Pode sim , só que fica muito caro e trabalhoso para fazer , a bola do diferencial dianteiro é DESLOCADA PARA O LADO ESQUERDO . Aí já viu , envolve um monte de outras adaptações e compra de peças , CARÍSSIMO ESTE TRAMPO .
MAS SE TIVER CASCALHO$$$$$$$$$$$$$$$$ FICA BOM .
Minha dica para se colocar um DANA 44 na frente seria o da ROTA 4X4 .
Isso mesmo! Predendo substituir o Dana 30 pelo Dana 44 do Troller bem como o sistema de direção (barras) pelo do Troller.
Neste Forum geralmente aparecem pessoas vendendo os eixos do Troller (traseiro e dianteiro) e dependendo do valor pretendo instalar os dois na Camper.
Não sei se é facil fazer esta adaptação.
Você já viu alguma Camper com os eixos do Troller?
Abraços,
Rub
Olá Companheiro...
Fale com o Biguá, ou com o Sr. Benedito da "Perigoso Preparações" de SJC.
O Tel deles é este (12) 3913.5770 ou 3913.5794 em horário comercial.
Ou (12)3929.4089 ou 3958.1375
Veja Também - http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=41949
Obrigado pelo contato.
Verificando a "fabrica de sonhos" do Biguá no site informado acima, realmente trata-se de uma pessoa muito detalhista. Vou postar uma mensagem para ele e amanhã vou ligar para saber se realmente compensa a modificação que eu estou pensando em fazer, tanto pelo lado financeiro quanto pelo lado técnico.
O que está te levando a fazer essa troca toda??? O Dana 30 que está na sua camper está com problema???
Qual é a configuração dessa camper que vc está... só pra ter mais parâmetro nessa transformação da máquina.
O que está te levando a fazer essa troca toda??? O Dana 30 que está na sua camper está com problema???
Qual é a configuração dessa camper que vc está... só pra ter mais parâmetro nessa transformação da máquina.
Abraçones
Ralado
Olá Ralado,
Hoje conversando com alguns mecânicos e amigos, chegamos a uma solução relativamente economica e funcional.
Vou permanecer com o Dana30 em teoria, porém vou mudar a bola para o Dana 44 e inverter o lado.
O cambio é o 240V que será substituido por um que tem a 5 overdrive, Como a maioria dos cambios tem a saida para o lado esquerdo e o da Camper é do lado direito a mudança da bola será necessário. Pensei no cambio da Hilux porém estou preferindo o da Frontier ou o do Troller.
O motivo da mudança é que este cambio já está precisando de manutenção e os engates estão comprometidos.
A configuração de hoje:
- Motor MWM
- Dana 30 + Dana 46
- Freio a Disco + Freio a Tambor
- Cambio 240V
Como eu gostaria de transforma-lo:
- Motor MWM (mesmo motor)
- Dana 44 na dianteira com pivos e terminais reforçados + Dana 46 flutuante com autoblocante 75% (ainda não encontrei para o Dana 46)
- Freio a disco nas 4 rodas da Toyota Bandeirantes
- Cambio S10, Troller, Frontier
concordo com o que o Loras disse...
PQ faz questão desses câmbios??? Eles acabam te levando a fazer um bando de adaptações.
Para o câmbio de Hilux 3.0 já existe flange de adaptação, mão de obra especializada. Para instalação de freios de band em eixo Dana 30 também, só não posso afirmar o lance do bloqueio para o dana 46, mais isso pode ser resolvido trocando o 46 por um 44 na traseira, desde que o 44 seja centralizado, pois o cambio de hilux o exige assim.
Matematicamente falando:
A compra do câmbio de hilux e mão de obra para instalação, isso vc já teria que computar, pois vc pretende colocar outro câmbio ( ATENÇÃO para o fato dos câmbios sitados por vc, serem acionados por botão... pra mim isso é desfavorável em relação ao sistema de alavancas utilizado nos câmbios de hilux);
Kit de freio e reparos de freio do troller são mais caros que os da Band;
Compra de eixos de troler + gabarito para instalar na camper, certamente serão mais caros e demorados de fazer, do que troca-lo por um 44 que já vem gabaritado e encontra o bloqueio desejado.
Sei lá... é apenas uma chuva de idéias, para vc pensar e posteriormente escolher o caminho à ser seguido.
Entre em contato com o Rodrigo do clube da camper na CJ check-up, como disse o Loras... vaja a máquina que ele tem lá e a qualidade do serviço.
Primeiramente eu pensava na instalação dos diferenciais do Troller por algumas vantagens:
- Tem bloqueio
- Eixo Flutuandte
- São Dana 44 (fácilidade na reposição de peças)
- Já vem com a relação 11 x 45 etc...
Porém após conversar com várias pessoas, o melhor e mais economico será na adaptação da bola do Dana 44 no lugar do Dana 30 (dianteiro), instalar a relação 11x45 e usar um cambio com a 5ª overdrive.
Já em relação ao cambio 240V, o meu já está bem usado, as marchas são dificieis de engatar com isso estou negociando a compra de outro cambio e ele vai como parte de pagamento. Porém vou seguir o sua sugestão e ver a Camper do Rodrigo Ciboto antes de tomar esta decisão.
Por acaso a sua Camper tem os dois eixos do Troller. Procede?
Se sim, foi instalado o sistema de direção do Troller ou permance da Camper. Onde foi feito o serviço de gabaritar? Como ele esta de dirigibilidade e confiabilidade no serviço efetuado? Foi fácil corrigir o caster? O caster dela ficou em que medida (angulação)?