto de reduzida para Camper.
    Mais uma vez agradeço pelas dicas!

Já instalei o MWM, mas ainda não instalei o Intercooler. Pensei em coloca-lo na frente porém alem de ter que fazer cortes na parachoque para a passagem do ar, se no futuro eu for instalar um guincho ficarei sem espaço.

Pensei na instalação em cima do motor e para isso terei que fazer uma abertura na capô.

Na sua opinião qual é o melhor local para instalar o Intercooler na Camper, pensando na hipótese de instalar um quincho no futuro?

Abs,

Rubens

RUB

Sem dúvida alguma , sugiro em colocar em cima do capô .

É o seguinte :

1 - Se o seu radiador for igual ao do ENGESA , digo do mesmo tamanho , ele será insuficiente para refrigerar o nosso MWM 2.8 , eu passei por ísto , digo estou passando por ísto , daí troquei a colmeia por uma de 5 canaletas , aumentando assim a capacidade de água e NÃO RESOLVEU , daí troquei a HÉLICE original que é de acoplamento multiviscoso por outra do caminhão MB de diametro maior e com mais uma pá , E NÃO RESOLVEU O SUPERAQUECIMENTO QDO O MOTOR PASSA DOS 3.000 RPM . Para eu resolver esta parada tenho que : aumentar a área de troca de calor , ou seja : AUMENTAR O TAMANHO DO RADIADOR , e para ísto no meu caso do ENGESA só posso aumentar na largura , e na largura não posso pq TENHO O INTERCOOLER NA FRENTE , e a mangueira passa exatamente do lado do radiador , ´POR ÍSTO QUE ESTOU TE RECOMENDANDO EM COLOCR EM CIMA DO CAPÔ , pq vc terá recurso caso o seu radiador tenha que aumentar de tamanho , podrá aumentar para o lado , ou seja na largura sem vc ter que desmanchar nada , e ainda caso não precise , SOBRARÁ ESPAÇO PARA VC COLOCAR O RADIADOR DO AR CONDICIONADO ( condensador ) sem problema de espaço .

Não conheço a frente da CAMPER , mas acho que tem mais espaço do que npo ENGESA , mas outro recurso tb para aumentar a capacidade de refrigeração eu AINDA NÃO FIZ que é o caso de colocar coifa na frente do carro para direcionar o ar que vem da frente TER QUE PASSAR PELO RADIADOR , assim como por tras , entre o radiador e a hélice , para tb forçar , OBRIGAR o ar ser puxado para atravessar o radiador .

Entendeu o motivo que digo para colocar em cima do capô ?

Tem um cara de BH que fez apenas esta carenagem para forçar o ar a ter que passar pelo radiador e DISSE QUE RESOLVEU O PROBLEMA DO SURAQUECIMENTO acho que a dele é uma CAMPER com motor MWM 2.8 igual ao nosso . Ele não mudou o radiador .

No meu caso eu coloquei o INTERCOOLER da L-200 coube certinho na frente do ENGESA , mas estou com este problema do SUPERAQUECIMENTO , por ísto vou mudar ele para cima do capô para poder trocar o radiador por um mais largo , como é o do CARLOS SIQUEIRA que usou o radiador da H-100 ( topic ) que esta aqui em Campos no ROGER NUNES colocando/adaptando a T-CASE da BAND com a tal FLANGE que te falei e corrigindo um monte de gambiarras que tinham nele .

ABRAÇÃO
  • 10/05/2009, 19:08
    rub
    Meu amigo Dr. Guilherme,

Excelente dicas!
    Somente quem está pasando por estas modificações sabe como são importantes as dicas que estou recebendo.

Todas as dicas que eu estou recebendo estou armazenando no meu computador em PDF pois elas já fazem parte da vida da minha Camper.

Aproveitando todo o seu conhecimento vou tomar o máximo de cuidado para evitar o problema de superaquecimento.

Obrigado por mais esta ajuda!

Rubens

Obs.: Você conhece o motor S4T? Se sim, qual é a sua opinião sobre este motor?
  • 10/05/2009, 20:16
    guilhermeabreu
    RUB

É um puta de um MOTORZÃO , para qquer 4x4 nosso , SOBRA FORÇA/TORQUE/POTENCIA , para mim só tem um defeito : acho ele um pouco pesado demais para um ENGESA . O ponto forte dele é o alto torque em baixa rotação .

Ele turbinado é o bicho , mas ainda gosto dos motores díesel mais leves e mais ágeis como o MWM 2.8 , e se quizer mais FORÇA/TORQUE/POTENCIA , iria de um MWM sprint 6 canecos .

Mas não deixaria de colocar um motor deste S4T caso achasse em boa oportunidade de comprar pra ficar com gasolina não .

RESUMINDO : É UM ÓTIMO MOTOR , baixo custo de manutenção .
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 17:46.