Polvora,
Infelizmente vamos ter que passar por esta fase, até os mané se tocam quanto ao espírito da coisa.....
Aquele jaca sua tá rodando???
Abraços,
Bill
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Como falei, de tentar utilizar a suspensão original Engesa seria uma estupidez enorme. Os portais destruiriam tudo, pois as forças são concentradas em poucos pontos.
A melhor solução, diria até a única, seria uma suspensão 4-link. E quase por tabela, o chassi seria reforcado.
A questão de jogar fora o chassi original ou não depende principalmente em 03 fatores:
- o tipo de mola que pretende usar, coilover ou air shox = chassi novo
- o curso de suspensão desejado, curso grande = chassi novo
- a altura do carro desejada, carro baixo = chassi novo
Aprendi essas coisas com o Devasso........
Abraços,
Bill
Você gosta de fazer piadas com os outros mas quando faz com você , apela !
Donk !
Tchau ...
Você finalmente entendeu minha reclamação !!!
Foi muita enchenção se saco e firulas , mas não fui eu quem começei .
Simplesmente pedi ajuda e fui recebio com paus e pedras .
Posso conpartilhar informações sim e não vou chutar a canela de ninguem por isso .
Better together !
ddr54
Mais informações .
http://www.baixa.la/arquivo/9504174
http://www.baixa.la/arquivo/6787896
http://www.baixa.la/arquivo/7274219
sds
Vamos colocar zona nessa ordem, Phorraaa!!!!!!!!!!!
Todo mundo discutindo a forma, mas de conteúdo mesmo só li do Bill e do Ramiro...
Quem não sabe se quer e como colocar eixos Mog num engesa, não fique de mimimi (como eu) aqui, kct!!!!!!!!
Pesquisar no google e depois botar aki os links, até eu sei fazer.:mrgreen:
Phodda é ler tudo e entender.:parede:
Para de falar bobagem , de postar em inglês. Se vc gosta tanto vai pro pirate, lá tem tudo que vc precisa.
[]'
Sergio ,
Os links foi eu quem os criei depois de muita pesquisa e leitura .
Não tem nada haver com pesquisar no google e colocar os links aqui .
Condensando as informações e colaborações dos amigos do 4x4Brasil .
Na boa, pretende economizar $$$ fazendo essa adaptação?
Caminho errado. Vai sair MUITO, MUITO, MUITO mais caro.
Tem certeza de que precisa de eixos de mog? Qual o objetivo final?
Que tamanho de pneus vai usar? Que tipo de obstáculos pretende vencer?
Vai usá-lo no dia a dia também?
Se eixos de Unimog 411 são mais estreitos que de Engesa qual os passos para tentar adapta-los em Engesa ?
Retire os Danas e instale os Mogs.
E se tentar usar a suspensão original, se prepare para um sefu dos grandes.....
A mecânica do Engesa da conta, mas...a t-case tem saída pro lado contrário do diferencial do MOG, então tá ai mais uma coisa para pensar.
Se for pensar em colocar os freios à disco, já vai arrumando uns cubos de F250, pinças e discos da mesma, assim fica com rodas 8 furos .O chassi do Engesa é bem larguinho, acho que vai ter que fazer uns "ajustes"...Assim já aproveita e faz uma nova suspensão. Amortecedores tipo coil-over ou tipo FOX seriam bem vindos.
Em resumo: vai ficar com uma máquina infernal, mas vê se o custo X benefício vale. Uma coisa que eu faria já que você tem 2 conjutos de eixo seria usar dois dianteiros assim seria o primeiro re-steer brasileiro.
Certamente o chassi do Engesa deverá passar por uma bela reforma nas extremidades, para tornar-se mais estreito ou então trocar o chassi todo, como feito no Devasso.
A largura útil destes eixos é onde termina a carcaça central e onde são parafusadas as flanges laterais e munhões. Alem deste ponto fica bem complicado fixar os links ou susp. No Pirate tem um retardado que fez a fixação dos coilovers sobre os munhões, mas o carro ficou com 19mts de altura.
Sobre os eixos:
Eu preferi mandar pra quem entende (Ensimec) fazer a reforma, mas se tiver paciência e algum conhecimento pode fazer em casa. Rolamentos são todos encontrados aqui no Brasil, por um preço não muito camarada, retentores praticamente todos tb são encontrados, aqueles que não existem pode-se fazer adaptações.
O maior trabalho será a eliminação do torque-tube e freios.
Os freios do Devasso são discos de F1000 4x4 e pinças de Hilux montado sobre cubos furação Willys feitos pela Ensimec.
Peças específicas dos eixos são encontradas facilmente por um bom preço na Alemanha.
Como falei, de tentar utilizar a suspensão original Engesa seria uma estupidez enorme. Os portais destruiriam tudo, pois as forças são concentradas em poucos pontos.
A melhor solução, diria até a única, seria uma suspensão 4-link. E quase por tabela, o chassi seria reforçado.
A questão de jogar fora o chassi original ou não depende principalmente em 03 fatores:
- o tipo de mola que pretende usar, coilover ou air shox = chassi novo
- o curso de suspensão desejado, curso grande = chassi novo
- a altura do carro desejada, carro baixo = chassi novo
E o chassi vai ter que reforçar muita coisa ? Ou tem que fazer outro ?
Sobre colocar o eixo não é P&P não. Comece pensando em algumas coisas antes de suspensão e outras coisas, tem muito trabalho só no eixo:
- cardãs: vai lá nos MOGS que tem na sua garagem e já vai pensando como vai fazer a saída do cardã (eliminar o tubo) no pirate tem bastante informação. - serviço feito no Devasso
- freios: os do mog são "lindos" tambores de freio que só aceitam rodas 20", no caso do Devasso os freios são à disco
- revisão: já viu o valor dos rolamentos e retentores que esse eixo usa? Eles duram a vida toda, mas sabe-se lá por onde estes MOG passaram.
Resumo da história: pense se o investimento e trabalho vão ter utilidade na trilha, fora isto, a suspensão da viatura provavelmente vai ter que ser repensada...
se a bitola do mog for menor que o do engesa esse será o menor dos problemas..heheheh basta mudar o off-set da roda, usar espacador, etc...
tem coisa muuuiiiitttooo mais complexa p/ vc pensar..
Comece comprando os suportes do eixo, conforme citei no texto anterior.
De posse dos suportes, vem a parte mecânica:
Montará os suportes no eixo, observando todas as medidas do que estão em seu jipe.
A parte traseira não tem mistério, pois é só deixar o focinho do eixo relativamente reto com o cardam.
A parte dianteira, esqueça o focinho da bola do diferencial, terá que observar o ângulo do cáster.
Geralmente, digo geralmente, é 1º, 30' de angulação positiva.
Olhando do lado do motorista, deve ficar inclinado para traz. (</---<)(gostou do desenho <-frente; /-cáster)
Feito isso, tá pronto, mais observe o cáster, senão não consegue dirigir, fica completamente sem controle!!!!
obrigado
ddr54